Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Schistosoma mansoni deste que sai do ovo até a infestação do homem passa pelas seguintes fases de larvas:
Miracdio > Rédia > Esporocisto > Cercária > Metacercária
Miracídio > Rédia > Esporocisto > Cercária
Miracídio > Esporocisto > Cercária.
Miracídio > Cercária
A eliminação dos mosquitos é uma medida de profilaxia das seguintes doenças:
tripanossomose e leishmaniose.
tripanossomose e malária
leishmaniose e malária.
malária e toxoplasmose
O Trypanosoma cruzi é o agente causador da:
Leishmaniose tegumentar.
Amebíase extra-intestinal.
Cisticercose
As bactérias com forma de bastão recurvado em virgula, causadores da cólera, são os:
Espiroquetas
Espirilos
Estafilococos
Vibriões
Nos seres humanos os grupos sanguíneos possuem relevância forense, principalmente o sistema ABO, o fator Rh e o sistema MN. Analise a informação abaixo. João possui sangue do tipo B, fator Rh negativo e é do grupo N; já Maria (sua mulher) possui no sangue o fator Rh (antígeno D). Sabe-se que o pai de João possui sangue do tipo B, Rh positivo e é do grupo MN; enquanto sua mãe possui sangue do tipo O, fator Rh positivo e é do grupo MN. Maria tem pais com sangue do tipo O, sendo um deles do grupo M e o outro do grupo N. A mãe de Maria teve um filho que apresentou a Doença Hemolítica do Recém-Nascido (Eritroblastose Fetal). Qual a probabilidade do casal João e Maria ter um descendente com o mesmo genótipo da mãe?
É tipicamente uma micose
Tétano
Teníase
Esquistossomose
Pé-de-atleta
A ciência que procura entender os seres vivos é bastante complexa. Avalie seus conhecimentos em Biologia e marque apenas a opção que contenha as três frases corretas.
( ) I- O esôfago apresenta musculatura do tipo lisa; o miocárdio apresenta musculatura do tipo estriada esquelética e o bíceps músculos estriados e músculos lisos.
II- Os maiores elementos figurados encontrados no sangue são as plaquetas.
III- As plaquetas apresentam curto período de vida, em média 120 dias.
( ) I- O ganho energético (em ATPs) é sempre maior em organismos anaeróbios do que em seres aeróbios.
II- No sangue humano os leucócitos não contribuem com a análise do perfil genético (ácido desoxirribonucléico).
III- A identificação do fator Du evita a classificação de indivíduos Rh positivo como Rh negativo.
( ) I- O eritrócito é uma célula nucleada, que por este motivo tem sua capacidade vital estimada em cerca de três anos.
II- Águas rasas, como as usadas para criação de peixes, alimentação do gado ou em represas podem favorecer a multiplicação de algas e a conseqüente produção de fitoplancto-toxinas.
III- O consumo de peixe de uma piscicultura contaminada por fitoplancto-toxinas pode atingir o homem.
( ) I- Os aminoácidos, através da reação de síntese, se unem por ligações fosfatídicas formando as proteínas.
II- A ligação glicosídica é responsável pela união entre dois monossacarídeos.
III- A insulina e o glucagon são hormônios de natureza protéica que participam do metabolismo de açúcares.
( ) I- A única organela citoplasmática presente em todos os organismos vivos procariotas e eucariotas é o ribossomo.
II- A excitação nervosa, frio, calor e exercícios, assim como a alimentação, acarretam mudanças fisiológicas na quantidade dos leucócitos circulantes.
III- Uma amostra de sangue, coletada de um suspeito vivo, deve ser enviada sob refrigeração, em recipiente próprio, contendo anticoagulante.
Em relação aos ecossistemas do Brasil, em especial ao Estado de Minas Gerais, analise e julgue os itens a seguir. I) O Cerrado é a segunda região de formação vegetal do Brasil, após a Floresta Amazônica. A expansão agropecuária determinou perdas de sua flora original. É uma formação vegetal predominante em Minas Gerais.
II) O Cerrado tem um grande potencial lenheiro, o que tem levado à destruição da vegetação nativa para a produção de carvão vegetal. A exploração agrícola no Cerrado requer a retirada de árvores, tocos e raízes da vegetação nativa. Uma prática comum é vender a lenha produzida no desmatamento para a produção de carvão vegetal, o que reduz os custos com o desmatamento.
III) A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais ameaçados no território brasileiro. Sua área possui altíssima biodiversidade e localiza-se na região litorânea do Brasil, incluindo uma estreita faixa em Minas Gerais, próximo aos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
IV) A Caatinga é vegetação xerófila, possui uma área de dispersão que alcança Minas Gerais penetrando pelo norte, na divisa com o sul da Bahia. Acompanha o Rio São Francisco de norte para sul e os seus afluentes.
V) A importância da preservação ou restauração das florestas ou matas ciliares, ao longo dos rios e ao redor de lagos e reservatórios, fundamenta-se no amplo espectro de benefícios que este tipo de vegetação traz ao ecossistema, exercendo função protetora sobre os recursos naturais bióticos e abióticos.
VI) Sob o ponto de vista dos recursos bióticos e abióticos, as matas ciliares criam condições desfavoráveis para a sobrevivência e manutenção do fluxo de genes entre populações de espécies animais e vegetais diversos que habitam as faixas ciliares ou matas maiores próximas. Estão corretos apenas os itens:
( ) I, III, IV e V
( ) I, II, III e IV
( ) II, III, IV e VI
( ) I, II, III, IV e VI
( ) I, II, III, IV e V
Presume-se que uma população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg. Assim, uma determinada doença hereditária é determinada pela ausência de uma enzima e por gene recessivo y. Uma população de indivíduos possui um percentual de heterozigotos = 38% e de indivíduos normais não portadores = 56%. Qual é a freqüência alélica do gene y na população?
( ) 0,030
( ) 0,060
( ) 0,245
( ) 0,380
( ) 0,560
Aplicado aos estudos de genética de populações, o Princípio de Hardy-Weinberg permite a análise da distribuição dos genes em uma população. A correta condição para que se verifique o Princípio de Hardy-Weinberg é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...