Lista completa de Questões sobre Ecologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Numa área delimitada de uma região de campo, foram capturados 50 animais de uma determinada espécie que, depois de marcados, foram devolvidos ao ambiente.
Numa segunda coleta, foram capturados 50 indivíduos da mesma espécie, dos quais 10 apresentavam a marca anteriormente feita. Usando o índice de Lincoln‐Petersen, os dados mostram que a população local dessa espécie é, aproximadamente, de:80 indivíduos.
125 indivíduos.
200 indivíduos.
250 indivíduos.
400 indivíduos.
Considerando-se que uma unidade territorial básica para um zoneamento ecológico-econômico seja uma entidade geográfica que contém atributos ambientais, é correto afirmar que
as unidades territoriais básicas são as células elementares de informação e análise para um zoneamento ecológico-econômico, funcionando de forma semelhante às células de um ser vivo, que contêm um conjunto de informações fundamentais à manutenção e à reprodução da vida e compõe um tecido que desempenha determinadas funções em seu desenvolvimento.
De acordo com o que prevê o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), julgue o item que se segue.
Em unidades de proteção integral, os conselhos devem ser deliberativos, dados os limites previstos em lei. No caso das unidades de uso sustentável, o conselho deve ser consultivo apenas em reservas extrativistas e em reservas de desenvolvimento sustentável.
Assinale a alternativa que não apresenta um objetivo do zoneamento ecológico-econômico.
Subsidiar a elaboração de planos, programas e políticas e propor alternativas para a tomada de decisões, segundo o enfoque da compatibilização entre as atividades econômicas e o ambiente natural.
Identificar incongruências e afinidades entre as políticas nacionais de meio ambiente e de desenvolvimento.
Reunir esforços de sistematização de dados e informações para subsidiar, por exemplo, o licenciamento ambiental e a ação governamental de controle do desmatamento.
Identificar oportunidades de uso dos recursos naturais, sem a necessidade de se estabelecerem parâmetros para sua exploração.
Identificar e analisar problemas ambientais, tais como áreas degradadas, usos inadequados e exploração irregular.
Em um aquário de água doce foram colocadas duas espécies de moluscos bivalves filtradores para experimento de um projeto de biologia. Após dois meses, observou-se que a espécie A era mais numerosa que a espécie B, diferentemente do ocorre quando A e B são criadas separadamente, situação em que as populações de ambas são muito mais numerosas. Dessas informações conclui-se que a relação entre A e B é de
parasitismo.
predação.
competição.
comensalismo.
inquilinismo.
A relação ecológica harmônica, que beneficia ambas as espécies nela envolvidas, mas é facultativa, ou seja, não essencial a sobrevivência dessas espécies, denomina-se
parasitismo.
predatismo.
comensalismo.
protocooperação.
inquilinismo.
A relação ecológica observada entre os ruminantes e os microrganismos possuidores de celulase que vivem em seus estômagos é classificada como
comensalismo.
saprofitismo.
parasitismo.
mutualismo.
inquilinismo.
Em uma cadeia alimentar terrestre, são chamados de consumidores primários os
carnívoros.
os fungos e as bactérias.
fotossintetizantes.
quimiosintetizantes.
herbívoros.
Ao longo da cadeia alimentar, a transferência de energia e de nutrientes ocorre sempre dos
decompositores para os consumidores.
decompositores para os produtores.
consumidores para os decompositores.
produtores para os consumidores.
consumidores para os produtores.
O primeiro nível trófico é constituído por seres autotróficos capazes de sintetizar matéria orgânica a partir de substâncias minerais e fixar a energia luminosa sob a forma de energia química. São seres autotróficos
as bactérias saprófitas.
as plantas e as algas verdes.
os fungos basidiomicetos.
os moluscos marinhos.
os ruminantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...