Lista completa de Questões sobre Evolução para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
2.
3.
4.
5.
1.
A reprodução sexuada é a mais comum entre as espécies de organismos do domínio Archea.
Os organismos unicelulares do domínio Eukaria que habitam águas doces são hipotônicos em relação ao exterior, pois não possuem estruturas responsáveis pela osmorregulação interna.
Procariontes constituem um grupo coeso do ponto de vista evolutivo, pois estão dispersos somente em um dos três domínios.
Os organismos do domínio Archea são evolutivamente menos relacionados aos organismos eucariontes do que às bactérias.
As arqueobactérias não originaram as bactérias atuais, mas ambos os tipos derivaram do mesmo ancestral comum.
Em 1.859 as teorias evolutivas foram contestadas é não era aceito mais o princípio da imutabilidade, denominado Fixismo, a partir daí desenvolveu-se idéias sobre a evolução dos seres vivos através da seleção natural. O início destes trabalhos foram realizados por:
Lineu.
Darwin.
Mendel.
Epiteliel.
O tipo de seleção natural citado no texto é a:
estabilizadora.
direcional.
sexual.
disruptiva.
diferencial.
Biologia - Evolução - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Em um experimento realizado em 1982, o ecólogo Malte Anderson capturou alguns machos da espécie de pássaro Euplectes progne e retirou 40 cm da cauda, que ele colocou em outros machos. Uma observação realizada após a soltura dos pássaros revelou que os machos com caudas adicionais tornaram-se pais de maior sucesso, quando comparados aos de caudas reduzidas, conforme estabelecido no número maior de ovos ou ninhos cheios de filhotes em seus territórios. Sabe-se que os machos dessa espécie escolhem um território que defendem de outros machos, fazendo a corte para atrair fêmeas. Esse experimento permitiu a confirmação
do princípio de Gause da exclusão competitiva.
da seleção disruptiva de Herman Muller.
da seleção sexual de Charles Darwin.
do polimorfismo diferencial de Lamarck.
Contemplamos a natureza exuberante de beleza e de prosperidade, e notamos muitas vezes uma superabundância de alimentação; mas não vemos, ou esquecemos que as aves, que cantam empoleiradas descuidadamente num ramo, se nutrem principalmente de insetos ou de grãos, e que, fazendo isto, destroem continuamente seres vivos; esquecemos que as aves carnívoras e os animais de presa estão à espreita para destruir quantidades consideráveis destes alegres cantores, devastando-lhes os ovos ou devorando-lhes os filhotes; não nos lembramos sempre que, se há superabundância de alimentação em certas épocas, o mesmo não ocorre em todas as estações do ano.
Neste trecho de A origem das espécies, Charles Darwin, se referia ao seguinte termo de sua teoria:
Seleção sexual
Variação das espécies
Hereditariedade
Luta pela existência
Uso e desuso
Biologia - Evolução - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A hipótese mais aceita pelos cientistas sobre os primeiros organismos vivos que aparecem na Terra, afirma que eram organismos aquáticos e anaeróbicos. A explicação que melhor fundamenta essa hipótese é:
a atmosfera primitiva possuía grandes quantidades de oxigênio atmosférico, mas nenhuma camada de ozônio que protege os seres vivos da radiação ultravioleta, o que só permitiu o surgimento de heterotróficos aquáticos;
as cianofíceas fotossintéticas que permitiram o surgimento de grandes quantidades de oxigênio atmosférico e portanto da camada de ozônio que protege os seres vivos da radiação ultravioleta;
a atmosfera primitiva continha quantidades iguais de gás carbônico e oxigênio, mas nenhuma camada de ozônio que protege os seres vivos da radiação ultravioleta, o que só permitiu o surgimento de autotróficos aquáticos;
as cianofíceas quimiossintéticas que permitiram o surgimento de grandes quantidades de oxigênio atmosférico e portanto da camada de ozônio que protege os seres vivos da radiação ultravioleta;
organismos heterotróficos dependem de oxigênio para a produção de energia e este gás só surgiu na atmosfera pela decomposição da camada de ozônio milhões de anos após o surgimento da vida.
As atuais aves pernaltas, ter-se-iam se originado de aves ancestrais aquáticas, que se tornaram pernaltas pelo esforço que realizaram no sentido de esticar as suas pernas, evitando molhá-las durante a locomoção na água. A cada geração, esse esforço produziria aves com pernas mais longas, que transmitiam essa característica à geração seguinte.
O trecho acima resume a ideia da:
seleção natural, proposta por Darwin.
recombinação gênica, proposta por Morgan.
segregação independente, proposta por Mendel.
geração espontânea, proposta porAristóteles.
lei do uso e desuso, proposta por Lamarck.
Sobre a seleção natural é correto afirmar que:
as variações ocorrem como se a adaptação não fosse consequência de atividades musculares.
as variações ocorrem como se a adaptação fosse consequência de atividades musculares.
as variações não são submetidas ao meio ambiente, que conserva as favoráveis e eliminas as desfavoráveis.
as variações são submetidas ao meio ambiente, que conserva as favoráveis e eliminas as desfavoráveis.
Populações que foram isoladas geograficamente podem ter histórias evolutivas próprias e independentes, resultantes da diversificação genética e de sua seleção no ambiente.
O isolamento reprodutivo constitui a principal barreira para o surgimento de novas espécies através do processo de cladogênese.
No processo descrito no enunciado ocorreu anagênese, a qual se caracteriza pela adaptação gradual de uma população em resposta às mudanças ambientais.
No processo de especiação é fundamental que as populações envolvidas tenham capacidade de desenvolver novas características para se adaptarem a ambientes específicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...