Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da necessidade de proteção à biodiversidade, julgue os itens que se seguem.
Pesquisas acerca da fauna de unidades de conservação devem ser incentivadas, valorizando-se também o conhecimento das populações tradicionais.Em relação às enzimas de restrição é correto afirmar que:
Um dos maiores problemas é a indisponibilidade dessas enzimas, devido à sua especificidade. Existem cerca de 30 purificadas, caracterizadas e comercializadas.
As seqüências de reconhecimento das endonucleases são palindrômicas. Isso significa que a enzima corta as duas fitas de DNA num único eixo vertical.
As endonucleases de restrição reconhecem uma seqüência específica de bases, na dupla hélice de DNA e cortam as duas fitas em lugares determinados.
Endonucleases são enzimas que abrem a dupla fita de DNA, permitindo a entrada de bases complementares.
Acerca da necessidade de proteção à biodiversidade, julgue os itens que se seguem.
A realização de pesquisa científica no interior das unidades de conservação independe de autorização para instituições públicas de pesquisa, sendo as privadas sujeitas a autorização concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A replicação do DNA fita dupla exige que as duas fitas sejam separadas, o que implica a necessidade de girar o DNA sobre si mesmo milhões de vezes durante o processo. Se o DNA for circular, a tensão gerada nele pelo avanço bidirecional da forquilha de replicação é enorme; além disso, no fim do processo as duas fitas duplas de DNA ficam presas uma a outra (catenadas). Que enzimas são responsáveis pelo relaxamento da tensão gerada na replicação e pela decatenação dos DNAs circulares?
helicases.
toposiomerases.
telomerases.
girases.
Acerca da necessidade de proteção à biodiversidade, julgue os itens que se seguem.
As unidades de conservação de proteção integral correspondem a iniciativas de conservação da fauna ex situ.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que enumera apenas as afirmativas corretas:
I e III estão corretas
II e III estão corretas.
I e IV estão corretas.
II e IV estão corretas.
Acerca da necessidade de proteção à biodiversidade, julgue os itens que se seguem.
A política ambiental brasileira veda, em qualquer hipótese, a criação em cativeiro de espécimes da fauna ameaçados de extinção.
A técnica de PCR tem provocado grande impacto nas principais áreas da biotecnologia: mapeamento gênico, clonagem e seqüenciamento de DNA, e detecção da expressão gênica. Atualmente, a PCR é utilizada para o diagnóstico de doenças genéticas, bem como na detecção de organismos geneticamente modificados em produtos alimentícios. Sobre o método pelo qual a PCR funciona é correto afirmar que:
Primers são pequenos fragmentos com cerca de 20 pares de bases complementares a cada uma das extremidades do fragmento de DNA de interesse e que produzem uma terminação 3' –OH livre, necessária para a polimerase iniciar a síntese do DNA.
A mistura submetida à PCR é resfriada até 55°C ou 65°C após um aquecimento a 95°C para permitir a desnaturação do DNA por DNAses específicas.
Uma enzima especial resistente ao calor chamada Taq DNA polimerase promove a separação da dupla fita de DNA a 95°C.
Ocorre uma variação cíclica da temperatura durante todo o processo, sendo que, a cada ciclo, a quantidade de DNA aumenta em progressão aritmética e o número de ciclos não pode ultrapassar um período de 24 horas.
Acerca da necessidade de proteção à biodiversidade, julgue os itens que se seguem.
O manejo in situ contribui para o conhecimento do tamanho efetivo da população.
Uma das mais populares utilizações da PCR, atualmente, é na determinação de paternidade. Em relação ao assunto é correto afirmar que:
O resultado do exame independe do número de fragmentos de DNA com tandem repeat analisado, uma vez que a seqüência é invariável dentro de uma mesma molécula de DNA.
As seqüências de repetição ou VNTRs (do inglês Variable Number of Tandem Repeat) são utilizadas em testes de paternidade por DNA por serem altamente conservadas, permitindo estabelecer semelhanças com seqüências relacionadas.
A única maneira de se estabelecer paternidade é através da técnica de hibridização.
As seqüências de repetição ou VNTRs (do inglês Variable Number of Tandem Repeat) são utilizadas em testes de paternidade por DNA por serem altamente polimórficas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...