Lista completa de Questões sobre Citologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise os conceitos a seguir.
I. Desdiferenciação celular: retorno de células diferenciadas ao estado meristemático não diferenciado.
II. Determinação celular: processo pelo qual o potencial de desenvolvimento de uma célula torna-se limitado a uma rota específica (Christianson, 1985). A determinação celular diz respeito a uma canalização progressiva no desenvolvimento.
III. Epigênese: ativação seletiva e diferencial de genes (reprogramação celular). Um exemplo comumente citado como representativo em uma planta intacta é a transição da fase juvenil para a fase adulta.
IV. Epistasia: refere-se à inativação de um (trans)gene (o supressor) sobre um outro (trans)gene.
V. Indução: desencadeamento de um processo morfogenético pela exposição do implante (explante) a um estímulo físico, químico ou biológico. A indução envolve o controle da expressão gênica, embora não seja um fenômeno genético, pois não ocorre ganho ou perda genética (modificação alélica ou genotípica). Refere-se somente à expressão dos genes pré-existentes. Em cultura de tecidos, é a sinalização por um fitormônio a uma resposta específica a nível celular.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I, II, IV,V
I, V
III
I, II, III, IV
II
Sobre os mecanismos envolvidos na gametogênese animal, assinale a alternativa correta.
Os testículos são glândulas de uma única função: produzir espermatozoides.
Nas fêmeas, as ovogônias são células diploides que, graças às fases de multiplicação, crescimento e maturação, vão dar origem ao(s) óvulo(s) haploide(s).
Nos machos, as células germinativas primordiais transformam-se em espermatogônias haploides que, graças às fases de multiplicação, crescimento, maturação e diferenciação, vão dar origem aos espermatozoides.
A produção de espermatozoides ocorre no lúmen dos tubos seminíferos, onde as espermatogônias sofrem espermiogênese, um processo que origina os espermatozoides.
A produção de espermatozoides ocorre no lúmen dos tubos seminíferos, onde as espermatogônias sofrem espermiogênese, um processo que origina os espermatozoides.
Os ovócitos se classificam de acordo com a quantidade de vitelo, que servirá de alimento para os embriões que possuem.
Sobre este tema, é correto afirmar:
Os óvulos isolécitos possuem pouco vitelo e ocorrem na maioria dos vertebrados não mamíferos.
Os óvulos heterolécitos são aqueles que apresentam vitelo concentrado no polo animal.
Óvulos telolécitos apresentam grande quantidade de vitelo ocupando quase todo o ovo, ficando o citoplasma e o núcleo reduzidos ao disco germinativo.
Os óvulos heterolécitos correm em moluscos cefalópodes, alguns peixes, répteis, aves e mamíferos monotremados.
Os óvulos centrolécitos apresentam na região central do óvulo, ao redor do núcleo, o polo animal.
Como as quantidades de vitelo variam de ovo para outro, a divisão do ovo também varia de um tipo para o outro.
Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo:
1. A segmentação do tipo holoblástica ocorre em ovos isolécitos e heterolécitos. Embora apresentem o mesmo tipo de segmentação, esses ovos possuem uma diferente distribuição de vitelo, o que permite deduzir que a segmentação holoblástica é diferente nestes dois tipos de ovos.
2. A segmentação holoblástica igual é um tipo de segmentação que origina 8 blastômeros na terceira clivagem, do mesmo tamanho.
3. Da segmentação do tipo meroblástica ocorrem ovos com bastante vitelo, apenas o protoplasma se divide, de maneira que a segmentação do ovo é apenas parcial.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Com relação aos mecanismos envolvidos no ciclo celular, assinale a alternativa correta.
Uma célula com número cromossômico 2n = 46, após passar pelo período S da interfase, terá 92 cromossomos.
Quando em G0, uma célula recebe estímulo para iniciar uma nova divisão e fica em um período preparatório para realizar sua atividade celular da intérfase.
Após a telófase, uma célula com número cromossômico 2n = 46 terá 92 cromátides.
O gatilho bioquímico para a ativação do ciclo celular passa pelo controle transcricional de ciclinas, que são ativadores de quinases, enzimas que fosforilam várias moléculas alvo.
Na prófase de célula com número cromossômico 2n = 46 podemos encontrar 23 centrômeros.
A gastrulação é o processo de formação de dois dos três folhetos embrionários.
Sobre este tema, assinale a alternativa correta.
Nos zigotos dos cordados ocorrem sucessivas divisões mitóticas, após 5 divisões o embrião, de 64 células, forma um maciço de células denominado gástrula.
O processo de invaginação ocorre durante alguns tipos de gastrulação, em que a zona da blastoderme correspondente ao polo vegetativo, se invagina, afundando-se ativamente até chegar ao contato com a zona oposta.
No início da gastrulação o embrião se denomina gástrula, havendo então a diferenciação dos tecidos (endoderme e ectoderme).
No processo de embolia, a camada interna forma a ectoderme. Essa situação ocorre nos cordados inferiores e equinodermos.
O processo de gastrulação por migração ocorre quando alguns blastômeros isolam-se e migram para a blastocele, vindo a unir-se e a originar a mesoderme, que ficará rodeada pela ectoderme.
Nas hemácias dos mamíferos NÃO é encontrada mitocôndria, o que impede que a célula realize:
Aproveitamento de gordura
A síntese de ácidos nucléicos
O término do código genético
O processo de respiração celular
A quantidade de hemácias existentes no sangue é um indicador de grande importância na avaliação clínica dos indivíduos. O volume de hemácias no sangue tem relação direta com a quantidade de hemoglobina; o hematócrito é, portanto, um indicador indireto da capacidade do sangue de transportar oxigênio aos tecidos. O normal para homens é de 40 a 42% e para mulheres de 38 a 42%. Se considerarmos o volume de um tubo de ensaio 100, a altura da coluna de hemácias será o hematócrito. Coletamos então uma amostra de sangue de um paciente, colocamos em um tubo de ensaio e centrifugamos por 3 minutos. Ao final, observamos que o topo da coluna de plasma no tubo é de 30 mm da base e as hemácias estão a 12 mm de altura da base do tubo. Sendo assim, qual o hematócrito deste paciente?
58%
40%
30%
42%
Supondo-se que os ribossomos e o complexo golgiense de uma célula fossem suprimidos, sem prejuízo dos demais componentes, a primeira alteração, decorrente da função que exercem, seria a interrupção instantânea da
síntese de DNA e das secreções citoplasmáticas.
síntese de proteínas e da síntese de RNA.
síntese de proteínas e das secreções citoplasmáticas.
digestão de proteínas e da vesícula residual.
síntese de aminoácidos e da síntese de ATP.
Alelos mutantes algumas vezes geram uma vantagem seletiva, como exemplo, os indivíduos heterozigotos para a mutação da anemia falciforme são resistentes à malária o que não ocorre nos indivíduos homozigotos.
Sobre as características da anemia falciforme, pode-se afirmar quea mutação é gerada por uma translocação com a agregação de dois nucleotídeos à molécula da β-globina.
o formato da hemácia se modifica em forma de foice, o que aumenta a área de combinação com o gás oxigênio.
os indivíduos homozigotos dominantes sofrem mutação em suas hemácias, tornando-as com forma de foice.
as hemácias dos indivíduos heterozigotos sofrem fragmentação, impedindo a reprodução do protozoário no interior das hemácias.
ela é uma herança genética recessiva influenciada pelo sexo e pelo meio ambiente, sendo a protozoose fator seletivo para eliminar o gene da população.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...