Lista completa de Questões de Biologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, o ensino da disciplina de Biologia deve permitir que o aluno
relacione o conhecimento biológico com áreas variadas, como a agricultura, o ambiente, a medicina entre outros, e consiga fazer uma análise crítica diante das descobertas científicas.
consiga apreender as descobertas científicas atuais, fazendo uma reflexão crítica de assuntos polêmicos, sem se preocupar ou comparar com as atividades passadas que revolucionaram o mundo.
aprenda de modo inquestionável e se aproprie de uma nomenclatura específica, fazendo-o perceber que não seria possível compreender absolutamente nada sem os termos biológicos.
descubra sozinho as relações entre seres vivos, a sua fisiologia e as consequências dos problemas ambientais, de modo que cada um chegue a uma conclusão, independentemente de estar correta ou não.
analise os fenômenos biológicos e memorize um conjunto de termos, evitando a formulação de hipóteses e argumentações, não abrindo discussões polêmicas, pois não se trata do objetivo do ensino da disciplina.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, o estudo das Ciências da Natureza no Ensino Fundamental deve capacitar o educando, entre outros aspectos, a
I. utilizar diferentes linguagens: escrita, verbal, corporal, plástica etc., para expressar e comunicar suas ideias; interpretar e utilizar produções culturais, incluindo as científicas;
II. desenvolver a criatividade, a análise crítica, o pensamento lógico e os procedimentos adequados a situações de resolução de problemas reais;
III. agir com responsabilidade em relação à saúde individual e coletiva, visando a uma melhoria da qualidade de vida por meio da valorização e adoção de hábitos saudáveis, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, identificando seus elementos, as interações entre eles e o papel transformador do ser humano;
IV. construir a noção de identidade nacional e pessoal, conhecendo as características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais.
Estão corretas as afirmativas
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A falta de conhecimentos científicos, muitas vezes, favorece ao professor trabalhar em uma perspectiva de ensino transmissiva, constituindo uma dificuldade para envolvimento em atividades inovadoras. É preciso atentar-se que conhecer o conteúdo da disciplina vai além do que muitos cursos de formação inicial costumam priorizar. Isso inclui
I. conhecer a história das Ciências, sobretudo como forma de associar os conhecimentos científicos que originaram a sua construção;
II. conhecer as orientações metodológicas empregadas na construção dos conhecimentos, dominando o método científico utilizado pelos cientistas para validação de teorias;
III. conhecer as interações entre Ciências/Tecnologia/ Sociedade, considerando-se a necessidade de tomada de decisões;
IV. conhecer alguns dos desenvolvimentos científicos recentes, para trabalhar uma visão dinâmica de Ciência, bem como adquirir conhecimentos de outras áreas relacionadas para trabalhar as interações entre diferentes campos;
V. estar preparado para aprofundar e adquirir novos conhecimentos, em função das mudanças curriculares, avanços científicos, questões propostas pelos alunos etc.
Está correto o contido em
I, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e V, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os conteúdos educacionais a serem desenvolvidos no ensino de Ciências podem ser descritos pela articulação de competências que
I. envolvem as capacidades de ler, escrever e compreender informações de natureza científica e tecnológica;
II. tratam da resolução de problemas, incluindo a observação, a formulação de hipóteses, a proposição e a execução de procedimentos;
III. tratam das atitudes individuais e sociais frente aos problemas científicos e tecnológicos.
Essas competências constituem, respectivamente, as seguintes dimensões:
comunicação e expressão; compreensão e investigação científica; contextualização e ação sociocultural.
compreensão e investigação científica; comunicação e expressão; contextualização e ação sociocultural.
compreensão e investigação científica; contextualização e ação sociocultural; comunicação e expressão.
comunicação e expressão; contextualização e ação sociocultural; compreensão e investigação científica.
comunicação e expressão; compreensão e investigação científica; contextualização e condicionamento social.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para que ocorra uma renovação do ensino de Ciências na Educação Básica, é necessário que ocorra não somente uma renovação epistemológica dos professores, mas é imprescindível que essa venha acompanhada por uma renovação didático-metodológica de suas aulas, exigindo um novo posicionamento do professor. Para tanto, é importante que, entre outros aspectos, o professor
oriente seu curso e a sequência das aulas pelo livro didático para garantir o desenvolvimento de um currículo mínimo organizado por especialistas.
organize seu curso e a sequência das aulas de acordo com os interesses individuais dos alunos, priorizando estratégias e recursos que proporcionem um ambiente lúdico e descontraído em sala de aula.
trabalhe com a experimentação para comprovação de fatos científicos, reproduzindo em sala de aula, com materiais do cotidiano, o trabalho dos cientistas.
trabalhe com a experimentação como técnica de investigação, promovendo a discussão e interpretação dos dados obtidos, independentemente de terem atingido os resultados esperados.
trabalhe com a experimentação como técnica de investigação, promovendo a discussão e interpretação dos dados obtidos, desde que os resultados estejam previstos no conteúdo programático.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A ocorrência de gravidez na adolescência tem aumentado consideravelmente. O conhecimento e o uso adequado de métodos contraceptivos podem reverter esse problema, assim como, em alguns casos, evitar também a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Em relação a esses métodos, é correto afirmar que:
o diaf ragma impede a chegada dos espermatozoides ao útero, mas não evita a transmissão de DSTs.
o dispositivo intrauterino, D.I.U., impede a nidação do zigoto e evita a transmissão de DSTs.
o método hormonal feminino, pílula, impede a ovulação e evita a transmissão de DSTs.
o método de tabela é eficiente, se forem evitadas relações sexuais entre o 12° e o 14° dia do ciclo, e evita a transmissão de DSTs.
o preservativo masculino, camisinha, tem ação espermicida e evita a transmissão de DSTs.
Em 1.859 as teorias evolutivas foram contestadas é não era aceito mais o princípio da imutabilidade, denominado Fixismo, a partir daí desenvolveu-se idéias sobre a evolução dos seres vivos através da seleção natural. O início destes trabalhos foram realizados por:
Lineu.
Darwin.
Mendel.
Epiteliel.
O tipo de seleção natural citado no texto é a:
estabilizadora.
direcional.
sexual.
disruptiva.
diferencial.
Biologia - Evolução - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Em um experimento realizado em 1982, o ecólogo Malte Anderson capturou alguns machos da espécie de pássaro Euplectes progne e retirou 40 cm da cauda, que ele colocou em outros machos. Uma observação realizada após a soltura dos pássaros revelou que os machos com caudas adicionais tornaram-se pais de maior sucesso, quando comparados aos de caudas reduzidas, conforme estabelecido no número maior de ovos ou ninhos cheios de filhotes em seus territórios. Sabe-se que os machos dessa espécie escolhem um território que defendem de outros machos, fazendo a corte para atrair fêmeas. Esse experimento permitiu a confirmação
do princípio de Gause da exclusão competitiva.
da seleção disruptiva de Herman Muller.
da seleção sexual de Charles Darwin.
do polimorfismo diferencial de Lamarck.
Contemplamos a natureza exuberante de beleza e de prosperidade, e notamos muitas vezes uma superabundância de alimentação; mas não vemos, ou esquecemos que as aves, que cantam empoleiradas descuidadamente num ramo, se nutrem principalmente de insetos ou de grãos, e que, fazendo isto, destroem continuamente seres vivos; esquecemos que as aves carnívoras e os animais de presa estão à espreita para destruir quantidades consideráveis destes alegres cantores, devastando-lhes os ovos ou devorando-lhes os filhotes; não nos lembramos sempre que, se há superabundância de alimentação em certas épocas, o mesmo não ocorre em todas as estações do ano.
Neste trecho de A origem das espécies, Charles Darwin, se referia ao seguinte termo de sua teoria:
Seleção sexual
Variação das espécies
Hereditariedade
Luta pela existência
Uso e desuso
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...