Lista completa de Questões de Biologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quais dos itens abaixo é uma forma de desinfecção?
álcool 70%
calor úmido.
calor seco.
tintalização.
Identifique as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), quanto às recomendações empregadas para a biossegurança de um laboratório clínico.
( ) Toda amostra biológica deve ser considerada potencialmente contaminada.
( ) O material contaminado deve ser descontaminado antes do descarte.
( ) Pode-se pipetar qualquer tipo de solução ou material com a boca.
( ) Não recapar agulhas e descartar o material perfuro-cortante em recipiente apropriado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
V V V V
V V V F
V V F V
F V F V
F F F V
Com relação à higienização das mãos, é incorreto afirmar:
Ao ensaboar as mãos, o individuo deve friccioná- las por aproximadamente 15 segundos, em todas as suas faces, espaços interdigitais, articulações, unhas e extremidades dos dedos.
As mãos devem ser higienizadas antes e após o contato com cada paciente, evitando, assim, a contaminação cruzada.
A lavagem das mãos deve ser feita com água e sabão líquido ou sabonete líquido, visando a remoção de bactérias transitórias e algumas residentes, como também células descamativas, pelos, suor, sujidades e oleosidade da pele.
Ao enxugar as mãos, o individuo deve fazê- -lo com papel toalha e a torneira deve ser fechada, utilizando-se o mesmo papel.
Os lavatórios para higienização das mãos devem possuir provisão de sabonete líquido, além de toalha que possua boa propriedade de secagem, e esta deve ser trocada a cada 4 horas.
Analise o texto abaixo:
Assinale a alternativa que preenche correta e sequencialmente as lacunas do texto.
referência ; inerência ; avaliado ; superficial
exatidão ; solubilidade ; solúvel ; reprodutível
solubilidade ; volatilidade ; volátil ; homogêneo
acurácia ; reprodutibilidade ; acurado ; reprodutível
equilíbrio ; temperatura ; homogêneo ; heterogêneo
O estabelecimento de medidas de biossegurança visa minimizar os riscos a que estão expostos os profissionais e usuários de serviços de necropsia e Institutos Médico Legais (IML).
Os riscos de contato com agentes biológicos como vírus e bactérias são classificados segundo a sua natureza como riscos:
físicos.
biológicos.
de acidentes profissionais.
ergonômicos.
O descarte inadequado de resíduos gerados em laboratório constitui foco de doenças infectocontagiosas se não forem realizados adequadamente. Nos procedimentos para biossegurança no descarte dos resíduos,
os resíduos contaminados devem ser embalados em sacos plásticos do tipo 3, de capacidade máxima de 200 litros, indicado pela NBR 9190 da ABNT.
os resíduos contaminados devem ser embalados em sacos plásticos do tipo 5, de capacidade máxima de 200 litros, indicado pela NBR 9000 da ABNT.
os resíduos contaminados devem ser embalados em sacos plásticos do tipo 1, de capacidade máxima de 100 litros, indicado pela NBR 9190 da ABNT.
deve-se autoclavar a 200 graus Celsius (125F), pressão de 1 atmosfera (101kPa, 151 lb/in acima da pressão atmosférica) durante pelo menos 5 minutos.
havendo derramamento de resíduos, deve-se recolher o material em seguida, procedendo depois à lavagem do local.
Os resíduos perfurocortantes
não precisam ser identificados em recipientes, uma vez que serão incinerados.
não devem ser embalados em recipientes e nem se deve descontaminá-los, apenas é necessário identificar o material como perfurocortante e descartar como resíduo comum, caso não sejam incinerados.
como a agulha, após ser utilizada na rotina laboratorial, deve ser retirada da seringa antes de ser descartada como material perfurocortante.
como as agulhas, sejam elas de seringas plásticas ou de vidro, devem ser entortadas e obrigatoriamente recapeadas.
devem ser descartados em recipientes de paredes rígidas, com tampa e resistentes à autoclavação; estes recipientes devem estar localizados tão próximo quanto possível da área de uso dos materiais.
Nas Boas Práticas em Laboratório Clínico (BPLC) e na Biossegurança, em caso de acidente, em que ocorra ruptura da pele, deve-se
lavar a área afetada com água corrente em abundância.
não passar álcool iodado na área afetada (com exceção dos olhos, que devem ser lavados exaustivamente com água destilada).
lavar a ferida com água corrente e não comprimir para não sair sangue.
comunicar o ocorrido, imediatamente, ao responsável pelo setor, mas não à direção do Instituto.
lavar a área afetada com água corrente e sabonete neutro.
A concentração máxima, permitida de cada metal ao descarte direto na pia, é de
Cádmio - no máximo 3 mg/L.
Chumbo - no máximo 10 mg/L.
Zinco - no máximo 1 mg/L.
Cobre - no máximo 10 mg/L.
Cromo - no máximo 5 mg/L.
O uso de microorganismos na biotecnologia tem grande importância e interesse econômico no Brasil. A levedura Saccharomyces cerevisiae tem grande destaque em processos fermentativos para a produção de pães, bebidas e álcool combustível. As características que tornam um microrganismo viável para produção industrial são:
I. Produzir substância de interesse, crescer rápido e em curto tempo produzindo esporos ou estruturas reprodutivas de fácil inoculação;
II. Produção de substâncias de interesse como endotoxinas, sendo que fatores abióticos não interferem no seu crescimento, produzindo gases de interesse comercial;
III. Fácil cultivo e em larga escala, livre de riscos ao homem e a biota, fácil manipulação genética e substratos baratos;
IV. Produzir apenas metabólitos secundários de interesse industrial, crescimento rápido e em curto tempo produzindo esporos ou estruturas reprodutivas de fácil inoculação.
Todas as afirmativas são corretas
Todas as afirmativas são falsas
Apenas a afirmativa II é falsa
Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...