Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que microrganismos patogênicos resistentes a diversos antibióticos tenham sido usados intencionalmente para agredir cobaias de laboratório, julgue os itens a seguir.
O uso de um agente antimicrobiano ao qual o microrganismo seja sensível, em dose capaz de inibir o crescimento de 25% das colônias in vitro, permite selecionar microrganismos resistentes ao referido agente.
Como conseqüência da mitose:
Formam-se os gametas masculino e feminino.
Os núcleos das células geradas apresentam metade dos cromossomos da célula mãe.
Os núcleos das células geradas apresentam o mesmo número de cromossomos da célula mãe.
O núcleo de uma célula se divide em quatro.
Considerando que microrganismos patogênicos resistentes a diversos antibióticos tenham sido usados intencionalmente para agredir cobaias de laboratório, julgue os itens a seguir.
O uso de agentes antimicrobianos cujo mecanismo de ação tenha como base a destruição da membrana celular do microrganismo, sem depender de processos enzimáticos, tem menor probabilidade de selecionar organismos resistentes.
A síndrome de Down, ou mongolismo, é uma anomalia humana congênita, causada pela trissomia do cromossomo de número 21. As células da pessoa afetada apresentam 47 cromossomos. A freqüência de nascimentos de crianças com mongolismo é da ordem de 1/700 nascidas vivas (mais ou menos 0,14%). A causa mais comum dessa anomalia é:
A não-disjunção dos cromossomos sexuais durante a meiose, o que leva à formação de gametas deficientes quanto ao cromossomo sexual.
Deleção dos cromossomos 15 e 21, formando um terceiro cromossomo.
É a translocação equilibrada dos braços curtos do cromossomo 21 para outro cromossomo.
A não-disjunção dos cromossomos 21 durante a meiose, o que leva à formação de gametas portadores de dois cromossomos 21.
Em um ensaio de lise celular, observou-se que determinado componente é capaz de destruir 50% das células presentes, mas não foi realizado nenhum controle negativo. A respeito desse ensaio, julgue o item abaixo.
O resultado desse ensaio deve ser considerado duvidoso até que seja repetido paralelamente ao controle negativo.
Os avanços ocorridos na área de reprodução humana, nos últimos anos, têm permitido solucionar os mais diversos tipos de complicações relacionados com a fertilidade. Entretanto, na maioria das vezes, o alto custo desses procedimentos os torna inacessíveis para a grande maioria dos casais, para os quais são geradas expectativas e frustrações. Em relação à infertilidade humana é correto afirmar que:
As técnicas de reprodução assistida têm muito mais probabilidade de êxito quando o problema de infertilidade é da mulher.
As técnicas de inseminação artificial intrauterina são eficientes principalmente para casais em que o marido apresenta baixas contagens de espermatozóides.
Cerca de 15 a 20% dos casais apresentam algum tipo de problema relacionado com fertilidade.
Na grande maioria dos casos (60%) a mulher é responsável pela infertilidade do casal. O homem contribui com 20% dessa casuística e os restantes 20% referem-se a problemas do casal.
Tendo o tema abordado no texto acima por referência inicial, julgue os itens a seguir.
As duas espécies citadas pertencem ao mesmo bioma.
O exame Espermograma está indicado na avaliação inicial de todos os casos de suspeita de infertilidade e é o recurso laboratorial utilizado para avaliação da atividade funcional dos órgãos genitais masculinos. Além da sua indicação na investigação de infertilidade masculina, pode também ser relevante em infecções e em uma infinidade de distúrbios e patologias genitais. Assinale a alternativa correta, em relação aos parâmetros obtidos no espermograma:
Taxas inferiores a 60% de espermatozóides morfologicamente normais, isto é, que tenham cabeças ovais normais, porção média e cauda são indício forte de infertilidade.
A presença de grande número de células imaturas indica alta atividade sexual e não está relacionada com infertilidade.
Taxas inferiores a 60% de espermatozóides morfologicamente normais, isto é, que tenham cabeças ovais normais, porção média e cauda são indício forte de infertilidade.
A motilidade do esperma geralmente é avaliada de duas maneiras: a quantidade de esperma com motilidade como porcentagem do total e a qualidade do movimento espermático de progressão em linha reta.
Tendo o tema abordado no texto acima por referência inicial, julgue os itens a seguir.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um veterinário, dono de pet shop, em viagem de férias, capturou sem autorização espécimes das espécies citadas, transportou-as cuidadosamente em seu veículo e vendeu-as posteriormente.
Nessa situação, o veterinário não está sujeito às cominações da Lei n.º 9.605/1998.
Muitos dos problemas que impedem a expressão normal da fertilidade de um casal não encontram ainda solução. Nesses casos, os processos de reprodução assistida oferecem a possibilidade de transpor o obstáculo permitindo a ocorrência de gravidez. Em relação aos processos de reprodução assistida, pode-se afirmar que:
Processos homólogos são aqueles em que pelo menos um dos cônjuges é capaz de produzir o gameta, oócito ou espermatozóide.
A existência de oócitos pode ser garantida para qualquer paciente, por meio da estimulação controlada dos ovários, ainda que isso não seja garantia de fertilidade.
Processos heterólogos são aqueles em que não estão disponíveis oócitos e/ou espermatozóides, exigindo um doador de gameta, masculino ou feminino, ou de ambos.
Processos heterólogos são aqueles em que a fertilização é realizada "in vitro" e a gestação é realizada por uma doadora temporária de útero (barriga de aluguel).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...