Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Depois de uma transfusão sangüínea mal sucedida, sucedeu-se reação de incompatibilidade sanguínea e falecimento de uma mulher de 18 anos. Após exames, foi confirmado o óbito devido à reação de aglutinação nos eritrócitos. Baseado nestes fatos analise e marque a alternativa correta.
Os sais minerais são utilizados pelas células quando estão na forma iônica, formando cristais ou combinados com moléculas orgânicas. Assinale a correlação correta entre o sal mineral e o local onde este é encontrado.
A molécula de DNA é composta por polinucleotídeos. A molécula duplicada formará uma dupla-fita em hélice contendo nucleotídeos antiparalelos e complementares. Se uma fita simples de DNA possuir a seguinte seqüência de bases nitrogenadas:
A-T-T-C-C-T-A-G-G-T-A-G-C.
Qual será a seqüência de bases nitrogenadas após a transcrição, e, qual foi o tipo de ácido nucléico responsável pela tradução, respectivamente?
O estudo e identificação dos seres do Reino Metaphyta é primordial em diversos tipos de perícias. Leia e julgue os itens a seguir a respeito deste Reino.
I - As briófitas possuem vasos condutores ao contrário de outros representantes do Reino Metaphyta. Através do entrelaçamento dos rizóides as briófitas mantêm firmes as encostas, minimizando a erosão.
II - As plantas vasculares atuais englobam as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas; este grupo é chamado de traqueófita pela presença de vasos condutores de seiva.
III - As gimnospermas e as angiospermas são os únicos vegetais que formam frutos.
IV - A única fonte de variabilidade genética na reprodução assexuada é a ocorrência de mutações casuais, podendo levar a diferenças individuais entre as plantas de uma população.
V - Na reprodução sexuada é grande a chance de surgir variação genética entre os descendentes, devido à meiose e a fecundação.
VI - A propagação vegetativa dos vegetais superiores é um processo de reprodução assexuada, de onde o homem aprendeu o plantio da cana-de-açúcar, batata, mandioca e roseira.
VII - As angiospermas: cerejeira, mogno, peroba, cedrinho são usadas na construção de casas e móveis. Várias fibras como algodão, linho e sisal e ainda óleos de babaçu e de mamona, além da cera de carnaúba são derivados das angiospermas. Estão corretos apenas os itens:
( ) I, II, III, IV e VII
( ) I, II, V e VII
( ) II, III, IV, V e VI
( ) II, IV, V, VI e VII
( ) II, IV, V e VII
Em um laboratório de criminalística, peritos tentam várias técnicas para obter e analisar o DNA de uma amostra biológica. As técnicas incluem desde a extração até a obtenção do perfil genético da amostra em questão. Analise e julgue as técnicas descritas abaixo.
I) A ação mecânica da centrifugação, acima de 14.000 rpm (rotações por minuto), age lisando membranas celulares e precipitando proteínas.
II) A reação em cadeia da polimerase (PCR) é técnica usada para multiplicar seqüências de DNA, mesmo quando está degradado ou fragmentado.
III) A auto-radiografia é uma técnica onde se usa radioatividade (P33 ou S35) para marcar fragmentos de DNA. Em seguida os marcadores radioativos sensibilizam um filme de raios X que é assim revelado e ampliado, para ser analisado posteriormente.
IV) Desnaturação do DNA é a abertura da dupla fita do DNA para iniciar o processo de cópia; a temperatura normalmente utilizada para este fim é de 95ºC.
V) Eletroforese é uma técnica bioquímica usada para separar fragmentos de DNA baseada em seu peso molecular; pode ser utilizada a eletroforese em gel de agarose ou em gel de poliacrilamida.
VI) Na eletroforese, a separação dos fragmentos de DNA é feita mediante corrente elétrica aplicada nas extremidades da placa do gel; os fragmentos de DNA migram do pólo positivo para o negativo da placa. Das técnicas descritas acima estão corretos apenas os itens:
( ) I, II, IV e VI
( ) II, III e IV
( ) I, II, III e IV
( ) I, II, III, IV e V
( ) I, II, III, V e VI
Uma célula somática que tem quatro cromossomos, ao se dividir, apresenta, na metáfase,
quatro cromossomos distintos, cada um com duas cromátides.
quatro cromossomos distintos, cada um com uma cromátide.
quatro cromossomos pareados dois a dois, cada um com duas cromátides.
quatro cromossomos distintos, pareados dois a dois, cada um com uma cromátide.
São responsáveis pela produção de energia (ATP) e síntese de proteínas, os respectivos organóides celulares:
lisossomos e complexo de Golgi.
mitocôndrias e ergastoplama.
ribossomos e lisossomos.
retículo endoplasmático e condrioma.
Em uma variedade de cão, a cor preta resulta de um gene dominante (B) e a cor castanha de seu alelo recessivo (b). A presença de manchas brancas resulta da presença de um gene recessivo (s) e a ausência de manchas do alelo dominante (S). Um macho castanho foi cruzado com uma fêmea preta manchada de branco, dando cinco descendentes: um preto, um castanho, um preto manchado e dois castanhos manchados. Quais os genótipos dos pais?
BbSs x BbSs
bbss x BbSs
bbSs x Bbss
bbss x BBSS
A etapa da fotossíntese que exige luz para ocorrer é:
libertação de oxigênio.
produção de amido.
formação de água.
produção de glicose.
Feito o cariótipo de uma criança chegou-se à conclusão que havia um cromossomo, no par 21, a mais. Isto caracteriza uma aberração cromossômica conhecida por mongolismo ou síndrome de Down. Podemos classificar esta mutação como sendo:
uma euploidia, pois ocorre acréscimo de um genoma.
uma monossomia, pois ocorre acréscimo de um cromossomo.
uma aneuploidia, pois ocorre acréscimo de um cromossomo.
uma aneuploidia, pois ocorre acréscimo de um par de cromossomos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...