Lista completa de Questões sobre Ensino em Ciências e Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para segurança tanto em laboratórios de pesquisa quanto didáticos, deve-se conhecer algumas peculiaridades dos materiais para que os mesmos possam ser separados corretamente. Marque a opção abaixo que NÃO apresenta critérios de separação de resíduos:
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que se refere à bioética, julgue os próximos itens. O Comitê de Ética em Pesquisa é órgão que regula e aprova as pesquisas envolvendo seres humanos, sendo responsável pela elaboração de normas institucionais que impliquem questões éticas.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que se refere à bioética, julgue os próximos itens. O Comitê de Bioética constitui-se de profissionais de saúde, bem como de outras áreas, e de representantes da comunidade. Entre seus objetivos incluem auxiliar na reflexão de dilemas morais que surgem na atenção individual de pacientes, prestar consultorias, ensinar, pesquisar e sugerir normas institucionais em assuntos que envolvam questões éticas.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que se refere à bioética, julgue os próximos itens. A bioética divide-se em dois sub-ramos: macrobioética e microbioética, sendo nesta estudados os dilemas que envolvem a relação entre médico e paciente.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que se refere à bioética, julgue os próximos itens. A bioética é uma área multidisciplinar que objetiva o humanismo científico, razão pela qual reconsidera e correlaciona os conceitos da biomedicina, da filosofia, da teologia e do biodireito.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT) - 2013
São atividades e requisitos inerentes ao curador de uma coleção de instituição pública:
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
De acordo com os PCNs, o processo de ensino/aprendizagem é bilateral, dinâmico e coletivo. Portanto, é necessário que se estabeleçam parcerias entre o professor e os alunos assim como parcerias entre os alunos. Diversas são as estratégias que propiciam a instalação de uma relação dialógica em sala de aula, entre as quais destaca-se a experimentação. No que se refere à estratégia de experimentação no ensino de Biologia, levando em consideração as orientações dos PCNs, julgue as afirmativas que seguem.
I As atividades experimentais devem partir de um problema, de uma questão a ser respondida, cabendo ao professor orientar os alunos na busca de respostas.
II As atividades experimentais devem ser desenvolvidas em laboratórios bem equipados, com boas condições de biossegurança, através de roteiros que orientem os procedimentos, cujos resultados sejam previamente conhecidos
III As atividades experimentais devem propiciar oportunidades, para que os alunos elaborem hipóteses, testem-nas, organizem os resultados obtidos, reflitam sobre os resultados esperados, e, sobretudo, os inesperados.
IV As atividades experimentais podem ser realizadas através de experimentos simples, executáveis em casa, no pátio da escola, ou na sala de aula com materiais do dia a dia.
V As atividades experimentais devem ser desenvolvidas, após a discussão da teoria em sala de aula, tendo como principal objetivo comprová-la
Marque a opção que apresenta apenas afirmativas corretas.
I, II e V.
II, III e IV.
I, III e IV.
I, II, III e V.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, o ensino da disciplina de Biologia deve permitir que o aluno
relacione o conhecimento biológico com áreas variadas, como a agricultura, o ambiente, a medicina entre outros, e consiga fazer uma análise crítica diante das descobertas científicas.
consiga apreender as descobertas científicas atuais, fazendo uma reflexão crítica de assuntos polêmicos, sem se preocupar ou comparar com as atividades passadas que revolucionaram o mundo.
aprenda de modo inquestionável e se aproprie de uma nomenclatura específica, fazendo-o perceber que não seria possível compreender absolutamente nada sem os termos biológicos.
descubra sozinho as relações entre seres vivos, a sua fisiologia e as consequências dos problemas ambientais, de modo que cada um chegue a uma conclusão, independentemente de estar correta ou não.
analise os fenômenos biológicos e memorize um conjunto de termos, evitando a formulação de hipóteses e argumentações, não abrindo discussões polêmicas, pois não se trata do objetivo do ensino da disciplina.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, o estudo das Ciências da Natureza no Ensino Fundamental deve capacitar o educando, entre outros aspectos, a
I. utilizar diferentes linguagens: escrita, verbal, corporal, plástica etc., para expressar e comunicar suas ideias; interpretar e utilizar produções culturais, incluindo as científicas;
II. desenvolver a criatividade, a análise crítica, o pensamento lógico e os procedimentos adequados a situações de resolução de problemas reais;
III. agir com responsabilidade em relação à saúde individual e coletiva, visando a uma melhoria da qualidade de vida por meio da valorização e adoção de hábitos saudáveis, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, identificando seus elementos, as interações entre eles e o papel transformador do ser humano;
IV. construir a noção de identidade nacional e pessoal, conhecendo as características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais.
Estão corretas as afirmativas
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A falta de conhecimentos científicos, muitas vezes, favorece ao professor trabalhar em uma perspectiva de ensino transmissiva, constituindo uma dificuldade para envolvimento em atividades inovadoras. É preciso atentar-se que conhecer o conteúdo da disciplina vai além do que muitos cursos de formação inicial costumam priorizar. Isso inclui
I. conhecer a história das Ciências, sobretudo como forma de associar os conhecimentos científicos que originaram a sua construção;
II. conhecer as orientações metodológicas empregadas na construção dos conhecimentos, dominando o método científico utilizado pelos cientistas para validação de teorias;
III. conhecer as interações entre Ciências/Tecnologia/ Sociedade, considerando-se a necessidade de tomada de decisões;
IV. conhecer alguns dos desenvolvimentos científicos recentes, para trabalhar uma visão dinâmica de Ciência, bem como adquirir conhecimentos de outras áreas relacionadas para trabalhar as interações entre diferentes campos;
V. estar preparado para aprofundar e adquirir novos conhecimentos, em função das mudanças curriculares, avanços científicos, questões propostas pelos alunos etc.
Está correto o contido em
I, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e V, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...