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Com relação à origem e à evolução da vida, julgue os itens que se seguem.
Alexander Oparin buscou entender a origem da vida como parte da evolução de reações bioquímicas mediante a competição e seleção darwiniana.
Acerca das teorias propostas por Lamarck e Darwin, julgue os itens subsequentes.
Lamarck supunha que o ambiente produzia necessidades e atividades no organismo e estas, por sua vez, operavam variações adaptativas.
As letras indicam diferentes grupos de um mesmo nível taxonômico. Os sub-grupos formados pelos desenhos (linha cheia, fundo cinza, que inclui as letras W, X, Y e Z; linha cheia, fundo branco e linha pontilhada) são definidos, segundo a cladística, respectivamente, como grupos
parafilético, monofilético e polifilético
sinapomórfico, polifilético e parafilético
monofilético, parafilético e polifilético
coroa, tronco e monofilético
tronco, coroa e pan
Suponha que o cladograma seja a árvore parcial dos vertebrados e que o nível taxonômico representado pelas letras seja de classes. As setas apontam o momento do aparecimento das características indicadas. Constituem exemplos da fauna brasileira das classes T e U, respectivamente,
mico-leão-dourado e arara-azul
papagaio-verdadeiro e capivara
jacaré-de-papo-amarelo e piranha
sapo-cururu e poraquê
pacu e sapo-garimpeiro
De acordo com o diálogo presente na ilustração, está correto:
um argumento darwinista sobre a evolução biológica transparece na fala da barata pai.
a história explica corretamente que a espécie humana é mais evoluída do que as baratas.
no quadro 02, a barata apresenta uma explicação neodarwinista sobre a evolução humana.
no quadro 03, a barata filha apresenta um fato cientificamente comprovado.
um argumento lamarckista sobre a evolução biológica transparece na fala da barata pai.
A análise comparativa entre genomas tornou-se uma ferramenta muito útil nos estudos evolutivos. Considerando a figura abaixo, construída com base na análise dos diferentes genomas, podemos concluir que os organismos que apresentam sequências de DNA com maior grau de similaridade são
protozoário e coral.
peixe e estrela-do-mar.
baleia e pássaro.
coral e ostra.
peixe e baleia.
A análise comparativa entre diferentes organismos mostra que em certas situações há uma estreita similaridade entre a forma do corpo ou de órgãos específicos. Esse é o caso, por exemplo, da comparação entre golfinho (mamífero), tubarão (peixe) e ictiossauro (réptil fóssil), todos eles apresentando um mesmo tipo de silhueta (forma do corpo) hidrodinâmica.
Para os pesquisadores, esse tipo de situação evidencia um processo evolutivo denominado convergência evolutiva, segundo o qual
a forma análoga do corpo mostra como ambientes semelhantes podem conduzir organismos de origens distintas a desenvolver características semelhantes.
organismos de mesma origem submetidos a ambientes distintos manifestam características semelhantes.
novas espécies surgem devido à extinção de espécies preexistentes, deixando vagos nichos ecológicos a serem ocupados.
um organismo ancestral (ictiossauro) origina duas espécies distintas (tubarão e golfinho) por irradiação adaptativa.
características homólogas podem surgir em espécies que não são diretamente aparentadas.
O conceito central na teoria evolutiva de Darwin-Wallace é
a reprodução diferencial de indivíduos de uma mesma população refletindo-se no número de descendentes que cada um é capaz de deixar.
o desenvolvimento de estruturas adaptativas como mecanismo de sobrevivência de certos indivíduos de uma população.
a sobrevivência dos indivíduos mais fortes em relação aos mais fracos.
a tendência dos seres vivos a sofrer modificações para melhorar sua adaptação ao meio.
a transmissão para a descendência das características adquiridas ao longo da vida.
Observe a árvore filogenética a seguir, que representa a evolução dos grandes grupos de plantas.
De acordo com essa árvore filogenética, as plantas são definidas pela presença de
frutos.
sementes.
embrião.
vasos condutores.
clorofila.
Uma planta parasita muito comum no Brasil é o cipó-chumbo, também conhecido como fios de ovos. Esse vegetal tem raízes sugadoras (haustórios) que penetram no tronco da planta hospedeira, retirando a seiva elaborada. Capaz de produzir flores, frutos e sementes, o cipó-chumbo não tem clorofila e não faz fotossíntese. O cladograma abaixo mostra a posição evolutiva do cipó-chumbo em relação a alguns grandes grupos de plantas.
Considerando a imagem e as informações acima, é correto afirmar que o cipó-chumbo
está evolutivamente próximo das plantas frutíferas, apesar da perda da capacidade de fotossintetizar.
não pode ser considerado uma planta, pois perdeu uma das características mais básicas do grupo, que é a clorofila.
é a planta mais evoluída do cladograma, pois os organismos mais à direita são os biologicamente superiores.
está posicionado incorretamente no cladograma e é, na verdade, o elo perdido entre as algas verdes e as samambaias.
deveria estar posicionado próximo às samambaias, devido à sua característica de viver sobre outras plantas.
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