Lista completa de Questões de Biologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os físicos definem energia como a capacidade de realizar trabalho, que ocorre quando uma força age sobre um objeto pela distância. Em Bioquímica, a energia representa a capacidade de mudança. Todos os seres vivos necessitam obter energia do ambiente nenhuma célula produz energia. Na realidade, segundo uma das leis fundamentais da Física, ela não é criada nem destruída. Entretanto, a energia pode ser transformada de um tipo em outro. As mitocôndrias são organelas eucarióticas que atuam nesse processo de transformação de energia, através da respiração celular. Analise, então, as afirmativas a seguir sobre a respiração celular e marque a alternativa correta.
Na fase anaeróbica, ocorre a oxidação total da glicose. Uma molécula de glicose assimilada por uma célula entra na rota glicolítica, consistindo-se de 8 reações, que convertem a molécula de glicose em duas moléculas de ácidos pirúvicos.
A oxidação do piruvato a acetato é o elo entre glicólise e respiração celular. Essa reação é catalisada por um enorme complexo enzimático que está vinculado à membrana mitocondrial interna, produzindo o grupo acetil e liberando CO2. Parte da energia dessa reação é preservada pela redução do NAD+ para NADH + H+.
O acetil é o ponto de partida para o ciclo do ácido tricarboxílico. Essa rota, que consiste em dez reações, oxida parcialmente o acetil a duas moléculas de CO2 e ocorre na matriz mitocondrial.
Do funcionamento da cadeia respiratória resulta o transporte passivo de prótons (H+ ) a favor do seu gradiente de concentração, através da membrana interna da mitocôndria, da matriz para o espaço intermembrana. Esses H+ podem difundir-se através da membrana, passando por um canal proteico específico, denominado ATP quinase, que conecta o movimento de prótons à síntese de ATP.
No início do ciclo do ácido tricarboxílico, o piruvato, que tem três átomos de carbono, reage com um ácido de três carbonos, oxaloacetato, formando o composto citrato.
Biologia - Bioquímica - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
USE O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 50 A 52:
No organismo humano, a maioria dos tipos celulares tem mitocôndrias. No entanto, há exceções. As hemácias e células do cristalino, por exemplo, são formadas a partir de precursores que têm mitocôndrias, mas as perdem durante o processo de diferenciação celular.Na produção de ATP em células sem mitocôndrias, as moléculas consumidas e produzidas são:
Biologia - Bioquímica - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
USE O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 50 A 52:
No organismo humano, a maioria dos tipos celulares tem mitocôndrias. No entanto, há exceções. As hemácias e células do cristalino, por exemplo, são formadas a partir de precursores que têm mitocôndrias, mas as perdem durante o processo de diferenciação celular.A respeito das vias metabólicas de produção de ATP existentes em células com mitocôndrias é correto afirmar que:
a maior parte da produção de ATP ocorre durante as reações do ciclo de Krebs;
os aminoácidos podem ser convertidos em intermediários do Ciclo de Krebs e contribuir para a produção de ATP;
ácidos graxos podem ser convertidos em moléculas de Acetil-CoA que são utilizadas no Ciclo de Krebs;
o oxigênio é consumido na cadeia respiratória, como aceptor final de elétrons;
a glicólise produz mais ATP do que consome.
Biologia - Bioquímica - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A enzima transcriptase reversa, presente em retrovírus, catalisa a reação de transcrição de uma molécula de RNA em DNA. A doença em cujo tratamento os inibidores dessa enzima podem ser utilizados é:
HIV-AIDS;
sarampo;
poliomielite;
coqueluche;
varíola.
Assinale a enzima, cuja deficiência de produção leva o portador a um quadro de anemia hemolítica.
Citrato sintase.
HMG-CoA redutase.
Glicose-6-fosfato desidrogenase.
Acetil-CoA carboxilase.
Glicogênio fosforilase.
Ao que se refere à determinação da atividade enzimática, coloque V para as afirmativas que forem VERDADEIRAS e F para as que forem FALSAS. A seguir, marque a alternativa que corresponda a sequência CORRETA:
( ) As velocidades das reações catalisadas por enzimas são extremamente sensíveis às alterações de temperatura. Para assegurar a exatidão, a temperatura da mistura de reação não deve desviar-se em +/- 0,1oC da temperatura atribuída.
( ) As enzimas possuem um pH ótimo para a atividade máxima. Entretanto, a seleção do pH nem sempre é crítica, pois algumas enzimas possuem um máximo de pH muito amplo, de modo que pequenas alterações no pH não mudam a atividade de forma expressiva.
( ) O plasma heparinizado geralmente é considerado uma amostra equivalente ao soro para a maioria dos analitos de rotina, o que pode ser o caso para as enzimas, especialmente, na determinação da atividade da Amilase e ALT.
( ) O ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) jamais deve ser utilizado nas amostras para análise enzimática, exceto no caso da quantificação da Renina.
F, F, V, F.
F, V, F, F.
V, V, F, V.
V, V, V, F.
Em substituição ao método enzimático, o método químico da Ortotoluidina pode ser utilizado na dosagem de:
Uréia.
Glicose.
Creatinina.
Bilirrubina.
Assinale com verdadeiro (V) ou falso (F) os itens abaixo.
( ) A creatinaquinase (CK total) é um sensível indicador de lesão muscular, mas não é específica para o diagnóstico de lesão miocárdica.
( ) A CK MB massa eleva-se entre 3 e 6 horas após o início dos sintomas de infarto agudo do miocárdio, com pico entre 16 e 24 horas, normalizando-se entre 48 e 72 horas.
( ) Atualmente, sugere-se a utilização da troponina C (Tnc) e da CK MB atividade como marcadores de lesão miocárdica.
( ) As alterações lipídicas mais frequentemente observadas nos pacientes com síndrome coronariana aguda são: aumento de colesterol e diminuição do LDL colesterol e do HDL colesterol.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
F, F, V, V.
V, F, F, F.
V, V, F, F.
V, V, V, V.
F, V, F, F.
ao gás carbônico.
ao gás metano.
óxido nitroso.
dióxido de enxofre.
Em 1953, Miller e Urey realizaram experimentos simulando em um sistema fechado as supostas condições da Terra primitiva: altas temperaturas, atmosfera composta pelos gases metano, amônia, hidrogênio e vapor d'água, e muitas descargas elétricas.
Os resultados demonstraram que nas condições testadas ocorreu a síntese espontânea de moléculas deDNA.
aminoácidos.
ribozimas.
nucleotídeos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...