Lista completa de Questões sobre Ecologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre os gases dissolvidos na água, o oxigênio é um dos mais importantes na dinâmica e na caracterização de ecossistemas aquáticos. Analise as afirmativas abaixo sobre a quantidade de oxigênio dissolvida na coluna d'água. I. No epilímio, as perdas do oxigênio são compensadas pela produção primária, por meio da fotossíntese ou pela difusão a partir da atmosfera. II. Em regiões tropicais, a concentração de matéria orgânica, aliada às altas temperaturas, contribui decisivamente para o grau de desoxigenação da águaemlagos rasos. III. Em lagos profundos, a extensão do período de estratificação térmica pode ser considerada o principal fator determinante do deficit de oxigênio, especialmente no hipolímnio. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Originalmente, a Floresta Atlântica brasileira se estendia quase continuamente do estado do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, cobrindo uma área correspondente a 12% do país. Atualmente, restam apenas entre 5% e 10% dessa floresta, com situação especialmente crítica no nordeste brasileiro, onde restam apenas 2% da vegetação original, submetidos à severa pressão antrópica. De acordo com essas informações, assinale a opção correta.
A pemanência da maioria dos remanescentes de florestas em pequenas propriedades privadas, isolados e altamente impactados, tem resultado em mudanças previsíveis na estrutura e composição da comunidade vegetal e animal da Floresta Atlântica.
O fato de não ser possível encontrar onças pintadas nos ecossistemas de floresta atlântica brasileira indica que a espécie entrou em processo de extinção, desaparecendo até mesmo de fragmentos isolados que oferecem condições de sobrevivência.
Sabe-se que a extinção em fragmentos pequenos de floresta é um evento raro para espécies de pequenos mamíferos, sendo a sobrevivência da população de uma espécie independente de eventos de recolonização por serem capazes de cruzar a matriz entre os fragmentos ainda existentes.
Essa significativa redução de área combinada com o isolamento de uma matriz não florestal, tem causado alterações na dinâmica das populações, como a interrupção de processos ecológicos como polinização e dispersão de sementes em processos de sucessões ecológicas.
Fragmentos reduzidos, mesmo na total ausência de atividade de caça, têm conseguido manter a maioria das espécies de mamíferos, mesmo os que necessitam de áreas extensas para sobreviver, como frugívoros e predadores de grande porte.
De acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, cabendo ao Estado e à sociedade em regime de cooperação preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir, relativos à ecologia e à legislação ambiental.
A perda de hábitat é a principal causa da diminuição da biodiversidade nos biomas brasileiros, onde um fragmento, mesmo pequeno e isolado, pode ser o único lugar propício à existência de determinada espécie.
A respeito das relações existentes entre os seres vivos, julgue os itens subsequentes.
O mutualismo é uma associação entre seres vivos, na qual ambos são beneficiados, e frequentemente resulta em dependência mútua.
Acerca da ecologia, estudo das interações dos seres vivos entre si e com seu meio ambiente, julgue os próximos itens.
Fatores abióticos, como a luminosidade, são capazes de favorecer a distribuição de uma população, mas não de exercer uma pressão seletiva forte a ponto de excluir uma população de seu hábitat natural.
Acerca da ecologia, estudo das interações dos seres vivos entre si e com seu meio ambiente, julgue os próximos itens.
Em alguns tipos de bromélia podem-se encontrar bactérias e insetos que habitam o ambiente aquático e(ou) úmido que é gerado em suas folhas. Nesse caso, o conjunto envolvendo planta, bactérias e insetos, constitui uma população ecológica.
Acerca da ecologia, estudo das interações dos seres vivos entre si e com seu meio ambiente, julgue os próximos itens.
Um tigre que se alimenta de uma zebra, uma bactéria intestinal que habita o intestino humano e uma rêmora que nada junto a um tubarão exercem relações de predação, comensalismo e simbiose, respectivamente.se trata de um método de controle de pragas igual a aplicação de um inseticida químico e traz os mesmos riscos para a saúde das pessoas que trabalham no campo.
consiste de um método de controle biológico, pois se elimina uma praga da agricultura com o seu inimigo natural.
os inimigos naturais utilizados têm alto potencial em se tornar pragas no futuro, causando danos ao meio ambiente e afetarem áreas agrícolas.
a broca-da-cana poderia ser combatida com uso de inseticidas convencionais, sendo que o único problema encontrado são resíduos químicos que ficam no açúcar.
a técnica ilustra um caso experimental que poderá ser utilizado na agricultura, porém muitos estudos mostram que ela traz mais prejuízos do que benefícios.
O termo ecologia provém do antigo vocábulo grego oikos, que significa casa, lugar onde se habita. No que concerne à ecologia, assinale a opção correta.
A crescente demanda humana por matéria prima, alimento e energia induz a manutenção das características dos ciclos biogeoquímicos e das paisagens das bacias hidrográficas brasileiras.
A interferência das atividades humanas na biosfera é insignificante, apesar da liberação de nitrogênio reativo com a produção de fertilizantes, da queima de combustíveis fósseis e da mudanças de uso da terra no século XX.
A ecologia explica de que maneira os organismos vivos gerenciam os recursos disponíveis em seu habitat para sua sobrevivência.
A ecologia consegue explicar, sem reducionismos, a intervenção, mediada pela ação humana, na natureza.
Acerca da cadeia alimentar, assinale a opção correta.
A extinção de espécies raramente afeta outras espécies, independentemente das relações de dependência entre elas.
Organismos que produzem o próprio alimento por meio da fotossíntese denominam-se consumidores primários.
A decomposição envolve liberação de energia e a conversão de substâncias inorgânicas em elementos orgânicos, que são novamente utilizados pelas plantas.
A transferência da energia, desde o produtor até o decompositor, passando por uma série de consumidores, é denominada cadeia alimentar ou cadeia trófica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...