Questões de Biologia do ano 2012

Lista completa de Questões de Biologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, o ensino da disciplina de Biologia deve permitir que o aluno

  • A.

    relacione o conhecimento biológico com áreas variadas, como a agricultura, o ambiente, a medicina entre outros, e consiga fazer uma análise crítica diante das descobertas científicas.

  • B.

    consiga apreender as descobertas científicas atuais, fazendo uma reflexão crítica de assuntos polêmicos, sem se preocupar ou comparar com as atividades passadas que revolucionaram o mundo.

  • C.

    aprenda de modo inquestionável e se aproprie de uma nomenclatura específica, fazendo-o perceber que não seria possível compreender absolutamente nada sem os termos biológicos.

  • D.

    descubra sozinho as relações entre seres vivos, a sua fisiologia e as consequências dos problemas ambientais, de modo que cada um chegue a uma conclusão, independentemente de estar correta ou não.

  • E.

    analise os fenômenos biológicos e memorize um conjunto de termos, evitando a formulação de hipóteses e argumentações, não abrindo discussões polêmicas, pois não se trata do objetivo do ensino da disciplina.

Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, o estudo das Ciências da Natureza no Ensino Fundamental deve capacitar o educando, entre outros aspectos, a

I. utilizar diferentes linguagens: escrita, verbal, corporal, plástica etc., para expressar e comunicar suas ideias; interpretar e utilizar produções culturais, incluindo as científicas;

II. desenvolver a criatividade, a análise crítica, o pensamento lógico e os procedimentos adequados a situações de resolução de problemas reais;

III. agir com responsabilidade em relação à saúde individual e coletiva, visando a uma melhoria da qualidade de vida por meio da valorização e adoção de hábitos saudáveis, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, identificando seus elementos, as interações entre eles e o papel transformador do ser humano;

IV. construir a noção de identidade nacional e pessoal, conhecendo as características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais.

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

A falta de conhecimentos científicos, muitas vezes, favorece ao professor trabalhar em uma perspectiva de ensino transmissiva, constituindo uma dificuldade para envolvimento em atividades inovadoras. É preciso atentar-se que conhecer o conteúdo da disciplina vai além do que muitos cursos de formação inicial costumam priorizar. Isso inclui

I. conhecer a história das Ciências, sobretudo como forma de associar os conhecimentos científicos que originaram a sua construção;

II. conhecer as orientações metodológicas empregadas na construção dos conhecimentos, dominando o método científico utilizado pelos cientistas para validação de teorias;

III. conhecer as interações entre Ciências/Tecnologia/ Sociedade, considerando-se a necessidade de tomada de decisões;

IV. conhecer alguns dos desenvolvimentos científicos recentes, para trabalhar uma visão dinâmica de Ciência, bem como adquirir conhecimentos de outras áreas relacionadas para trabalhar as interações entre diferentes campos;

V. estar preparado para aprofundar e adquirir novos conhecimentos, em função das mudanças curriculares, avanços científicos, questões propostas pelos alunos etc.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I, III e V, apenas.

  • D.

    I, III, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Os conteúdos educacionais a serem desenvolvidos no ensino de Ciências podem ser descritos pela articulação de competências que

I. envolvem as capacidades de ler, escrever e compreender informações de natureza científica e tecnológica;

II. tratam da resolução de problemas, incluindo a observação, a formulação de hipóteses, a proposição e a execução de procedimentos;

III. tratam das atitudes individuais e sociais frente aos problemas científicos e tecnológicos.

Essas competências constituem, respectivamente, as seguintes dimensões:

  • A.

    comunicação e expressão; compreensão e investigação científica; contextualização e ação sociocultural.

  • B.

    compreensão e investigação científica; comunicação e expressão; contextualização e ação sociocultural.

  • C.

    compreensão e investigação científica; contextualização e ação sociocultural; comunicação e expressão.

  • D.

    comunicação e expressão; contextualização e ação sociocultural; compreensão e investigação científica.

  • E.

    comunicação e expressão; compreensão e investigação científica; contextualização e condicionamento social.

Para que ocorra uma renovação do ensino de Ciências na Educação Básica, é necessário que ocorra não somente uma renovação epistemológica dos professores, mas é imprescindível que essa venha acompanhada por uma renovação didático-metodológica de suas aulas, exigindo um novo posicionamento do professor. Para tanto, é importante que, entre outros aspectos, o professor

  • A.

    oriente seu curso e a sequência das aulas pelo livro didático para garantir o desenvolvimento de um currículo mínimo organizado por especialistas.

  • B.

    organize seu curso e a sequência das aulas de acordo com os interesses individuais dos alunos, priorizando estratégias e recursos que proporcionem um ambiente lúdico e descontraído em sala de aula.

  • C.

    trabalhe com a experimentação para comprovação de fatos científicos, reproduzindo em sala de aula, com materiais do cotidiano, o trabalho dos cientistas.

  • D.

    trabalhe com a experimentação como técnica de investigação, promovendo a discussão e interpretação dos dados obtidos, independentemente de terem atingido os resultados esperados.

  • E.

    trabalhe com a experimentação como técnica de investigação, promovendo a discussão e interpretação dos dados obtidos, desde que os resultados estejam previstos no conteúdo programático.

A ocorrência de gravidez na adolescência tem aumentado consideravelmente. O conhecimento e o uso adequado de métodos contraceptivos podem reverter esse problema, assim como, em alguns casos, evitar também a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Em relação a esses métodos, é correto afirmar que:

  • A.

    o diaf ragma impede a chegada dos espermatozoides ao útero, mas não evita a transmissão de DSTs.

  • B.

    o dispositivo intrauterino, D.I.U., impede a nidação do zigoto e evita a transmissão de DSTs.

  • C.

    o método hormonal feminino, pílula, impede a ovulação e evita a transmissão de DSTs.

  • D.

    o método de tabela é eficiente, se forem evitadas relações sexuais entre o 12° e o 14° dia do ciclo, e evita a transmissão de DSTs.

  • E.

    o preservativo masculino, camisinha, tem ação espermicida e evita a transmissão de DSTs.

Em 1.859 as teorias evolutivas foram contestadas é não era aceito mais o princípio da imutabilidade, denominado Fixismo, a partir daí desenvolveu-se idéias sobre a evolução dos seres vivos através da seleção natural. O início destes trabalhos foram realizados por:

  • A.

    Lineu.

  • B.

    Darwin.

  • C.

    Mendel.

  • D.

    Epiteliel.

O tipo de seleção natural citado no texto é a:

  • A.

    estabilizadora.

  • B.

    direcional.

  • C.

    sexual.

  • D.

    disruptiva.

  • E.

    diferencial.

Em um experimento realizado em 1982, o ecólogo Malte Anderson capturou alguns machos da espécie de pássaro Euplectes progne e retirou 40 cm da cauda, que ele colocou em outros machos. Uma observação realizada após a soltura dos pássaros revelou que os machos com caudas adicionais tornaram-se pais de maior sucesso, quando comparados aos de caudas reduzidas, conforme estabelecido no número maior de ovos ou ninhos cheios de filhotes em seus territórios. Sabe-se que os machos dessa espécie escolhem um território que defendem de outros machos, fazendo a corte para atrair fêmeas. Esse experimento permitiu a confirmação

  • A.

    do princípio de Gause da exclusão competitiva.

  • B.

    da seleção disruptiva de Herman Muller.

  • C.

    da seleção sexual de Charles Darwin.

  • D.

    do polimorfismo diferencial de Lamarck.

“Contemplamos a natureza exuberante de beleza e de prosperidade, e notamos muitas vezes uma superabundância de alimentação; mas não vemos, ou esquecemos que as aves, que cantam empoleiradas descuidadamente num ramo, se nutrem principalmente de insetos ou de grãos, e que, fazendo isto, destroem continuamente seres vivos; esquecemos que as aves carnívoras e os animais de presa estão à espreita para destruir quantidades consideráveis destes alegres cantores, devastando-lhes os ovos ou devorando-lhes os filhotes; não nos lembramos sempre que, se há superabundância de alimentação em certas épocas, o mesmo não ocorre em todas as estações do ano”.

Neste trecho de A origem das espécies, Charles Darwin, se referia ao seguinte termo de sua teoria:

  • A.

    Seleção sexual

  • B.

    Variação das espécies

  • C.

    Hereditariedade

  • D.

    Luta pela existência

  • E.

    Uso e desuso

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...