Lista completa de Questões de Biologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a morfofisiologia e com o ambiente em que vivem, os organismos utilizam diferentes estratégias reprodutivas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos. Durante a divisão celular, a meiose origina duas células-filhas de material genético diploide.
Biologia - Biologia Animal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Um professor de Biologia pediu para que seus alunos fizessem uma pesquisa sobre animais de diferentes filos e escolheu cinco deles para resumir o que descobriu sobre o animal escolhido. Cada um leu para a turma a sua pesquisa.
Júlia Descobri algumas características do caracol. Ele é um gastrópode que possui pé, antenas, massa visceral e nefrídios para a excreção. A cavidade do manto funciona como um pulmão e apresenta sistema cardiovascular fechado. É o único desse filo que não apresenta rádula para raspar o alimento.
Gabriela Pesquisei sobre a anêmona do mar. Ela pertence ao filo Cnidários e possui simetria radial quando adulto e bilateral quando larva. Possui sistema digestório completo e células de defesa conhecidas como cnidócitos.
Heitor O animal pesquisado foi a sanguessuga. Ela possui metameria, ventosas, excreção por nefrídios, clitelo, entre outras características. Pertence ao mesmo filo da lesma e da minhoca, ou seja, filo Annelida.
Fernando O gafanhoto, da qual pesquisei, é um inseto, que pertence ao filo Arthropoda. Ele possui três pares de patas, um par de antenas, excreta por túbulos de Malpighi e realiza a respiração traqueal. À medida que esse animal realiza troca do seu exoesqueleto quitinoso, periodicamente, ele consegue crescer.
Mônica O animal da qual pesquisei foi o cavalo-marinho. Ele é um peixe ósseo e pertence ao filo Cordado e subfilo Vertebrado. Ele possui respiração branquial, circulação fechada e excreta muita ureia. Como ele é um animal Cordado, a sua notocorda se transformou na coluna vertebral durante a fase embrionária. O professor após a apresentação comentou sobre alguns equívocos, e o único aluno que não cometeu erros foi
Júlia.
Gabriela.
Heitor.
Fernando.
Mônica.
Todos os fatores abaixo podem contribuir com o desaparecimento local ou regional de espécies da fauna silvestre, EXCETO:
Queimadas e incêndios florestais.
Caça e captura ilegal de fauna.
Cultivo de plantas ornamentais.
Destruição de habitat.
A necropsia é um procedimento médico que visa analisar as alterações orgânicas após a morte e pode ser de vários tipos.
Aquela realizada para casos de morte não violenta de pessoas sem acompanhamento médico é a:
verificação de óbito.
necropsia forense.
necropsia hospitalar.
necropsia médico-legal.
necropsia para estudos em anatômicos universitários.
Assinale a alternativa correta, em relação à competência exclusiva de realização de necropsia pelo médico legista:
verificação de óbito.
necropsia fetal.
necropsia hospitalar.
necropsia médico-legal.
necropsia para estudos em anatômicos universitários.
De acordo com Lineu (com algumas modificações), a classificação dos seres vivos é utilizada até hoje, chamado de Sistema Natural de Classificação, seguindo a seguinte seqüência. Assinale a alternativa correta:
Reino, Filo, Subfilo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.
Reino, Ordem, Família, Filo, Subfilo, Classe, Gênero e Espécie.
Reino, Filo, Subfilo, ordem, Classe, Família, Gênero e Espécie.
Reino, Filo, Subfilo, Classe, Ordem, Gênero, Família e Espécie.
Filo de animais triploblásticos, celomados, protostomados, sem segmentação, com simetria bilateral e do qual alguns representantes podem ser usados como indicadores da contaminação ambiental por metais pesados:
Mollusca.
Annelida
Nemata.
Platyhelminthes.
Echinodermata.
Biologia - Taxonomia - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A taxonomia moderna aceita a existência de seis reinos: Archaea; Eubacteria, Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia. Escolha a alternativa que contém um representante de cada reino na ordem do enunciado.
Crenarcheota; Actinobacteria; Rhodophyta; Zygomicota; Ginkgophyta; Bryozoa;
Crenarcheota; Actinobacteria; Zygomicota; Rhodophyta; Ginkgophyta; Bryozoa;
Chloroflexa; Actinobacteria; Zygomicota; Rhodophyta; Ginkgophyta; Bryozoa;
Chloroflexa; Actinobacteria; Rhodophyta; Zygomicota; Ginkgophyta; Bryophyta;
Crenarcheota; Actinobacteria; Rhodophyta; Zygomicota; Ginkgophyta; Bryophyta.
O sueco Carolus Linnaeus (1707-1778), propôs a nomenclatura binominal que até hoje é a forma adotada para formar o nome das espécies. Dessa maneira, o nome das espécies é composto por: um primeiro nome, onde sempre vai estar escrito com a letra inicial maiúscula e um segundo nome, escrito com letra minúscula, onde ambos devem ser escrito em latim e com a letra do tipo itálico ou grifada. Assinale a alternativa correta que demonstre a maneira de como deve ser escrito do nome das espécies:
gênero + gênero.
gênero + classe.
gênero + espécie.
gênero + epíteto específico.
Sendo a taxonomia ou sistemática um ramo da Ciência que classifica e identifica os seres vivos. Aponte a alternativa em que demonstra a sequência hierárquica das categorias, em grau decrescente.
reino, classe, filo ou divisão, família, ordem, espécie e gênero.
reino, classe, ordem, filo ou divisão, família, espécie e gênero.
reino, filo ou divisão, classe, ordem, família, gênero e espécie.
reino, filo ou divisão, ordem, classe, gênero, família e espécie.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...