Lista completa de Questões sobre Biologia molecular para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biologia - Biologia molecular - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A tecnologia do DNA recombinante compreende um conjunto de técnicas que tornam possível a criação de combinações gênicas, normalmente, inexistentes na natureza. Para gerar uma molécula de DNA recombinante, faz-se necessário o uso de
exonuclease de restrição do tipo I e DNA polimerase.
exonuclease de restrição do tipo II e DNA ligase.
endonuclese de restrição do tipo I e RNA polimerase.
endonuclease de restrição do tipo II e DNA ligase.
O ADN é uma longa estrutura presente em nossas células. Para caber no núcleo, o ADN utiliza algumas estratégias, como a formação de nucleossomo. Pode-se afirmar que um nucles somo é:
uma proteína que tem a capacidade de se ligar ao ADN.
um cromossomo no estágio final de empacotamento.
uma estrutura com um núcleo octamérico de histonas, no qual o ADN se enrola duas vezes.
uma longa fita de ADN com diversos genes.
uma parte do ADN que codifica uma proteína.
Eletroforese em gel é uma técnica de separação de moléculas, que envolve a migração de partículas em um determinado gel durante a aplicação de uma diferença de potencial, como é o caso das proteínas. Na separação de proteínas em gel de poliacrilamida (SDS-PAGE), a migração das proteínas ocorre
De acordo com o princípio da técnica PCR (Polymerase Chain Reaction), pode-se afirmar que:
a abertura da fita de DNA que servirá de molde, por desnaturação térmica tem duração entre 30s e 1min. a temperatura de 92-96 °C.
o pareamento de oligonucleotídeos sintéticos, que funciona como os iniciadores da reação de polimerização, a cada uma das fitas do DNA molde, à região complementar da fita que sofrerá a duplicação, tem duração de 2 dias a temperatura entre 58 e 65 °C.
a polimerização, através de uma enzima polimerase, das novas fitas de DNA a partir de cada um dos iniciadores, utilizando cada um dos quatro dNTP como substrato da reação de polimerização, tem duração entre 4 horas, a 72 °C.
o PCR promove, in vitro, por meio de variação de temperatura, o que o organismo realiza naturalmente, em condições fisiológicas − a duplicação de cadeias de DNA, envolvendo nucleotídeos, enzima polimerases e não é necessária a utilização de primers.
cada ciclo é repetido somente 1 vez e promove a amplificação da região alvo determinada conforme afinidade das sequencias iniciadoras (primers).
O primeiro sistema de identificação humana com base genética foi o sistema ABO, descrito por Landsteiner, no início do século XX. Diversos outros grupos sanguíneos, como os sistemas Rh e MN, foram posteriormente descritos e passaram a ser utilizados na identificação humana e na definição da compatibilidade doador-receptor na transfusão sanguínea.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.
A produção dos antígenos em uma célula, como a dos grupos sanguíneos, ocorre nos lisossomos; posteriormente, esses antígenos são posicionados próximo aos lipídios da membrana celular.Assinale a técnica que permite isolar um gene específico, com uma característica desejada, e transferir este gene para outro organismo vivo.
Microarray.
Northern blotting.
DNA recombinante.
Sequenciamento.
Southern Blotting.
Sobre o tema Biologia Molecular, analise as afirmativas a seguir:
1. A síntese do DNA é semiconservativa, ou seja, ela conserva metade da fita mãe incorporada na fita filha de DNA, a replicação precisa que desoxirribonucleotídeos livres, sejam posicionados sobre uma cadeia polinucleotídica molde, e estejam unidos entre si, formando uma nova cadeia complementar à cadeia mãe que serve como molde. A enzima que atua nesse processo é a polimerase.
2. As polimerases do DNA atuam adicionando um nucleotídeo por vez na extremidade
3OH livre de uma cadeia polinucleotídica em formação, que se encontre emparelhada com a cadeia molde. Por isso dizemos que a síntese de DNA ocorre no sentido 53. 3. No processo de transcrição toda a informação genética contida no DNA é transcrita para uma molécula de RNA mensageiro, que, no citoplasma, norteará o processo de tradução.
4. A técnica de PCR consiste em amplificar todo o DNA de um ser vivo, usando uma DNA polimerase que atua em altas temperaturas chamada de Taq polimerase, encontrada em procariotos do tipo arquea.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
A síntese de RNA a partir do DNA é catalisada por uma enzima. Unindo-se a uma das extremidades do gene, esta enzima começa a separar as cadeias do DNA, or ientando o emparelhamento de ribonucleotídeos livres a uma das cadeias.
A enzima a que se refere o texto é a:
transcriptase reversa.
polimerase do DNA.
de restrição
polimerase do RNA
primer.
Uma maneira de se clonar um segmento de DNA é utilizar o vetor de clonagem, que vem a ser um:
plasmídeo, sendo o fago lambda o mais utilizado para este fim.
vírus, cuja vantagem é produzir fragmentos de DNA bem menores que em plasmídeos.
plasmídeo, onde podem ser clonados fragmentos de DNA bem maiores que em ví rus.
vírus, sendo o fago lambda o mais utilizado para este fim.
plasmídeo, cuja vantagem é produzir fragmentos deDNAbem menores queemvírus.
Os vírus de RNA de cadeia simples que produzem moléculas de RNA mensageiro com sequência de bases complementar à do RNA genômico, são chamados de:
vírus de cadeia positiva, como, por exemplo, o da rubéola e o da dengue
vírus de cadeia negativa, como, por exemplo, os hantavírus e os de gripe.
retrovírus, como, por exemplo, o HIV.
vírus de cadeia negativa, como, por exemplo, o da rubéola e o da dengue.
vírus de cadeia positiva, como, por exemplo, os hantavírus e os de gripe.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...