Lista completa de Questões sobre Biologia molecular para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A compartimentalização do meio, criando as células e os microssistemas intracelulares (as organelas) foi fundamental para o estabelecimento de organismos complexos. De acordo com as funções das organelas celulares, é correto afirmar que
A atividade dos genes requer a participação de proteínas específicas − fatores de transcrição − que atuam sobre regiões reguladoras desencadeando e modulando o nível de transcrição. Essa atividade é medida pela ação da enzima polimerase do RNA, cujo produto direto são moléculas de RNA mensageiro que migram para o citoplasma, onde estruturas chamadas ribossomos traduzem as informações contidas nessas moléculas em proteínas específicas.
A ausência de fatores de transcrição em uma célula pode causar
a paralisação da fabricação de RNA mensageiro e, consequentemente, de proteínas.
o acúmulo de proteínas no citoplasma da célula, podendo levá-la à morte.
a perda dos genes responsáveis pela fabricação de proteínas, fato conhecido como mutação.
o acúmulo de nucleotídeos no citoplasma celular, prejudicando o trabalho dos ribossomos.
a fabricação excessiva de RNA mensageiro, o que levaria à superprodução da proteína codificada em questão.
Processos metabólicos como respiração celular, transcrição, replicação, fotossíntese e tradução podem apresentar uma pequena frequência de erros durante sua realização. Em relação ao funcionamento celular, alguns desses erros são naturalmente corrigidos, enquanto outros podem desencadear profundas alterações no comportamento da célula e de suas descendentes se ocorrerem durante a
transcrição.
replicação.
tradução.
respiração celular.
fotossíntese.
A teoria cromossômica causou grande impacto em nossa compreensão a respeito dos mecanismos de herança, pois
estabeleceu as bases celulares dos mecanismos de herança, inicialmente propostos por Mendel.
identificou o DNA como o material responsável pela hereditariedade.
identificou as proteínas como sendo os fatores hereditários propostos por Mendel.
estabeleceu uma relação direta entre os fatores hereditários e os processos metabólicos da célula.
demonstrou que as hipóteses de Mendel a respeito da herança não eram válidas para a maioria dos organismos.
Estudos publicados nos últimos anos demonstram a eficácia da terapia celular, cujo princípio é o de restaurar a função de um órgão ou tecido, transplantando novas células para substituir aquelas perdidas por doença ou que não funcionam adequadamente devido a um defeito genético.
Considerando as aplicações dessa metodologia, está correto afirmar que as células utilizadas na terapia celular devem
apresentar elevado grau de especialização e baixa capacidade proliferativa.
ser incapazes de se multiplicar por mitose.
ser obtidas especificamente do tecido lesionado do mesmo indivíduo.
ser pouco diferenciadas e apresentar elevada capacidade proliferativa.
atuar como células de defesa, removendo células e tecidos indesejados.
Transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs) são aqueles cuja estrutura genética foi alterada pela inserção de genes de outro organismo.
A esse respeito, é correto afirmar que
os genes, nos OGMs, sempre são transferidos entre espécies próximas do ponto de vista taxonômico, pois o objetivo é torná-las mais produtivas.
os alimentos transgênicos apresentam pior conteúdo nutricional, causam alergias e têm pouca resistência e durabilidade na estocagem.
o alimento transgênico pode ter a função de prevenir, reduzir ou evitar riscos de doenças.
os alimentos com OGMs ainda não são comercializados no Brasil, pois não temos legislação sobre a sua utilização.
Uma molécula de DNA precisa ter várias características para ser capaz de agir como um vetor para clonagem do gene. Deve ser capaz de se replicar dentro da célula hospedeira, de modo que numerosas cópias da molécula de DNA recombinante possam ser produzidas e transmitidas às células-filhas. Um vetor de clonagem também precisa ser relativamente pequeno, grandes moléculas tendem a quebrar durante o procedimento e são também mais difíceis de manipular.
Quais tipos de vetores de clonagem para Escherichia coli cumprem esses critérios?
Plasmídeos e fagos
Nucleosídeos e cosmídeos
Cosmídeos e cromossomo artificial de levedura (YAC)
Ribonucleosídeos e cromossomo artificial bacteriano (BAC)
Nucleotídeos e cromossomo artificial de levedura (YAC)
Considerando a anatomia e a fisiologia humanas, julgue os itens a seguir. O corpo humano é formado por agrupamentos de células que desempenham funções específicas e formam tecidos; estes, por sua vez, constituem os órgãos e sistemas.
Os paradigmas que guiaram a biologia evolutiva nos últimos 60 anos se encontram agora no meio de uma grande reviravolta que foi desencadeada por fenômenos na área da biologia molecular, na sistemática filogenética e por idéias novas e diferentes relativas à operação de evolução em si. Sobre a evolução, assinale a alternativa que contém a afirmativa CORRETA.
microevolução é a evolução intra-específica, de geração para geração de populações e de grupos de populações por todo o período de vida de uma espécie.
a especiação e a extinção envolvem processos que de acordo com a idéia de seleção natural.
macroevolução é a evolução não incluem processos como a origem das espécies e irradiações de linhagens de espécies.
ao contrário da microevolução, a macroevolução é uma modificação evolutiva muito lenta, que produz a formação de padrões filogenéticos abaixo do nível de espécie.
a microevolução é um fenômeno determinista e que não afeta a genética populacional em uma base de geração para geração para produzir mudanças e padrões em frequências gênicas dentro das populações somente.
Os conhecimentos biológicos têm afetado cada vez mais a vida das pessoas, seja pelas possibilidades de sua aplicação nos campos da produção de alimentos e da saúde, seja pelos conflitos morais e éticos decorrentes dessa aplicação. Esta interferência do homem na natureza se dá por meio da engenharia genética, com aplicação de técnicas moleculares. Sobre este tema, destaque a afirmação CORRETA:
O objetivo dos cientistas é criar novas espécies, aumentando a produtividade e minimizando, por conseqüência, o uso de herbicidas.
A aplicação da engenharia genética nos alimentos teve origem em países do terceiro mundo, que apresentam uma grande incidência de pragas na agricultura.
Modificar um organismo geneticamente significa autofencundar espécies diferentes, para se obter uma espécie nova que não ocorre naturalmente.
A modificação genética dos alimentos consiste na transferência de material hereditário de um organismo para outro receptor, gerando novas combinações genéticas.
Os ambientalistas defendem o uso da engenharia genética, pois os seus efeitos são totalmente previstos e controlados, não trazendo perigos para a humanidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...