Lista completa de Questões de Biologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tudo que nos cerca, tudo que nossos sentidos podem perceber, apresenta-se incessantemente em uma admirável multiplicidade de fenômenos. Reina em todo o planeta uma atividade espantosa, porém muitas causas podem reduzir seu equilíbrio, e as relações que existem nos ambientes naturais parecem sujeitas a transformações permanentes. A partir das ideias apresentadas no texto, assinale a opção correta.
Na ecologia, o termo população foi cunhado originalmente para denotar um grupo de seres humanos, posteriormente expandiu-se para incluir todos os organismos abióticos e bióticos.
O termo série contínua é usado para designar a disposição de populações silvestres e suas comunidades ao longo de gradientes em ecossistemas, e o termo série desordenada é aplicado para populações ou comunidades fragmentadas que formam o efeito de borda.
Como assinalou Novikoff (1945), existe continuidade e descontinuidade na evolução do universo. Pode-se considerar o desenvolvimento como contínuo, porque envolve uma mudança eterna; porém também é descontínuo, uma vez que permanece em um mesmo nível de organização.
Para que a sociedade inicie a implementação de soluções holísticas para os problemas ambientais relacionados aos biomas e à biosfera, o nível de organização de um ecossistema deve ser a primeira preocupação.
Um ecossistema apresenta permanente heterogeneidade do ponto de vista topográfico, botânico e zoológico, pedológico, hidrológico e geoquímico. Do ponto de vista termodinâmico, é um sistema mutável no tempo por ser fechado.
Originalmente, a Floresta Atlântica brasileira se estendia quase continuamente do estado do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, cobrindo uma área correspondente a 12% do país. Atualmente, restam apenas entre 5% e 10% dessa floresta, com situação especialmente crítica no nordeste brasileiro, onde restam apenas 2% da vegetação original, submetidos à severa pressão antrópica. De acordo com essas informações, assinale a opção correta.
A pemanência da maioria dos remanescentes de florestas em pequenas propriedades privadas, isolados e altamente impactados, tem resultado em mudanças previsíveis na estrutura e composição da comunidade vegetal e animal da Floresta Atlântica.
O fato de não ser possível encontrar onças pintadas nos ecossistemas de floresta atlântica brasileira indica que a espécie entrou em processo de extinção, desaparecendo até mesmo de fragmentos isolados que oferecem condições de sobrevivência.
Sabe-se que a extinção em fragmentos pequenos de floresta é um evento raro para espécies de pequenos mamíferos, sendo a sobrevivência da população de uma espécie independente de eventos de recolonização por serem capazes de cruzar a matriz entre os fragmentos ainda existentes.
Essa significativa redução de área combinada com o isolamento de uma matriz não florestal, tem causado alterações na dinâmica das populações, como a interrupção de processos ecológicos como polinização e dispersão de sementes em processos de sucessões ecológicas.
Fragmentos reduzidos, mesmo na total ausência de atividade de caça, têm conseguido manter a maioria das espécies de mamíferos, mesmo os que necessitam de áreas extensas para sobreviver, como frugívoros e predadores de grande porte.
De acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, cabendo ao Estado e à sociedade em regime de cooperação preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir, relativos à ecologia e à legislação ambiental.
A perda de hábitat é a principal causa da diminuição da biodiversidade nos biomas brasileiros, onde um fragmento, mesmo pequeno e isolado, pode ser o único lugar propício à existência de determinada espécie.
A respeito das relações existentes entre os seres vivos, julgue os itens subsequentes.
O mutualismo é uma associação entre seres vivos, na qual ambos são beneficiados, e frequentemente resulta em dependência mútua.
Numa área delimitada de uma região de campo, foram capturados 50 animais de uma determinada espécie que, depois de marcados, foram devolvidos ao ambiente.
Numa segunda coleta, foram capturados 50 indivíduos da mesma espécie, dos quais 10 apresentavam a marca anteriormente feita. Usando o índice de Lincoln‐Petersen, os dados mostram que a população local dessa espécie é, aproximadamente, de:80 indivíduos.
125 indivíduos.
200 indivíduos.
250 indivíduos.
400 indivíduos.
Considerando-se que uma unidade territorial básica para um zoneamento ecológico-econômico seja uma entidade geográfica que contém atributos ambientais, é correto afirmar que
as unidades territoriais básicas são as células elementares de informação e análise para um zoneamento ecológico-econômico, funcionando de forma semelhante às células de um ser vivo, que contêm um conjunto de informações fundamentais à manutenção e à reprodução da vida e compõe um tecido que desempenha determinadas funções em seu desenvolvimento.
De acordo com o que prevê o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), julgue o item que se segue.
Em unidades de proteção integral, os conselhos devem ser deliberativos, dados os limites previstos em lei. No caso das unidades de uso sustentável, o conselho deve ser consultivo apenas em reservas extrativistas e em reservas de desenvolvimento sustentável.
Assinale a alternativa que não apresenta um objetivo do zoneamento ecológico-econômico.
Subsidiar a elaboração de planos, programas e políticas e propor alternativas para a tomada de decisões, segundo o enfoque da compatibilização entre as atividades econômicas e o ambiente natural.
Identificar incongruências e afinidades entre as políticas nacionais de meio ambiente e de desenvolvimento.
Reunir esforços de sistematização de dados e informações para subsidiar, por exemplo, o licenciamento ambiental e a ação governamental de controle do desmatamento.
Identificar oportunidades de uso dos recursos naturais, sem a necessidade de se estabelecerem parâmetros para sua exploração.
Identificar e analisar problemas ambientais, tais como áreas degradadas, usos inadequados e exploração irregular.
Em um aquário de água doce foram colocadas duas espécies de moluscos bivalves filtradores para experimento de um projeto de biologia. Após dois meses, observou-se que a espécie A era mais numerosa que a espécie B, diferentemente do ocorre quando A e B são criadas separadamente, situação em que as populações de ambas são muito mais numerosas. Dessas informações conclui-se que a relação entre A e B é de
parasitismo.
predação.
competição.
comensalismo.
inquilinismo.
A relação ecológica harmônica, que beneficia ambas as espécies nela envolvidas, mas é facultativa, ou seja, não essencial a sobrevivência dessas espécies, denomina-se
parasitismo.
predatismo.
comensalismo.
protocooperação.
inquilinismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...