Lista completa de Questões de Biologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A técnica de necropsia fundamental na medicina legal, pois permite identificar sinais de morte violenta, é:
exame microscópico.
exame macroscópico.
exame externo do cadáver ou ectoscopia.
exame complementar
exame toxicológico.
No preparo de peças de necropsia para exame histopatológico, a fixação dos tecidos permite a sua preservação para a observação em microscopia óptica.
O fixador mais comumente utilizado é a(o):
xilol.
alcool etílico.
álcool isopropilico.
glutaraldeído
formalina.
Após o seu preparo, os cortes de tecidos devem ser corados, para que assim se consigam distinguir mais facilmente as diferentes estruturas celulares que têm o mesmo grau de refringência.
Essa coloração deve ser feita utilizando-se:
xilol.
glicerina.
hematoxilina-eosina
alcool isopropílico.
levulose.
Durante a realização de necropsia é necessário a utilização de instrumentos cirúrgicos.
Assinale a alternativa que apresenta instrumento(s) utilizado(s) para diérese:
Bisturi
Afastadores
Porta agulha
Pinças anatômicas
Pinças hemostáticas
Em relação aos fenômenos consecutivos que ocorrem após a morte, assinale a alternativa que se refere corretamente aos sinais de parada da circulação sanguínea.
Putrefação
Livores hipostáticos
Opacificação das córneas
Rigidez cadavérica
Resfriamento
Analise as afirmativas abaixo, em relação às técnicas de conservação de órgãos e tecidos.
1. A técnica de plastinação consiste numa forma moderna de mumificação, fazendo com que os corpos tenham uma alta durabilidade, substituindo a água e a gordura dos tecidos por materiais plásticos como silicone, resina de epóxi e poliéster, o que permite que os materiais molhados do corpo adquiram plasticidade, ou seja, permaneçam maleáveis, inodoros e secos.
2. A técnica da formolizacão tem como vantagens o baixo custo e promove uma fixação rápida dos tecidos. No entanto, o composto principal da técnica, o formol, é tóxico para humanos e o meio ambiente e é classificado como carcinogênico, pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).
3. A técnica de glicerinação mantém a integridade das pecas, as mantém leves e atóxicas, e sem o odor desagradável como o das pecas formolizadas, porém a técnica custa quatro vezes e meia mais que a formolização e leva quinze dias para a impregnação da glicerina.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
A fotometria é uma técnica amplamente utilizada em laboratórios de análises bioquímicas para o monitoramento de concentrações de íons inorgânicos e atividades enzimáticas. Sobre essa técnica, leia as alternativas abaixo e assinale a correta.
A medida fotométrica representa a quantidade de energia proveniente de uma luz branca, que foi necessariamente absorvida por um determinado meio e captada por uma célula fotoelétrica.
A lei de Lambert-Beer relaciona a diminuição da intensidade da luz incidente em um meio com o caminho óptico percorrido pela luz e com a diminuição da concentração do meio.
A Lei de Lambert-Beer aplica-se exclusivamente à luz dicromática.
Para substâncias que absorvem a radiação na região do ultravioleta, é necessária a utilização de cubetas de quartzo que não interferem na quantidade de energia radiante sobre o meio a ser analisado.
A luz branca, ao incidir sobre um determinado material, e este, por conseguinte, apresentar uma determinada coloração, significa que todos os comprimentos de onda foram transmitidos pelo material e o da cor aparente, absorvido.
Em relação aos achados laboratoriais da infecção causada pela varicela-zóster (VZV), analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA.
O achado na microscopia óptica das células gigantes epiteliais coradas com Wright com inclusão intranuclear no líquido ou na base da vesícula (esfregaço de Tzanck) apresenta sensibilidade de 75%, sendo que a microscopia eletrônica mostra partículas semelhantes no líquido da vesícula.
A demonstração do antígeno do VZV, por coloração imunofluorescente no material obtido de uma lesão, é diagnóstica de infecção aguda, sendo, porém, menos sensível do que a cultura, especialmenteemlesões crostosas.
O isolamento do VZV, por meio de cultura celular do líquido da vesícula ou de raspados da lesão, geralmente, é positivo entre três e cinco dias.
A coloração imuno-histoquímica visualiza células infectadas entre quatro e dez horas.
A contagem de leucócitos está reduzida com linfocitose absoluta e relativa após 72 horas.
A resistência osmótica dos eritrócitos apresenta-se diminuída no diagnóstico do seguinte tipo de anemia:
hemolítica.
esferocítica hereditária.
megaloblástica.
aplástica.
ferropriva.
Na eletroforese da urina de pacientes com mieloma múltiplo e macroglobulinemia encontra-se uma proteína denominada:
C-reativa.
Splasmática
Bence Jones.
Waldenströn
Betaglobulina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...