Lista completa de Questões de Biologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biologia - Ecologia de populações - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O lobo-guará é um animal encontrado no cerrado brasileiro e tem hábito alimentar onívoro, ou seja, ingere alimentos de origem vegetal e animal, como, por exemplo, uma goiaba ou um tatu. Supondo uma teia alimentar em que o lobo-guará tenha ingerido uma goiaba e também um tatu e este tenha comido insetos herbívoros, é correto afirmar que o lobo-guará
ocupou o nível trófico decompositor quando consumiu o tatu e, consumidor primário, quando consumiu a goiaba.
obteve mais energia quando consumiu o tatu do que quando consumiu a goiaba.
ocupou o nível trófico consumidor primário quando consumiu a goiaba e, terciário, quando consumiu o tatu.
ocupou o nível trófico consumidor primário quando consumiu a goiaba e, secundário, quando consumiu o tatu.
obteve mais energia do que quaisquer seres vivos existentes nessa teia.
O naturalista Charles Darwin, considerado o pai da Teoria da Evolução, valorizou a estreita e delicada relação entre organismos e seus ambientes. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Os fatores ecológicos influenciam a dinâmica das populações, visto que atuam diretamente sobre a taxa de nascimento, a taxa de morte, os movimentos de dispersão (emigração e imigração) e a distribuição espacial, que são atributos básicos de uma população.
Com base no texto e na figura apresentados, é correto afirmar que o surgimento dos cromossomos sexuais X e Y em diversas espécies, tanto vegetais quanto animais, é reflexo de que
a seleção natural foi o mecanismo evolutivo determinante nesse processo.
a história evolutiva dos cromossomos X e Y representa sinapomorfia.
a história evolutiva dos cromossomos X e Y é polifilética.
a deriva genética, em especial o efeito fundador, definiu a história evolutiva desses cromossomos.
todos os seres citados no texto são monofiléticos, quando se consideram os cromossomos X e Y.
Órgãos similares observados em organismos de filos diferentes são exemplos de homoplasias.
A diversidade observada em planos corpóreos de diversos organismos de diferentes filos reflete a diversidade na sequência dos genes.
Determinadas características ditas homoplásicas passaram a ser consideradas homólogas após o melhor conhecimento dos genes envolvidos.
A relação proposta entre ontogenia e filogenia evidencia que as variações individuais impactam na relação filogenética entre os diversos grupos.
A plasticidade fenotípica é reflexo direto de mutações na sequência de genes.
Acerca das teorias evolucionistas, da estrutura populacional e da derivação genética, julgue os itens seguintes.
Uma população de pássaros pode ser denominada de endogâmica caso nela haja um indivíduo que tenha herdado uma cópia gênica idêntica aos descendentes por probabilidade da progênie, sendo, nessa situação, o coeficiente de endogamia menor que o esperado por acasalamentos aleatórios.
Acerca das teorias evolucionistas, da estrutura populacional e da derivação genética, julgue os itens seguintes.
A taxa de origem de novos táxons desassocia-se da taxa de extinção. Um exemplo desse fenômeno consiste no fato de, nos últimos doze milhões de anos, as taxas de extinção dos mamíferos norte-americanos terem sido mais elevadas que as taxas de origem, alterando ambientalmente a diversidade pela origem de novas espécies.
Acerca das teorias evolucionistas, da estrutura populacional e da derivação genética, julgue os itens seguintes.
É decorrente da ideia de seleção natural desenvolvida por Darwin a concepção de evolução em nível populacional, segundo a qual evento evolutivo fundamental é uma mudança na frequência das configurações de genes e cromossomos de uma população.
adequada, pois apresenta as diferentes espécies em sequência cronológica, indicando que cada espécie é a ancestral da espécie seguinte, caracterizando a evolução linear e progressiva característica da evolução dos hominídeos.
inadequada, uma vez que não representa a cronologia correta de aquisição de algumas características próprias da linhagem dos hominídeos, como o aumento da caixa craniana, que precedeu a aquisição da postura ereta.
adequada, uma vez que representa a aquisição da postura ereta gradualmente e concomitantemente à aquisição de caixa craniana de maior volume, tal como ocorreu ao longo da evolução dos hominídeos.
adequada, pois apresenta cada espécie como sendo a única espécie de hominídeo vivente à época, indicando que ao longo da evolução dos hominídeos não houve a situação de espécies contemporâneas do mesmo gênero.
inadequada, uma vez que cada espécie representada pode não ser a antecessora ou a ancestral da espécie seguinte, mas sim representantes de suas respectivas linhagens evolutivas.
Sabendo que, ao longo da evolução humana, o fator evolutivo mais importante foi a deriva genética, julgue os itens subsecutivos.
O fluxo gênico altera a constituição genética de uma população caso a população doadora e a receptora apresentem constituições genéticas distintas, sendo as alterações nas frequências alélicas após o fluxo gênico proporcionais às taxas de fluxo.
Sabendo que, ao longo da evolução humana, o fator evolutivo mais importante foi a deriva genética, julgue os itens subsecutivos.
A mutação é um fator evolutivo contínuo, com taxas constantes ao longo do genoma e das gerações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...