Questões de Biologia do ano 2011

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Para transformar velocidade de rotação (RPM) de uma centrífuga em força centrífuga relativa (x g), deve-se levar em consideração, apenas:

  • A.

    a velocidade e o tempo de centrifugação

  • B.

    a velocidade de centrifugação e a temperatura da amostra.

  • C.

    a velocidade de centrifugação e o raio da centrífuga.

  • D.

    a velocidade de centrifugação e a força iônica.

  • E.

    a velocidade de centrifugação e o equilíbrio dos tubos.

NÃO é uma das principais causas relacionadas a resultados falso-negativos em rotina laboratorial para detecção precoce de malignidade da cérvice uterina:

  • A.

    amostras insatisfatórias ou parcialmente obscurecidas por presença de sangue e/ou inflamação.

  • B.

    células atípicas em pequeno número na amostra.

  • C.

    erros de escrutínio e interpretação.

  • D.

    alterações citomorfológicas discretas.

  • E.

    presença de células metaplásicas e glandulares endocervicais na amostra.

Na coloração de Papanicolaou, os corantes EA, Orange e Hematoxilina são responsáveis, respectivamente, pela coloração de:

  • A.

    hemácias, flora e células epiteliais.

  • B.

    flora, núcleos e citoplasma.

  • C.

    citoplasma queratinizado, núcleos e citoplasma.

  • D.

    citoplasma, citoplasma queratinizado e núcleos.

  • E.

    núcleos, citoplasma e citoplasma queratinizado.

Em relação à coleta do exame citológico da cérvice uterina, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    deve ser realizada obtendo material da junção escamo-colunar.

  • B.

    pode ser realizada na região da ectocérvice, da endocérvice e da vagina.

  • C.

    pode ser realizada a qualquer fase do ciclo menstrual.

  • D.

    deve ser realizada através do uso de espátula de Ayre e escova endocervical.

  • E.

    não deve ser realizada em mulheres que estejam no período menstrual.

Qual a função do Xilol, utilizado na bateria de Papanicolaou?

  • A.

    Fixador.

  • B.

    Substância clarificante.

  • C.

    Corante.

  • D.

    Substância hidratante.

  • E.

    Meio de montagem.

Para a coleta de amostras da cérvice uterina, para estudo citopatológico, são utilizados:

  • A.

    espéculo, espátula de Ayre, escova endocervical, lâmina de vidro e fixador.

  • B.

    espéculo e espátula de Ayre, apenas.

  • C.

    lâmina de vidro, espéculo, escova endocervical, espátula de Ayre e formol- álcool a 70ºC.

  • D.

    espéculo, lamínula de vidro, espátula de Ayre e álcool a 70ºC.

  • E.

    lâmina de vidro, fixador, swab e espátula de Ayre.

Em relação ao meio de montagem, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    É substância que funciona como fixador.

  • B.

    Protege o material celular do ar, evitando ação oxidativa sobre a coloração.

  • C.

    Deve ser transparente e miscível em água.

  • D.

    Não deve ser miscível com o agente clarificante.

  • E.

    Deverá ser aplicado sobre a lâmina molhada.

Quando o exame citopatológico apresenta células com halo perinuclear, núcleos reativos e agrupamento de neutrófilos sobre as células escamosas com inflamação moderada/acentuada, deve-se intensificar a pesquisa de:

  • A.

    Trichomonas vaginalis.

  • B.

    Gardnerella vaginalis.

  • C.

    Actynomices sp.

  • D.

    Herpes vírus.

  • E.

    HPV.

Assinale a alternativa que corresponde à classificação CORRETA de um esfregaço contendo células escamosas maduras, com cavitação perinuclear, discariose leve, hipercromasia e, por vezes, disqueratose.

  • A.

    Atipia em Células Glandulares.

  • B.

    Lesão Intraepitelial Escamosa de Alto Grau.

  • C.

    Células Escamosas Atípicas de Significado Indeterminado.

  • D.

    Neoplasia intraepitelial Cervical de Grau III e Infecção por HPV.

  • E.

    Lesão Intraepitelial Escamosa de Baixo Grau (compreendendo HPV).

Assinale a sequência CORRETA utilizada na preparação de peça cirúrgica encaminhada para análise histopatológica.

  • A.

    Fixação – clarificação – inclusão e corte – montagem – desidratação – coloração.

  • B.

    Fixação – desidratação – clarificação – inclusão e corte – montagem – coloração.

  • C.

    Inclusão e corte – clarificação – coloração – fixação – desidratação – montagem.

  • D.

    Clarificação – fixação – desidratação – inclusão e corte – montagem – coloração.

  • E.

    Fixação – montagem – coloração – desidratação – clarificação – inclusão e corte.

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