Lista completa de Questões sobre Botânica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir do estudo acima relatado, julgue os itens subseqüentes.
O estudo mostra que E. crassipes foi sensível ao arsênico, ao passo que S. auriculata foi tolerante a esse elemento.
A partir do estudo acima relatado, julgue os itens subseqüentes.
As salvínias podem ser empregadas em estudos de bioindicação de áreas contaminadas.
É correto afirmar que as cinco espécies ilustradas na figura acima,
são avasculares e se reproduzem somente assexuadamente.
possuem ciclo de vida com alternância de gerações.
Ayahuasca é o nome indígena do cipó da planta Banisteriopsis caapi, cujo nome significa em português "cipó da alma" ou "Santo Daime". Sua utilização pelos indígenas está diretamente ligada a atividades místicas, como cerimônias religiosas de cura e encontro com espíritos (espíritos-guia, guardiões, familiares) e deuses.
Transformada em bebida, essa planta assume características alucinógenas poderosas, capazes de levar quem a ingere a um estado de êxtase, razão pela qual é utilizada nas referidas cerimônias. Algumas tribos indígenas consideram o cipó sagrado.Em 1986, um americano chamado Loren Miller, registrou a patente de uma variação da Banisteriopsis caapi, batizando-a de oir eke de "Da Vine".
Internet:
Tendo o texto acima como referência, assinale a opção incorreta.
A ayahusca é um tipo de planta alucinógena primária, que atinge o cérebro, mas praticamente não altera as outras funções do organismo.
Plantas alucinógenas causam perturbações no sistema nervoso central de animais, fazendo que tenham falsas percepções (visuais, auditivas ou ambas) a respeito dos acontecimentos a sua volta.
O grau de intoxicação provocado por uma planta alucinógena depende da idade, do peso, do sexo, do estado nutricional e da sensibilidade do animal intoxicado, bem como do princípio tóxico da planta.
Do ponto de vista da Convenção sobre Diversidade Biológica, o caso do registro da ayahuasca citado no texto pode ser considerado uma tentativa de biopirataria.
Governos e sociedades civis de todo o mundo estão divididos entre aprovar ou não os organismos geneticamente modificados (OGM) em processos agrícolas. Quando se trata de aplicações na área médica, os produtos da biotecnologia têm melhor reputação junto à população. Mas plantas transgênicas, como soja, algodão, milho e tomate, ainda não são bem recebidas pelos consumidores. Internet:
Os componentes clorofenóxicos, conhecidos como agente laranja, atualmente são amplamente usados para:
evitar o crescimento de ervas daninhas em diferentes culturas, tais como frutas, cana-de-açúcar e cacau.
Geralmente, são descritas como plantas avasculares, que apresentam um ciclo marcado pela alternância de gerações, isto é, uma fase haplóide e outra, transitória, que é a fase diplóide. Essas características morfofuncionais são típicas de vegetais pertencentes ao grupo das
Geralmente, onde já houve um desmatamento e se inicia um processo de recomposição da vegetação nativa da mata atlântica, uma paisagem freqüentemente avistável das rodovias é a presença de uma árvore isolada, alta, com folhas prateadas, conhecida como embaúba. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
A embaúba é indicadora de sucessão secundária.
Geralmente, onde já houve um desmatamento e se inicia um processo de recomposição da vegetação nativa da mata atlântica, uma paisagem freqüentemente avistável das rodovias é a presença de uma árvore isolada, alta, com folhas prateadas, conhecida como embaúba. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
Sob a cobertura vegetal nativa original, na região citada, deve ser encontrada camada de serrapilheira, que exerce importante papel no ciclo de nutrientes do ecossistema.
Na agricultura, a busca por uma produtividade cada vez maior leva os agricultores a instalarem monoculturas freqüentemente com apenas uma linhagem geneticamente melhorada. A desvantagem é que tais cultivos são muito suscetíveis ao ataque de pragas e doenças. Quando isto acontece, os melhoristas desenvolvem novas variedades a partir de
genes de resistência encontrados nas populações nativas da espécie.
proteínas de resistência projetadas por engenharia genética.
agentes mutagênicos que induzem resistência em culturas de tecidos.
outras espécies resistentes nos arredores da plantação.
mecanismos moleculares que induzem a resistência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...