Lista completa de Questões de Biologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Aristóteles agrupou no reino Animalia, além dos animais, todos os organismos microscópicos, como bactérias, protozoários e leveduras.
Haeckel classificou os seres vivos em 3 reinos, combinando dois critérios: o tipo de célula (eucariótica ou procariótica) e o número de células (unicelular ou pluricelular).
Whitaker utilizou a combinação de dois critérios para a classificação de seres vivos em 5 reinos: o tipo de célula (eucariótica ou procariótica) e a presença de tecidos verdadeiros.
Copeland utilizou a presença de núcleo individualizado na célula como critério para classificar um organismo no reino Monera.
As categorias taxonômicas integram um sistema de classificação hierárquica proposto no ano de 1735 pelo botânico sueco Karl Von Linnée. Esse sistema agrupa os seres vivos de acordo com suas semelhanças e os separa de acordo com suas diferenças. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.
Cada organismo deve ser reconhecido por uma designação binominal, na qual o primeiro termo indica o seu gênero e o segundo, a sua espécie.
As categorias taxonômicas integram um sistema de classificação hierárquica proposto no ano de 1735 pelo botânico sueco Karl Von Linnée. Esse sistema agrupa os seres vivos de acordo com suas semelhanças e os separa de acordo com suas diferenças. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.
Espécie é a categoria taxonômica cujos indivíduos são morfologicamente semelhantes entre si e com seus progenitores e se entrecruzam, de forma a gerar descendentes férteis.
As categorias taxonômicas integram um sistema de classificação hierárquica proposto no ano de 1735 pelo botânico sueco Karl Von Linnée. Esse sistema agrupa os seres vivos de acordo com suas semelhanças e os separa de acordo com suas diferenças. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.
As espécies semelhantes são agrupadas em gêneros, e estes se agrupam em classes.
O nome científico da mosca da banana é Drosophila melanogaster. A respeito das regras do uso do nome científico, foram feitas algumas afirmações.
I. A primeira palavra refere-se ao gênero e a segunda ao epíteto específico.
II. O nome científico pode ser criado livremente sem estudo prévio, de acordo com o pesquisador que descobriu a nova espécie.
III. Uma espécie de mosca e uma espécie de pulga podem apresentar o mesmo nome científico.
IV. O nome da espécie Drosophila melanogaster é utilizado apenas nos países da América Latina. Outros países utilizam outro nome científico para identificá-la.
É correto o que se afirma apenas em
I.
II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
coluna vertebral, âmnio, patas e esqueleto ósseo.
crânio, patas, âmnio e hemácias anucleadas.
respiração pulmonar, endotermia, alantoide e pelos.
ovos com casca calcária, alantoide, ectotermia e crânio com dois pares de aberturas temporais.
vértebras, patas, respiração pulmonar e crânio com órbita em formato de triângulo invertido.
São considerados animais da fauna silvestre brasileira, EXCETO:
Onça-parda.
Anta.
Macaco-prego
Cacatua.
Durante uma aula sobre organização dos seres vivos, o professor aborda a importância e a diferença dos tipos de reprodução entre os cinco reinos. Os seres vivos que apresentam menor frequência de reprodução sexuada pertencem ao reino
Fungi.
Plantae.
Monera.
Animalia.
Alguns constituintes básicos das células, presentes em todos os seres vivos, são moléculas orgânicas de grandes dimensões, as macromoléculas, genericamente conhecidas como carboidratos, lipídios e proteínas que atuam como material estrutural e de reserva dos seres vivos.
Considerando a constituição química geral de plantas e animais, está correto afirmar queos constituintes orgânicos mais abundantes em plantas e animais são os lipídios.
os carboidratos são os componentes orgânicos mais abundantes em animais, ao passo que nas plantas são os lipídios.
as proteínas são os componentes mais abundantes em plantas e animais.
os carboidratos são os componentes orgânicos mais abundantes em plantas, ao passo que nos animais são as proteínas.
Biologia - Biologia Celular - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Diante da proposta dos temas estruturadores, e considerando a sua realidade específica, as necessidades de seus alunos, as particularidades de sua escola e região, o professor pode selecionar os temas que são mais significativos e resolver como deverão ser trabalhados de modo a possibilitar situações de aprendizagem a partir das vivências dos alunos.
Leia as afirmações seguintes:
I. O estudo da biologia deverá ser desafiador para os alunos, permitindo que discutam sobre diferentes temas como meio ambiente, biodiversidade e outros.
II. Vivendo num país com uma das maiores biodiversidades do planeta, é imprescindível que sejam formados alunos conscientes e participantes do processo de preservação do meio ambiente.
III. A biologia celular e a hereditariedade são assuntos articulados para que os alunos possam compreender a identidade dos seres vivos e as formas de transmissão de vida e hereditariedade.
IV. O estudo de biologia deve desenvolver assuntos ligados à saúde, ao corpo humano, à adolescência e à sexualidade.
São temas que atendem ao proposto no enunciado:
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...