Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As três enzimas necessárias para a utilização da lactose como alimento pelas bactérias, cuja codificação corresponde a uma unidade genética comum – operon lac – são

  • A.

    frutosidade, indutase e acetilase.

  • B.

    â-glicosidade, permease e transacetilase.

  • C.

    maltosidase, indutase e acetilase.

  • D.

    â-lactosidase, permease e transacetilase.

  • E.

    â-galactosidase, permease e transacetilase.

As pontes de hidrogênio que ligam duas moléculas de água são muito importantes para a existência dessa substância em nosso planeta, uma vez que essas ligações químicas são responsáveis pela

  • A.

    contração do espaço entre as moléculas no congelamento, formando estrutura fechada.

  • B.

    permanência da água em estado sólido, com ligações firmes e alta densidade.

  • C.

    pequena capacidade térmica da água para o aquecimento de regiões geladas.

  • D.

    capacidade que as moléculas de água têm de atuar como solvente universal.

  • E.

    existência de água líquida, além do gelo e do vapor d'água.

Em relação ao ambiente marinho e seus habitantes, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, assinale a opção correta.

  • A.

    1 - 4 - 3 - 2

  • B.

    4 - 3 - 2 - 1

  • C.

    2 - 1 - 4 - 3

  • D.

    3 - 2 - 1 - 4

  • E.

    4 - 1 - 2 - 3

"Na maioria das vezes, os cientistas não discordam em relação aos dados;é a interpretação deles que pode ocasionar controvérsias. Em certos casos, as diferentes interpretações podem ser verificadas em laboratório".

No texto acima, as expressões sublinhadas correspondem, respectivamente, a:

  • A.

    hipóteses, fatos, experiências controladas.

  • B.

    hipóteses, experiências controladas, fatos.

  • C.

    fatos, hipóteses, experiências controladas.

  • D.

    fatos, experiências controladas, hipóteses.

  • E.

    experiências controladas, hipóteses, fatos.

Considerando a Figura abaixo onde o tamanho dos organismos individuais é aproximadamente proporcional ao número de espécies descritas no táxon mais alto que ele representa podemos afirmar que

  • A.

    as Gimnospermas representam os organismos com maior riqueza de espécies conhecida no reino Plantae.

  • B.

    os Arthropoda não insetos e os Mollusca apresentam maior riqueza de espécies do que os Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia juntos.

  • C.

    os Dípteros são os animais de maior riqueza de espécies no planeta.

  • D.

    os Fungi possuem mais espécies conhecidas do que os crustáceos e peixes juntos.

  • E.

    os protistas são tão ricos em espécies quanto os Echinodermata, Cnidária e Platyhelminthes.

A discussão a respeito das noções de tempo e de sua natureza tem ocupado muitos cientistas. Discute-se se o tempo seria absoluto ou relacional e como medir com precisão o tempo real, entre outras questões. Há, no entanto, alguns consensos como, por exemplo:

  • A.

    o tempo absoluto é criado de forma exclusiva em cada lugar e momento do universo.

  • B.

    as equações das leis de Newton levam em conta um tempo relativo.

  • C.

    as equações básicas de Einstein têm como referência um tempo absoluto e ideal.

  • D.

    o tempo não tem significado nos eventos que podem ocorrer nos buracos negros.

  • E.

    na teoria do "big bang" para a origem do universo o tempo seria absoluto.

Baseado na equação logística ou diferencial que descreve o crescimento populacional, dN/dt =r°N (1-N/K), é falso dizer que:

  • A.

    a taxa exponencial de aumento diminui linearmente com o tamanho da população.

  • B.

    quando N excede a capacidade de suporte a população diminui.

  • C.

    K representa o número de indivíduos que o ambiente pode suportar.

  • D.

    a taxa absoluta de crescimento (dN/dt) atinge o mínimo quando o tamanho da população é a metade de k.

  • E.

    r° representa a taxa intrínseca de crescimento exponencial da população.

Sobre o conhecimento científico e tecnológico é correto afirmar que

  • A.

    os cientistas elaboram hipóteses baseados em fatos observados.

  • B.

    as explicações científicas tiram a grandeza e a glória dos mistérios do mundo.

  • C.

    a produção de alimentos exige obrigatoriamente tecnologia complexa.

  • D.

    as altas taxas de sobrevivência infantil ocorrem sem interferência de tecnologia.

  • E.

    o papel do ser humano na natureza só pode ser redefinido através de tecnologia.

As técnicas de coletas de plantas e animais são bastante variáveis e dependem dos objetivos da pesquisa. Alguns organismos são analisados e liberados enquanto outros devem ser preservados para estudos posteriores. Assinale a opção incorreta em relação às técnicas de preservação.

  • A.

    O preparo de peles para estudo ou coleções denomina- se taxidermia e é usada geralmente para mamíferos e aves.

  • B.

    As plantas são preservadas a seco em folhas de papel, após serem prensadas em pranchas de madeira e secas em estufas.

  • C.

    Peixes, anfíbios e répteis são fixados e mantidos em álcool a 70%.

  • D.

    Os nematódeos e platelmintos são mantidos vivos em solução fisiológica e, em seguida, são fixados em formol acético.

  • E.

    Os invertebrados de corpo mole são mantidos em álcool para evitar a contração corporal e a quebra de apêndices.

Ao se analisar um livro didático para o ensino de Ciências, um critério importante a ser considerado para sua seleção é que ele

  • A.

    utilize mais textos descritivos dos fenômenos do que argumentações e raciocínios.

  • B.

    apresente a seqüência de conteúdos iguais à escolhida no planejamento do professor.

  • C.

    proponha diferentes atividades aos alunos, explorando diversos aspectos do conteúdo.

  • D.

    proponha exercícios para facilitar a memorização de termos e de fatos.

  • E.

    tenha conteúdos científicos independentes da vivência e da faixa etária dos alunos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...