Lista completa de Questões sobre Biossegurança para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as regras de biossegurança e os princípios do sistema de qualidade denominados boas práticas de laboratório (BPL), julgue os itens seguintes.
Alguns produtos químicos comumente usados em laboratório, incluindo-se os ácidos sulfúrico e clorídrico, devem receber pré-tratamento para descarte.
Quando o laboratório recebe tubos de líquido cefalorraquidiano numerados de 1 a 3, utiliza o nº 1 na:
hematologia
citologia
bioquímica
microbiologia
urinálise
São medidas preventivas contra riscos biológicos, exceto:
Lavar as mãos com sabão bactericida imediatamente após o comando com produtos biológicos, antes e depois de qualquer procedimentos, antes de deixar o ambiente de trabalho, de comer, beber, ao sair do sanitário, e após a retirada de luvas.
Geladeiras, congeladores e vidraria de laboratório não devem ser utilizados para guardar comida ou bebida.
Cobrir com adesivos cortes e picadas existentes nas mãos ou em lugares expostos.
A solução descontaminante para uso deve ser preparada no mínimo 30(trinta) minutos antes de sua utilização.
Usar luvas apenas quando necessário. Descarta-las cuidadosamente após o uso e trocá-las imediatamente, ao primeiro sinal de deterioração. Ao usa-las não se deve tocar em objetos, maçanetas de portas, telefones ou terminais de computador.
Sobre Lavagem da vidraria, assinale a alternativa INCORRETA:
Submergir primeiramente os tubos em uma solução de hipoclorito de sódio a 1%, por 30 minutos, e em seguida, em uma solução de detergente potente por, no mínimo 2 horas e, no máximo, 24 goras.
Passar cuidadosamente todos os tubos em água destilada.
Organizar os materiais termossensíveis em cestas de arame e leva-las à estufa para secagem a 121ºC por 45 minutos.
terminado o tempo estabelecido, lavar os tubos com bastante água corrente para retirar totalmente s resíduos do detergente.
Guardar os materiais em recipientes fechados.
Como se realiza uma esterilização a frio?
A baixa temperatura
Com óxido de etileno
Com pouco tempo de atuação
Com autoclave pré-aquecido
Com duração limitada
Com relação às categorias de situações de risco
inerentes aos processos produtivos, relacione os
elementos das Colunas I e II.
Coluna I Coluna II
Categorias de Risco Características de exposição
1- Químicos ( ) Relação e organização do trabalho não favoráveis ao trabalhador
2 - Biológicos ( ) Ruído excessivo, desconforto térmico, vibração excessiva, alteração da pressão.
3 - Físicos ( ) Depende da toxicologia da substância.
4 - Mecânicos ( ) Parasitos, bactérias, vírus e outros microorganismos.
5 - Psicossociais ( ) Equipamentos sem proteção, quedas, acidentes de trânsito.
Marque a seqüência correta, de cima para baixo
5, 1, 2, 3, 4
5, 3, 1, 2, 4
4, 1, 2, 3, 5
4, 3, 1, 2, 5
Para criar um ambiente de trabalho seguro no laboratório de microbiologia, devem-se proporcionar condições que previnam infecções por organismos patogênicos, minimizem o risco de acidentes e previnam a contaminação das amostras. Assim, considere os seguintes pontos na prática laboratorial:
1, 2 e 5 apenas.
2, 3 e 4 apenas.
3 e 4 apenas.
1 e 4 apenas.
1 e 5 apenas.
Biologia - Biossegurança - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Sobre o Capítulo XII, do Decreto n.º 12.342, de 27.09.78, que trata de estabelecimentos industriais e comerciais farmacêuticos e congêneres, são feitas as afirmações:
I. é expressamente proibida a instalação, em zonas urbanas, de laboratório ou departamento de laboratório que fabrique produtos biológicos e outros produtos que possam produzir risco de contaminação aos habitantes;
II. os estabelecimentos que fabricam ou manipulam drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e seus correlatos, cosméticos, produtos de higiene, perfume e outros, dietéticos, produtos biológicos e congêneres, que interessem à medicina e à saúde pública, além de obedecer àquilo que diz respeito às habitações e aos estabelecimentos de trabalho em geral, deverão ter locais independentes destinados à manipulação ou fabrico, de acordo com as normas farmacêuticas;
III. os locais destinados à instalação dos órgãos executivos de atividade hemoterápica deverão satisfazer as exigências referentes à habilitação e estabelecimento de trabalho em geral;
IV. os estabelecimentos e compartimentos industriais, que trabalham com microorganismos patogênicos, deverão possuir instalações para o tratamento de água e esgotos, devidamente aprovadas pelo órgão competente estadual.
Está em conformidade com o Capítulo XII apenas o que se afirma em
I
II.
I e II.
II e III.
III e IV.
Biologia - Biossegurança - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O texto do artigo 239, Seção II, Capítulo XII, Decreto n.º 12.342, de 27.09.78, afirma que as indústrias de saneantes domissanitários – inseticidas, raticidas, desinfetantes e detergentes para uso doméstico – além de atender as condições referentes às habitações e estabelecimentos de trabalho em geral, deverão ter compartimentos
para fabricação no mesmo local daquele destinado ao laboratório de controle.
independentes para depósito de matéria-prima e de produto acabado.
destinado ao estoque e lavagem de embalagens recicláveis e de vidro.
para laboratório de controle ambiental, sendo o controle químico feito por outra empresa.
de, no mínimo, 6,0 m² para o laboratório de controle, independente ou não da presença de residências.
Biologia - Biossegurança - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O artigo 251, do Decreto n.º 12.342, de 27.09.78, descreve o local para instalação dos laboratórios de análises clínicas, de patologia clínica, de hematologia clínica, de anatomia patológica, de citologia, de líquido cefalorraquidiano, de radioisotopologia in vitro e in vivo e congêneres, além das disposições referentes às habitações e estabelecimentos de trabalho em geral e faz uma série de exigências, dentre as quais podem ser citadas:
o piso deverá ser de material liso, resistente e impermeável, paredes pintadas de cor clara, com barra lisa e impermeável até 2 metros de altura, no mínimo, e de material adequado aprovado pela autoridade sanitária ou de azulejos de cor clara.
os forros devem ser pintados de cor clara com tinta impermeável e resistente, pisos de cor branca e antiderrapante e paredes obrigatoriamente cobertas até o teto por azulejo de cor branca, com rejunte branco.
os compartimentos destinados à recepção, colheita, secretaria e arquivo deverão ser separados até o forro, ou não, por paredes ou divisões ininterruptas, de cor clara, com área mínima de 10 m².
o compartimento destinado ao laboratório deverá conter área de, no mínimo, 10 m², separado da recepção e secretaria, porém não separado por paredes ou divisões da área de coleta que deverá ter, no mínimo, 20 m²
as paredes e os forros deverão, obrigatoriamente, ser revestidos de mesmo material, as divisões separando os compartimentos não poderão ultrapassar a altura de 2 m, o piso deverá ser liso e de cor branca em todos os compartimentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...