Lista completa de Questões de Biologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um importante exame laboratorial para a avaliação da atividade exócrina pancreática visa a descartar a possibilidade de doença pancreática em pacientes com diarreia crônica, perda de peso ou esteatorreia. Nesse exame, 500 mg de bentiromida um tripeptídeo sintético são administrados por via oral após uma noite de jejum. O exame consiste no doseamento de uma amostra de urina de 6 horas para a determinação das concentrações de:
PABA.
quimotripsina.
amilina.
glucagon.
somatostatina.
Reconhecida após muitos anos de diabetes melito, a nefropatia diabética ocasionalmente está associada a pré-diabetes. A incidência da doença renal em estágio terminal é de quase 30% em pacientes com diabetes melito insulinodependente e de 4 a 20% em pacientes com diabetes melito não insulinodependente. Assinale a alternativa que apresenta os achados laboratoriais indicativos para o diagnóstico da doença:
Microalbuminúria, proteinúria franca e urina com muitos cilindros hialinos e granulares e o dobro de corpúsculos de gordura refratários.
Ácido úrico elevado com relação urato urinário: creatinina urinária > 1.0, proteinúria discreta e albuminúria discreta.
Albuminúria discreta, proteinúria elevada e urina com presença de cilindros eritrocitários.
Sedimento urinário discreto, com poucos cilindros hialinos e granulares, poucos eritrócitos, urina ácida e com pequena quantidade de proteína.
Sódio urinário reduzido a quase ausente, proteinúria discreta e urina com presença de eritrócitos, cilindros celulares e pigmentados.
O meio modificado de Thayer-Martin com antibióticos (vancomicina, colistina, anfotericina) favorece o crescimento e o isolamento de:
Bordetella pertussis
Legionella pneumophilla
Legionella pneumophilla
Yersinia enterocolitica
Haemophilus influenzae
O meio de cultura adequado para a investigação de estafilococos manitol-positivos apresentando colônias pretas com halo amarelo e considerando a capacidade de redução do telurito e a fermentação do manitol deste grupo de microrganismos (podendo-se adotá-lo para o seu isolamento) é o ágar:
Manitol.
Baird-Parker.
Vogel-Johnson.
Wilson-Blair
Columbia.
A seleção de amostras para exames bacteriológicos deve ser feita com base em sinais e sintomas, devendo ser representativas do processo de doença e serem colhidas antes da administração de agentes antimicrobianos. A análise de um espécime biológico deixa de ter valor se a amostra não é representativa do local da infecção ou se ela se encontra contaminada com flora comensal. Portanto, a colheita e o transporte influenciam os resultados obtidos. Com base em seus conhecimentos sobre este tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Hemocultura: deve ser realizada quando há febre sem causa aparente, crônica ou intermitente, acessos hipotérmicos, infecções localizadas graves, suspeita de salmonelose, brucelose ou leptospirose.
Habi tualmente, são suf i c ientes duas hemocul turas em 24 horas, colhidas separadamente. Uma só hemocultura pode levar a que uma bacteremia intermitente não seja diagnosticada ou dificultar a interpretação clínica do isolamento de determinados microrganismos. A colheita de sangue não deve ser feita no pico febril.
O volume de sangue é crítico porque a concentração de microrganismos é baixa na maioria das bacteremias. Nas crianças, a concentração dos microrganismos é muito mais alta do que nos adultos, razão por que são necessários menores volumes de sangue: adultos 10 a 30mLpor punção venosa; crianças 1 a 5mL por punção venosa.
Expectoração: colher a primeira amostra da manhã, proveniente de um acesso de tosse profunda, devendo a amostra ser colhida em recipiente estéril de boca larga e tampa de rosca. Uma expectoração com predomínio de saliva deve ser rejeitada. Para a pesquisa de micobactérias, devem ser colhidas três amostras de dias consecutivos.
Urina: é um produto estéril e um bom meio de cultura. Deve ser colhida após lavagem do meato urinário com produto asséptico e posterior eliminação deste com água. A colheita é feita diretamente para um recipiente estéril. O primeiro jato da urina deve ser rejeitado. Nos pacientes em uso de cateteres urinários, a amostra deve ser retirada da junção entre o cateter e o saco coletor, e nunca do saco coletor. Nas crianças, usa-se um saco coletor.
Biologia - Práticas Laborais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Como definir uma coleta adequada em relação ao esfregaço cérvico-vaginal?
Presença de células cilíndricas endocervicais.
Presença de muco cervical.
Presença de células malpighianas.
Presença de células malpighianas da cérvix uterina e pelo menos dois dos seguintes elementos: células cilíndricas endocervicais, células malpighianas metaplásicas e muco cervical.
Presença de células malpighianas metaplásicas.
Biologia - Práticas Laborais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O fixador adequado para o esfregaço de Papanicolaou é:
álcool etílico ou isopropílico solução de 100%.
álcool etílico ou isopropílico solução de 70 a 90%.
formol solução de 10%.
formol solução de 40%.
Biologia - Práticas Laborais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os corantes utilizados na técnica de coloração de Papanicolaou são:
hematoxilina de Harris e orange G.
hematoxilina de Harris e PAS.
azul de metileno e orange G.
azul de toluidina e orange G.
Biologia - Práticas Laborais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Numa paciente com prurido vaginal, o micro-organismo mais provavelmente identificado pelo exame de Papanicolaou é:
Papilomavírus humano.
Chlamydia trachomatis.
Herpesvírus.
Candida albicans.
Neisseria gonorrhoeae.
Biologia - Práticas Laborais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Assinale a alternativa correta.
Em esfregaços de pacientes com vaginose bacteriana são observadas as clue cells.
As alterações citológicas atribuídas à Chlamydia trachomatis são suficientes para o diagnóstico definitivo da doença.
A presença de actinomiceto no colo uterino não está relacionada ao uso de DIU (dispositivo intrauterino).
O Trichomonas vaginalis é visualizado como estrutura filiforme de coloração avermelhada.
A Candida albicans só pode ser visualizada como esporo no esfregaço cervicovaginal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...