Lista completa de Questões de Biologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
ambas são totalmente variáveis.
ambas são parcialmente constantes e parcialmente variáveis.
a leve é totalmente variável e a pesada é parcialmente variável e parcialmente constante.
a leve é totalmente variável e a pesada é totalmente constante.
a leve é totalmente constante e a pesada é parcialmente variável e parcialmente constante.
A produção de anticorpos monoclonais (AMC) é feita por meio da formação de hibridomas a partir de células produtoras de anticorpos e células provenientes de mielomas.
Nesse processo, é correto afirmar quelinfócitos B, sensibilizados por um determinado antígeno, formam hibridomas com células de mielomas. O hibridoma se diferencia em plasmócitos que se reproduzem e produzem AMC.
linfócitos B sensibilizados transformam‐se em plasmócitos, que formam hibridomas com células de mielomas. Estes hibridomas se reproduzem e produzem AMC.
linfócitos B formam hibridomas com células de mielomas, que sensibilizam os linfócitos B, transformando‐os em plasmócitos que se reproduzem e produzem ACM.
linfócitos B, ligados a plasmócitos, são hibridizados com células de mielomas formando hibridomas. Estes se reproduzem e passam a produzir AMC.
linfócitos B, ligados a linfócitos T4 (helper), são fusionados às células de mielomas, formando o hibridoma. Este se reproduz, transformando‐se em plasmócitos que produzem AMC.
Para a pesquisa da tipagem sanguínea (sistema ABO) utiliza-se a reação de:
Elisa.
Imunofixação.
Aglutinação.
Imunodifusão.
Joana, 23 anos, gestante de 15 semanas, realizou sorologia para toxoplasmose cujo resultado revelou IgM positivo e IgG positivo. A interpretação diagnóstica deste resultado laboratorial revela:
Infecção pregressa.
Possível infecção aguda, realizar teste de avidez de IgG.
Erro laboratorial.
Ausência de infecção.
O único anticorpo que atravessa a barreira placentária pertence à classe:
IgM.
IgA.
IgD.
IgG.
A menor porção da molécula antigênica responsável pela interação com anticorpo ou linfócito T denomina-se:
Epítopo.
Antigenicidade.
Imunogenicidade.
Proteína C.
Para o diagnóstico da hanseníase utiliza-se:
Dosagem de IgG contra o M. leprae.
Dosagem de IgM contra o M. leprae.
Material de biópsia de pele para estudo histopatológico.
VDRL.
As respostas que se desenvolvem contra infecções por patógenos potenciais são conhecidas como respostas imunes. Com relação às respostas imunes, julgue os itens seguintes.
Os linfócitos B responsáveis pela secreção de imunoglobulinas IgA, IgG, IgM, IgD e IgE são células produzidas na medula óssea que se maturam no timo.
As respostas que se desenvolvem contra infecções por patógenos potenciais são conhecidas como respostas imunes. Com relação às respostas imunes, julgue os itens seguintes.
A resposta imune celular adaptativa é caracterizada pela ativação de linfócitos TCD8+ (com atividade efetora mais citotóxica) e TCD4+ (com atividade efetora mais humoral), os quais reconhecem antígenos peptídicos apresentados por moléculas de MHC das classes I e II, respectivamente.
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...