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A fotossíntese é um processo de conversão de energia radiante em energia química realizada pelas plantas verdes e constitui a rota pela qual a maior parte da energia entra na nossa biosfera. Acerca desse processo, julgue os itens a seguir. A sintetização de uma molécula de triose fosfato a partir de CO2 demanda o consumo de seis moléculas de ATP.
Assinale a alternativa que contém os conceitos que preenchem os parênteses de 1 a 4 corretamente:
As reações da fotossíntese podem ser divididas em duas rotas, a saber: a (1) que utiliza a luz como principal fonte de energia e o (2) que não utiliza a luz diretamente. Ambas se dão no cloroplasto, porém somente a segunda ocorre no (3). Através de um isótopo marcado, descobriu-se que o oxigênio produzido na equação do balanço geral da fotossíntese provém da molécula de (4).
Muitas enzimas são sintetizadas na forma de precussores inativos que só em determinado momento são ativadas pela clivagem de uma ou mais ligações peptídicas específicas. Um exemplo dessas formas inativas é a pró-insulina, que é secretada no pâncreas e se transforma em insulina pela remoção proteolítica de um peptídeo. Esses precussores inativos são conhecidos como:
Rios e lagos são ambientes integrados aos ecossistemas terrestres e fornecem condições para o desenvolvimento de flora e fauna específicas, contribuindo sobremaneira para a biodiversidade. A Limnologia é a ciência que, mediante pesquisas, possibilita o entendimento sobre a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas aquáticos. Entre os conceitos conhecidos na Limnologia, assinale a afirmativa incorreta.
No cerrado são encontradas muitas espécies de plantas lenhosas. Adaptando-se ao período de estiagem e de queimadas, algumas dessas plantas desenvolveram estruturas específicas para a sobrevivência neste período. As estruturas adaptativas mais apropriadas dessas espécies são:
Acerca das diferentes técnicas de coleta e preparo de material vegetal bem como da identificação anatômica do material vegetal, julgue os itens subsequentes. Como método para coleta de material botânico em árvores altas, pode-se utilizar o arremesso de pedras britadas por uso de estilingue, já que não causam danos ao material coletado.
Acerca das diferentes técnicas de coleta e preparo de material vegetal bem como da identificação anatômica do material vegetal, julgue os itens subsequentes. A coleta de material vegetal para confecção de exsicatas deve ser realizada em dias secos durante o período diurno para minimizar as perdas de material por excesso de umidade.
A seguir, estão relacionados três tipos de plantas que vivem sobre árvores.
I. Cipó‐chumbo liga‐se ao floema.
II. Erva‐de‐passarinho liga‐se ao xilema.
III. Orquídeas ligam‐se à casca do caule.
Com relação à interação desses três tipos de plantas com a árvore, é correto afirmar que
os três tipos são parasitas.
os três tipos são hemiparasitas.
apenas as orquídeas são parasitas.
o cipó‐chumbo é parasita e a erva‐se‐passarinho é hemiparasita.
a erva‐de‐passarinho é parasita e o cipó‐chumbo é hemiparasita.
A seguir, tem-se o cladograma simplificado dos grupos vegetais, indicando pelos números (I, II, III e IV) algumas novidades evolutivas.
A aquisição de vasos condutores de seiva e de fruto estão indicados, respectivamente, pelos números:
I e III
II e IV
I e II
II e III
III e IV
O termo banco de sementes é utilizado para designar o reservatório viável de sementes de determinado local no solo. A respeito do banco de sementes, julgue os itens seguintes.
I Corresponde às sementes não germinadas, mas potencialmente capazes de substituir as plantas adultas que vierem a morrer.
II A fonte de sementes do banco é a chuva de sementes provenientes da comunidade local, da vizinhança e de áreas distantes, quando as sementes são dispersas após os distintos processos de dispersão.
III O período de tempo que as sementes permanecem no banco é variável e depende de fatores fisiológicos e ambientais.
IV Sementes que não apresentam dormência não fazem parte do banco, pois não são viáveis por muito tempo.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
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