Questões de Biologia do ano 2012

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Os organismos que assumem, exclusivamente, a posição de consumidor terciário são

  • A.

    onças, apenas.

  • B.

    sapos, apenas.

  • C.

    cobras, apenas.

  • D.

    sapos e onças.

  • E.

    onças e cobras.

Boa parte da vida de um ser vivo é utilizada na obtenção de matéria para a formação de seu corpo e de energia para suas atividades. As relações alimentares e o ambiente desempenham papel importante na vida da comunidade.

Relacionando-se essas informações com a teia alimentar esquematizada, é correto afirmar que

  • A.

    lagartas, cobras e sapos apresentam maior quantidade de energia do aqueles que os antecedem.

  • B.

    pequi e mangaba são dispensáveis para essa relação alimentar porque não apresentam muita energia armazenada.

  • C.

    tamanduás mirim, veados campeiro e onças recebem a mesma quantidade de energia em seus níveis tróficos.

  • D.

    formigas e lagartas recebem maior quantidade de energia do que a população de cobras.

  • E.

    a extinção de lagartas e de formigas não alterará o fluxo de energético que ocorre nas cadeias em que estão presentes.

Analise, isoladamente, a população de onça, representada por uma linha contínua _________ ; e a população de veado campeiro, representada por uma linha tracejada -------------- .

O gráfico que representa a relação ecológica entre essas populações é:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Uma das características dos ecossistemas naturais é a circulação da matéria entre os níveis tróficos de uma cadeia alimentar. Os organismos estão constantemente retirando da natureza os elementos químicos de que necessitam e retornando de uma forma ou outra ao ambiente, formando um ciclo.

Analisando essas trocas, conclui-se o seguinte:

  • A.

    ocorre no ciclo da água; ela deve entrar obrigatoriamente nos seres vivos e depois voltar à atmosfera por evapotranspiração e excreção.

  • B.

    o gás carbônico é liberado por seres autótrofos e heterótrofos e somente os autótrofos o reutilizam na fotossíntese.

  • C.

    o gás oxigênio é sintetizado por seres heterótrofos e, depois, tanto os heterótrofos quanto os autótrofos o utilizam na respiração celular.

  • D.

    ocorre no ciclo do carbono; o fitoplâncton realiza a fixação para a produção de matéria orgânica, transformando quimicamente o gás carbônico em gás oxigênio.

  • E.

    a decomposição e a fotossíntese consomem gás carbônico, e a combustão e a respiração celular liberam-no para a atmosfera.

  • A.

    a cobra pode ser classificada tanto como consumidor secundário quanto terciário ou quaternário, dependendo da cadeia alimentar considerada.

  • B.

    besouro, gafanhoto e preá são os consumidores secundários dessa teia.

  • C.

    besouro, gafanhoto e preá são os organismos produtores dessa teia.

  • D.

    o gavião pode ser classificado tanto como consumidor secundário quanto terciário ou quaternário, dependendo da cadeia alimentar considerada.

  • E.

    os microrganismos decompositores não foram representados, pois não são parte importante dessa teia alimentar.

Assinale a alternativa que traz as definições corretas de comunidade, ecossistema e ecótone, de acordo com o autor Celso Martins em seu livro Biogeografia e Ecologia, Editora Nobel, São Paulo, 1978:

  • A.

    Comunidade: conjunto de organismos de duas ou mais espécies que tem relações ecológicas mútuas e com o meio físico-químico ambiente; Ecossistema: conjunto de do meio físico-químico (o habitat) da comunidade mais a própria comunidade; Ecótone: o limite entre duas comunidades.

  • B.

    Comunidade: conjunto de do meio físico-químico (o habitat) da comunidade mais a própria comunidade; Ecossistema: conjunto de organismos de duas ou mais espécies que tem relações ecológicas mútuas e com o meio físico-químico ambiente; Ecótone: o limite entre duas comunidades.

  • C.

    Comunidade: conjunto de organismos de duas ou mais espécies que tem relações ecológicas mútuas e com o meio físico-químico ambiente; Ecossistema: o limite entre duas comunidades; Ecótone: conjunto de do meio físico-químico (o habitat) da comunidade mais a própria comunidade.

  • D.

    Comunidade: o limite entre duas comunidades; Ecossistema: conjunto de do meio físico-químico (o habitat) da comunidade mais a própria comunidade; Ecótone: conjunto de organismos de duas ou mais espécies que tem relações ecológicas mútuas e com o meio físico-químico ambiente.

As espécies não vivem em isolamento, a todo o momento ocorrem associações com outras espécies. Entre as relações ecológicas que a biota exerce está a simbiose, que é uma associação física estreita entre diferentes espécies, mas com sugestão de mutualismo, ou seja, com benefícios entre os organismos. Pode-se considerar como um exemplo de simbiose:

  • A.

    mamíferos que dispersam sementes ao se alimentar de frutos de vegetais.

  • B.

    plantas que oferecem néctar das flores para atrair insetos e assim polinizar.

  • C.

    peixes “limpadores” de outros organismos aquáticos.

  • D.

    a tênia no intestino deumser humano.

  • E.

    rizóbios que vivem e fixam nitrogênio nos nódulos das raízes da maioria das leguminosas.

É praticamente impossível discutir o manejo de pequenas populações em fragmentos sem mencionar a necessidade de acrescentar indivíduos à população. Esses acréscimos podem ser feitos de três maneiras distintas: dispersão, translocação ou reintrodução. Há dispersão quando ocorre

  • A.

    uma medida ativa de manejo de populações selvagens de modo que indivíduos de uma população existente são transportados pelos manejadores para outra localidade.

  • B.

    o fenômeno natural da passagem de indivíduos de uma população para outra.

  • C.

    o processo de devolver à natureza indivíduos provenientes de cativeiro, que irão fundar novas populações em áreas de habitat adequado e dentro dos limites de ocorrência original da espécie, porém não ocupado pela mesma.

  • D.

    o movimento de uma população inteira de um lugar para outro.

Isabel Cristina de Moura Carvalho, no livro Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico (2008), sugere que para renovar a nossa visão de mundo, às vezes, é importante trocar as lentes, implicando em desnaturalizar os modos óbvios que tínhamos de ver as coisas. Isso é necessário, por exemplo, nas questões relativas ao meio ambiente. Propondo lançar novos olhares sobre a percepção de ambiente disseminada no conjunto da sociedade, a autora propõe uma visão socioambiental que consiste, em linhas gerais, numa visão

  • A.

    que tende a considerar a natureza como o mundo de ordem biológica, pacificada, equilibrada, estável em suas interações ecossistêmicas, o qual segue vivendo como autônomo e independente da interação com o mundo cultural humano.

  • B.

    orientada por uma racionalidade complexa e interdisciplinar, pensando o ambiente como sinônimo de natureza intocada, mas que pode ser afetado pelas constantes ações antrópicas e por fenômenos naturais.

  • C.

    orientada por uma racionalidade complexa e interdisciplinar, pensando o ambiente como um campo de interações entre a cultura, a sociedade e a base física e biológica dos processos vitais.

  • D.

    que tende a considerar a natureza como o mundo de ordem biológica, o qual segue vivendo como autônomo e independente da interação com o mundo cultural humano, exceto no caso de populações ribeirinhas e indígenas.

  • E.

    orientada por uma racionalidade complexa e interdisciplinar, pensando o ambiente como um campo de interações entre a cultura e a sociedade, desconsiderando- se a base física e biológica dos processos vitais.

De acordo com os PCNs, o processo de ensino/aprendizagem é bilateral, dinâmico e coletivo. Portanto, é necessário que se estabeleçam parcerias entre o professor e os alunos assim como parcerias entre os alunos. Diversas são as estratégias que propiciam a instalação de uma relação dialógica em sala de aula, entre as quais destaca-se a experimentação. No que se refere à estratégia de experimentação no ensino de Biologia, levando em consideração as orientações dos PCNs, julgue as afirmativas que seguem.

I As atividades experimentais devem partir de um problema, de uma questão a ser respondida, cabendo ao professor orientar os alunos na busca de respostas.

II As atividades experimentais devem ser desenvolvidas em laboratórios bem equipados, com boas condições de biossegurança, através de roteiros que orientem os procedimentos, cujos resultados sejam previamente conhecidos

III As atividades experimentais devem propiciar oportunidades, para que os alunos elaborem hipóteses, testem-nas, organizem os resultados obtidos, reflitam sobre os resultados esperados, e, sobretudo, os inesperados.

IV As atividades experimentais podem ser realizadas através de experimentos simples, executáveis em casa, no pátio da escola, ou na sala de aula com materiais do dia a dia.

V As atividades experimentais devem ser desenvolvidas, após a discussão da teoria em sala de aula, tendo como principal objetivo comprová-la

Marque a opção que apresenta apenas afirmativas corretas.

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    I, II, III e V.

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