Lista completa de Questões sobre Botânica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A ciência botânica prova que as folhas de uma mesma árvore nunca são idênticas. Duas zebras também nunca terão um padrão de listras iguais. Da mesma forma, é princípio firmado na Datiloscopia, que não existem duas impressões papilares idênticas. Esta afirmação baseia-se em qual dos princípios:
Universabilidade.
Variabilidade.
Perenidade.
Imutabilidade.
As plantas parecem ter sido derivadas de uma Charophycea (alga verde), por ambas apresentarem vários caracteres, EXCETO:
Paredes celulares celulósicas.
Amido depositado nos cloroplastos.
Divisão celular pela formação de esporos.
Clorofila alfa como o principal pigmento fotossintetizante.
Clorofila beta e carotenoides como pigmentos acessórios.
Qual das seguintes alternativas indica um tipo de formação florestal que não está incluído na classificação oficial da vegetação brasileira?
Floresta Ombrófila Densa Montana;
Floresta Estacional Semidecidual;
Floresta Estacional Decidual;
Floresta Ombrófila Estacional Decidual.
As opções a seguir mostram características do processo reprodutivo de angiospermas, EXCETO:
a formação de um tecido triploide, que representa uma reserva nutritiva para o embrião.
a transformação, após a fecundação, do ovário em fruto e dos óvulos em seu interior, em sementes.
a ocorrência de dupla fecundação, resultando no zigoto diploide e no endosperma triploide
a presença do cotilédone, folha especializada na transferência de nutrientes para o embrião.
a diferenciação de gametas masculinos, os anterozoides, no interior de gametângios.
O manguezal é um ecossistema que apresenta solo lodoso, salobro e mal arejado; tais condições limitam a variedade de espécies vegetais.
Uma estrutura que caracteriza uma adaptação do vegetal a esse ecossistema é o(a):
rizoma, ramo caulinar de formato arqueado, que confere sustentação.
tubérculo, caule subterrâneo que acumula substâncias nutritivas.
pneumatóforo, projeção vertical das raízes, que recolhe o oxigênio do ar
espinho, folha modificada para reduzir a perda de água por osmose
gavinha, ramo ou folha modificado(a) para fixação da planta ao substrato.
Biologia - Botânica - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Um professor de Biologia do Ensino Médio levou para a sala de aula uma planta do grupo das angiospermas, semelhante à figura a seguir. Depois de explicar e mostrar, para os alunos, as principais características do grupo, selecionou quatro alunos e perguntou-lhes, se aquela espécie era monocotiledônea ou eudicotiledônea. A resposta teria que ser acompanhada de uma justificativa baseada em critérios de anatomia externa da planta.
Dentre as opções a seguir, assinale aquela que apresente a resposta e a justificativa corretas.
João: É uma monocotiledônea, porque apresenta raiz fasciculada, folhas com nervuras paralelas, caule do tipo colmo e semente com um cotilédone reduzido.
Maria: É uma eudicotiledônea, porque apresenta raiz fasciculada, folhas com nervuras paralelas, caule do tipo colmo e semente com um cotilédone reduzido.
Pedro: É uma monocotiledônea, porque apresenta raiz axial, folhas com nervuras paralelas, flores com sépalas e pétalas organizadas em base 5 (pentâmeras) e semente com um cotilédone reduzido.
Cláudia: É uma eudicotiledônea, porque apresenta raiz axial, folhas com nervuras reticuladas, caule do tipo colmo e semente com dois cotilédones com ou sem reserva.
A concentração de gás carbônico no ar atmosférico atualmente oscila entre cerca de 0,03% e 0,04%, nível bem inferior ao que uma planta seria capaz de utilizar na fotossíntese, quando se submete uma planta a concentrações crescentes de gás carbônico no ar em condições ideais de luminosidade e de temperatura. Nesse tipo de experimento, verifca-se que a taxa de fotossíntese aumenta à medida que sobe a concentração de CO atmosférica, até que esta atinja cerca de 10 vezes a concentração atmosférica normal (cerca de 0,3%); a partir daí, o aumento na concentração de CO não leva mais a qualquer aumento na taxa de fotossíntese. Portanto, pode-se concluir que, no ambiente natural em condições ideais de luminosidade e de temperatura, a planta só não realiza a taxa máxima de fotossíntese porque não há gás carbônico suficiente na atmosfera. Diz-se, nessa situação, que o CO está atuando como:
catalisador da fotossíntese.
fator limitante da fotossíntese.
saturador da fotossíntese.
saturador da fotossíntese.
reagente da fotossíntese.
As briófitas possuem um ciclo de vida que seguem as etapas:
I. Produção de esporos
II. Fecundação
III. Produção de gametas
IV. Esporófito
V. Protonema
A sequência correta é:
II, V, IV, I, III.
II, III, I, IV, V.
III, II, IV, I, V.
V, III, IV, I, II.
III, IV, I, II, V.
De uma maneira bem simples, podemos dizer que as briófitas e pteridófitas são vegetais que não dão flores. Sendo assim a fecundação de ambas acontece no interior do:
Anterideo.
AAnterideo.
Arquegônio.
Ovário.
Oosfera.
Há quatro filos de gimnospermas com representantes vivos: Cycadophyta, Ginkgophyta, Coniferophyta e Gnetophyta. O nome gimnosperma, que significa literalmente semente nua, aponta para uma das principais características das plantas que pertencem a um dos quatro filos, ou seja, que seus óvulos e sementes são expostos na superfície de esporófilos e estruturas análogas.
Escolha a alternativa correta sobre as gimnospermas.
Os grãos de pólen são liberados em enormes quantidades e a polinização é exclusivamente do tipo anemofilia.
Com 5.500 espécies dispersas por vários biomas do mundo, o filo Coniferophyta é, de longe, o filo mais numeroso de gimnospermas. As coníferas incluem os pinheiros, sequóias e abetos.
Todas as sementes de gimnospermas consistem em um envoltório derivado do tegumento, um embrião e alimento armazenado. O alimento armazenado é fornecido pela fecundação dos núcleos polares do saco embrionário.
Nas cicadófitas, o grão de pólen libera gametas masculinos (anterozóides) multiflagelados natantes. Os gametas masculinos nadam então até o arquegônio e um deles fecunda a oosfera.
O gametófito feminino das gimnospermas produz apenas um arquegônio. Como resultado, apenas uma oosfera pode ser fecundada e originar somente um embrião, evitando, assim, a poliembrionia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...