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Considere que em determinada população analisada para um marcador genético que apresente dois alelos, A1 e A2, haja 50 indivíduos com genótipo A1A1, 20 com A1A2 e 30 com A2A2. Considerando, ainda, que a amostragem realizada seja representativa dessa população. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.
Em relação a esse marcador genético, a referida população encontra-se em equilíbrio de Hardy-Weinberg, pois o valor de χ-quadrado calculado a partir dos dados é igual a 5,4.
Texto para as questões 34 e 35
O conhecimento sobre o processo de divisão celular, em especial sobre os comportamentos do cromossomo e da molécula de DNA ao longo desse processo, forma a base de entendimento dos mecanismos relacionados à hereditariedade, à manutenção da vida e ao crescimento dos indivíduos, sendo, portanto, um conteúdo central no ensino de ciências e de biologia. Nesse sentido, uma dificuldade no ensino desses processos é a desvinculação desse conteúdo de outros assuntos, como a genética e a biologia molecular.Tendo como referência o texto acima, é correto afirmar que, para um ensino adequado do assunto supracitado, o professor deve evidenciar a conexão entre o comportamento dos cromossomos ao final da meiose I e
a produção de quatro células-filhas a partir de uma célula-mãe.
a replicação do DNA.
a ocorrência de crossing-over.
a Lei da Segregação Independente.
a ocorrência de mutações no genoma.
Texto para as questões 34 e 35
O conhecimento sobre o processo de divisão celular, em especial sobre os comportamentos do cromossomo e da molécula de DNA ao longo desse processo, forma a base de entendimento dos mecanismos relacionados à hereditariedade, à manutenção da vida e ao crescimento dos indivíduos, sendo, portanto, um conteúdo central no ensino de ciências e de biologia. Nesse sentido, uma dificuldade no ensino desses processos é a desvinculação desse conteúdo de outros assuntos, como a genética e a biologia molecular.Os cromossomos humanos, assim como de vários outros organismos, são facilmente observáveis em microscopia óptica. A fase adequada para visualizar os cromossomos é a metáfase mitótica, pois
os cromossomos duplicados apresentam seu maior grau de condensação.
as cromátides-irmãs são visíveis e estão mantidas unidas pelo quiasma.
as fibras do fuso estão separando os cromossomos homólogos.
os cromossomos homólogos estão pareados.
as cromátides-irmãs estão sofrendo disjunção.
As proteínas são componentes orgânicos fundamentais encontrados em todos os seres vivos, tanto que, inicialmente, acreditava-se que eram as moléculas responsáveis pela hereditariedade. No que se refere às proteínas, assinale a opção correta.
Uma proteína pode ser formada a partir de diversos genes.
As enzimas são proteínas que formam a matéria-prima constitutiva da célula.
Proteínas produzidas por um mesmo gene terão sempre a mesma sequência de aminoácidos.
Os organismos são autossuficientes na síntese dos aminoácidos necessários para a síntese proteica.
Proteínas são constituídas de uma cadeia polipeptídica.
Em determinada espécie de angiosperma, a cor das flores pode ser branca, vermelha ou creme. A cor vermelha é determinada pelo alelo B e a cor creme pelo alelo b, quando em homozigose. O alelo de outro gene, a, quando em homozigose, inibe a ação dos alelos B e b, provocando o aparecimento apenas de flores brancas, ao passo que o alelo A desse gene permite o aparecimento de flores das demais cores. Com base nessas informações, é correto afirmar que a porcentagem de plantas com flores brancas decorrentes do cruzamento entre plantas heterozigotas para os dois genes é igual a
50%.
25%.
15%.
100%.
75%.
Em uma aula prática de extração de DNA, o professor orientou os alunos a colocar, em um saco plástico, dois ou três morangos, cinco gotas de detergente, uma pitada de sal de cozinha e um pouco de água morna. Após a realização desse procedimento, os alunos maceraram e depois filtraram o conteúdo do saco plástico. Sobre o conteúdo filtrado, foi colocado o mesmo volume de álcool gelado, adotando-se o devido cuidado para que se formasse uma fase sobre o filtrado. Após alguns minutos, o DNA saiu do filtrado e passou para a fase do álcool.
Nessa situação, a adição do sal no início do experimento visaaglutinar e unir o DNA e então formar uma massa filamentosa esbranquiçada.
facilitar a homogeneização dos morangos.
impedir que o complexo DNA-Histonas se enovele.
dificultar a migração das moléculas de DNA para o detergente.
romper a bicamada lipídica da membrana celular e, com isso, separar as moléculas de DNA do resto do suco citoplasmático.
O excesso de peso e uma alimentação rica em gordura podem causar alterações genéticas, segundo um estudo que analisou o genoma de 703 pessoas obesas, magras e com excesso de peso. Nesse estudo, os pesquisadores mostraram que o gene LY86, possível contribuidor da obesidade, sofreu uma metilação sobre vários substratos. Os resultados revelam uma mudança química no genoma, como se o organismo se adaptasse ao novo ambiente. Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que a alteração sofrida pelo gene LY86 está relacionada
à taxa de transcrição gênica.
à sequência de bases nitrogenadas.
à estrutura das histonas associadas ao DNA.
à replicação.
ao número de cópias.
O sequenciamento do genoma humano determinou a sequência de
aminoácidos das proteínas dos cromossomos humanos.
aminoácidos dos genes humanos.
bases nitrogenadas das proteínas humanas.
nucleotídeos do DNA dos cromossomos humanos.
nucleotídeos do RNA dos cromossomos humanos.
O valor atribuído a um recurso ambiental, em função do bem-estar que ele proporciona na atividade de produção ou no consumo, como, por exemplo, no caso da extração e da visitação, é denominado valor
de uso direto.
de uso indireto.
de opção.
de existência.
econômico.
Biologia - Histologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A notocorda é uma estrutura que pode persistir na fase adulta de alguns animais, tais como os protocordados. Nos animais em que a notocorda não persiste, ela é substituída pela(o)
coração.
coluna vertebral.
ânus.
traqueia.
musculatura esquelética.
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