Questões sobre Evolução

Lista completa de Questões sobre Evolução para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um importante evento na evolução das plantas foi a ocupação do ambiente terrestre. Sobre as plantas, considere as características a seguir:

I. presença de sistema condutor de seiva.

II. presença de raízes.

III. presença de cloroplastos.

IV. capacidade de incorporar gás carbônico em glicose.

São características diretamente associadas à ocupação do ambiente terrestre:

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    I e III, apenas.

É comum perceber que o termo “evolução” tem um significado de valor para os alunos, que, em geral, consideram as plantas menos evoluídas que os animais e o ser humano o mais evoluído de todos os seres vivos. Para que esta concepção ingênua passe para uma concepção mais “científica”, é importante

  • A.

    reforçar o conceito de evolução como um processo retilíneo, discutindo a diversidade de plantas e de animais a partir da nomenclatura científica.

  • B.

    comparar o conceito de evolução biológica com a ideia de evolução empregada no cotidiano, discutindo a teoria de descendência com modificações.

  • C.

    reforçar o conceito de evolução por meio de provas irrefutáveis de que todos os seres vivos são descendentes de um único ancestral comum.

  • D.

    explicar, por meio de evidências, a forma como o ser humano evoluiu a partir dos chimpanzés.

  • E.

    explicar, por meio de evidências, que os seres vivos mais complexos são sempre mais evoluídos que os seres de vida mais simples.

A evolução por seleção natural se processa no nível de

  • A.

    Família.

  • B.

    Espécie.

  • C.

    População.

  • D.

    Indivíduo.

  • E.

    Grupo Social.

A construção do conhecimento sobre a origem da vida no nosso planeta inclui estudos sobre exobiologia, possibilidade de vida fora da Terra. Entre as descobertas científicas no campo que investiga a origem da vida na Terra, destaca-se:

  • A. o surgimento das primeiras células a partir da formação dos coacervados.
  • B. o papel informacional das proteínas, crucial para o surgimento do progenoto.
  • C. a descoberta do papel catalítico de certas moléculas de RNA, associada à sua função informacional.
  • D. a definição clara dos processos iniciais da origem da vida a partir das contribuições da exobiologia.
  • E. a impossibilidade de demonstrar experimentalmente a síntese de aminoácidos e nucleotídeos abioticamente.

Uma aquisição evolutiva chave do grupo dos insetos que contribuiu marcadamente para o seu sucesso é:

  • A. a simetria bilateral, com duplicação dos órgãos internos.
  • B. a metamorfose completa em todos os representantes da Classe.
  • C. os apêndices articulados, como parte importante do plano corporal.
  • D. o vôo e suas repercussões na defesa, alimentação e dispersão do grupo.
  • E. a respiração branquial, que leva o oxigênio diretamente para todas as células.

O neodarwinismo considera diversos fatores evolutivos que promovem alterações nas frequências gênicas da população ao longo das gerações. Com base nesses fatores, assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito a ela associado.

  • A.

    Mutação gênica: ocorre ao acaso e aumenta a sobrevivência e o sucesso reprodutivo dos indivíduos que sofreram modificações no seu material genético.

  • B.

    Recombinação genética: mecanismo de transmissão dos caracteres adquiridos.

  • C.

    Seleção natural: o ambiente conduz a alterações nas frequências dos genes.

  • D.

    Migração: estabelece o fluxo gênico, apurando gradativamente as diferenças genéticas entre as populações de uma mesma espécie.

  • E.

    Oscilação genética: acontece somente em populações grandes, devido à ocorrência de fatores casuais.

Francis Galton (1822-1911), primo de Charles Darwin, foi antropólogo, estatístico e matemático. Ele introduziu o conceito de eugenia e propôs que “as forças cegas da seleção natural, como agente propulsor do progresso, devem ser substituídas por uma seleção consciente, e os homens devem usar todos os conhecimentos adquiridos pelo estudo e pelo processo da evolução nos tempos passados, a fim de promover o progresso físico e moral no futuro”. Em 1908, foi fundada a Sociedade Eugênica em Londres, primeira organização a defender essas idéias de forma organizada e ostensiva. A ideia de eugenia proliferou ao longo do mundo, tendo chegado também ao Brasil e culminado durante a segunda guerra mundial. Assinale a alternativa que apresenta ideia relacionada ao conceito correto de eugenia.

  • A.

    Criação de uma espécie via fluxo gênico.

  • B.

    Melhoria de uma espécie via seleção artificial.

  • C.

    Modificação de uma espécie via seleção natural.

  • D.

    Alteração positiva de uma espécie pela deriva genética.

  • E.

    Surgimento de uma nova espécie via melhoramento genético.

A Biologia é a área da ciência que estuda a vida. Porém, não há consenso e não há uma proposta definitiva a respeito de como a vida surgiu na Terra. Ao longo da história da Biologia, diversas propostas foram feitas. Porém, uma série delas foi demonstrada como errada, em decorrência do aumento de conhecimento científico. O contraste entre a abiogênese e a biogênese, por exemplo, perdurou até o célebre experimento de Pasteur, com utilização de frascos com pescoço de cisne. Uma consequência direta do experimento de Pasteur foi a

  • A.

    produção de antibióticos.

  • B.

    teoria microbiológica da doença.

  • C.

    tecnologia do DNA recombinante.

  • D.

    proposta de origem da vida por cosmozoários.

  • E.

    manutenção da abiogênese como proposta válida.

No processo evolutivo, denomina-se especiação a origem de novas espécies. Nesse processo,

  • A. a especiação alopátrica dispensa a separação geográfica.
  • B. a especiação simpátrica requer separação geográfica.
  • C. a poliploidia é um mecanismo pelo qual as espécies são produzidas por especiação simpátrica.
  • D. as ilhas isoladas são locais que dificultam a ocorrência de especiação.

Marina preparava uma galinha para o almoço domingueiro quando sua filha de nove anos, ao observar cuidadosamente um pé de frango, disse: "Olha, mamãe, parece um pé de dinossauro que eu vi na tevê".

Acerca dessa situação e de taxonomia e comportamento de vertebrados, julgue os itens de 56 a 60.

A observação da criança está cientificamente errada, pois não existem estudos sobre relações filogenéticas entre dinossauros e aves.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...