Questões sobre Evolução

Lista completa de Questões sobre Evolução para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à origem e à evolução da vida, julgue os itens que se seguem.

Alexander Oparin buscou entender a origem da vida como parte da evolução de reações bioquímicas mediante a competição e seleção darwiniana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias propostas por Lamarck e Darwin, julgue os itens subsequentes.

Lamarck supunha que o ambiente produzia necessidades e atividades no organismo e estas, por sua vez, operavam variações adaptativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

As letras indicam diferentes grupos de um mesmo nível taxonômico. Os sub-grupos formados pelos desenhos (linha cheia, fundo cinza, que inclui as letras W, X, Y e Z; linha cheia, fundo branco e linha pontilhada) são definidos, segundo a cladística, respectivamente, como grupos

  • A.

    parafilético, monofilético e polifilético

  • B.

    sinapomórfico, polifilético e parafilético

  • C.

    monofilético, parafilético e polifilético

  • D.

    coroa, tronco e monofilético

  • E.

    tronco, coroa e pan

Suponha que o cladograma seja a árvore parcial dos vertebrados e que o nível taxonômico representado pelas letras seja de classes. As setas apontam o momento do aparecimento das características indicadas. Constituem exemplos da fauna brasileira das classes T e U, respectivamente,

  • A.

    mico-leão-dourado e arara-azul

  • B.

    papagaio-verdadeiro e capivara

  • C.

    jacaré-de-papo-amarelo e piranha

  • D.

    sapo-cururu e poraquê

  • E.

    pacu e sapo-garimpeiro

De acordo com o diálogo presente na ilustração, está correto:

  • A.

    um argumento darwinista sobre a evolução biológica transparece na fala da barata pai.

  • B.

    a história explica corretamente que a espécie humana é mais evoluída do que as baratas.

  • C.

    no quadro 02, a barata apresenta uma explicação neodarwinista sobre a evolução humana.

  • D.

    no quadro 03, a barata filha apresenta um fato cientificamente comprovado.

  • E.

    um argumento lamarckista sobre a evolução biológica transparece na fala da barata pai.

A análise comparativa entre genomas tornou-se uma ferramenta muito útil nos estudos evolutivos. Considerando a figura abaixo, construída com base na análise dos diferentes genomas, podemos concluir que os organismos que apresentam sequências de DNA com maior grau de similaridade são

  • A.

    protozoário e coral.

  • B.

    peixe e estrela-do-mar.

  • C.

    baleia e pássaro.

  • D.

    coral e ostra.

  • E.

    peixe e baleia.

A análise comparativa entre diferentes organismos mostra que em certas situações há uma estreita similaridade entre a forma do corpo ou de órgãos específicos. Esse é o caso, por exemplo, da comparação entre golfinho (mamífero), tubarão (peixe) e ictiossauro (réptil fóssil), todos eles apresentando um mesmo tipo de silhueta (forma do corpo) hidrodinâmica.

Para os pesquisadores, esse tipo de situação evidencia um processo evolutivo denominado convergência evolutiva, segundo o qual

  • A.

    a forma análoga do corpo mostra como ambientes semelhantes podem conduzir organismos de origens distintas a desenvolver características semelhantes.

  • B.

    organismos de mesma origem submetidos a ambientes distintos manifestam características semelhantes.

  • C.

    novas espécies surgem devido à extinção de espécies preexistentes, deixando vagos nichos ecológicos a serem ocupados.

  • D.

    um organismo ancestral (ictiossauro) origina duas espécies distintas (tubarão e golfinho) por irradiação adaptativa.

  • E.

    características homólogas podem surgir em espécies que não são diretamente aparentadas.

O conceito central na teoria evolutiva de Darwin-Wallace é

  • A.

    a reprodução diferencial de indivíduos de uma mesma população refletindo-se no número de descendentes que cada um é capaz de deixar.

  • B.

    o desenvolvimento de estruturas adaptativas como mecanismo de sobrevivência de certos indivíduos de uma população.

  • C.

    a sobrevivência dos indivíduos mais fortes em relação aos mais fracos.

  • D.

    a tendência dos seres vivos a sofrer modificações para melhorar sua adaptação ao meio.

  • E.

    a transmissão para a descendência das características adquiridas ao longo da vida.

Observe a árvore filogenética a seguir, que representa a evolução dos grandes grupos de plantas.

De acordo com essa árvore filogenética, as plantas são definidas pela presença de

  • A.

    frutos.

  • B.

    sementes.

  • C.

    embrião.

  • D.

    vasos condutores.

  • E.

    clorofila.

Uma planta parasita muito comum no Brasil é o cipó-chumbo, também conhecido como fios de ovos. Esse vegetal tem raízes sugadoras (haustórios) que penetram no tronco da planta hospedeira, retirando a seiva elaborada. Capaz de produzir flores, frutos e sementes, o cipó-chumbo não tem clorofila e não faz fotossíntese. O cladograma abaixo mostra a posição evolutiva do cipó-chumbo em relação a alguns grandes grupos de plantas.

Considerando a imagem e as informações acima, é correto afirmar que o cipó-chumbo

  • A.

    está evolutivamente próximo das plantas frutíferas, apesar da perda da capacidade de fotossintetizar.

  • B.

    não pode ser considerado uma planta, pois perdeu uma das características mais básicas do grupo, que é a clorofila.

  • C.

    é a planta mais evoluída do cladograma, pois os organismos mais à direita são os biologicamente superiores.

  • D.

    está posicionado incorretamente no cladograma e é, na verdade, o elo perdido entre as algas verdes e as samambaias.

  • E.

    deveria estar posicionado próximo às samambaias, devido à sua característica de viver sobre outras plantas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...