Lista completa de Questões sobre Imunologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das células e dos mediadores que participam da resposta imunológica, julgue os itens subsequentes.
Macrófagos, células dendríticas, células matadoras naturais e neutrófilos são de origem mieloide.
produção de anticorpos; barreiras químicas presentes na saliva e outras secreções.
células fagocitárias como neutrófilos e macrófagos; ativação de linfócitos B.
proteção física proporcionada pela pele; proteínas.
ativação da memória imunológica; ativação de linfócitos T.
produção de anticorpos; barreiras químicas presentes na saliva e outras secreções.
células fagocitárias como neutrófilos e macrófagos; ativação de linfócitos B.
proteção física proporcionada pela pele; proteínas.
ativação da memória imunológica; ativação de linfócitos T.
Sobre os testes imunológicos de triagem utilizados na rotina laboratorial e suas respectivas metodologias, relacione a COLUNA 2 com a COLUNA 1.
COLUNA 1
1. VDRL
2. HCGempla
3. Sistema ABO
4. HIV
COLUNA 2
( ) Pesquisa de aglutinogênios globulares
( ) Microfloculação
( ) Enzimaimunoensaio
( ) Inibição da aglutinação pelo látex
A sequência correta da coluna 2, de cima para baixo é:
3-1-4-2
1-3-4-2
3-4-2-1
4-1-3-2
2-1-4-3
A imunologia lida com o funcionamento fisiológico do sistema imune de um indivíduo no estado sadio ou não, mal funcionamento desse sistema em casos de doenças autoimunes, hipersensitividade, deficiência imune, rejeição pós-enxerto, características físicas, químicas e fisiológicas dos componentes do sistema imune.
Sobre este tema, é correto afirmar:
Os plasmócitos ativam dois grupos de linfócitos: os T matadores (CDC25) e os linfócitos B.
Os chamados linfócitos B (CD4) se ligam ao antígeno, permitindo que o agente infeccioso não se espalhe pelo organismo.
São dos plasmócitos que se originam os antígenos, por meio de processos de ativação e diferenciação.
As imunoglobulinas, chamadas de catastrofinas, são substâncias de natureza lipoproteica, que se ligam aos antígenos, inativando-os e facilitando sua destruição.
Na presença de moléculas, partículas ou micro-organismos estranhos ao corpo (antígenos), uma classe de glóbulos brancos, denominados linfócitos, é responsável por atuar contra a ação deles.
Qual dos exames citados a seguir é usado na doença de chagas que apresenta alta sensibilidade a parti do 15º dia de infecção, detectando anticorpos da classe IGM, que ocorre raramente na fase crônica da doença, mas que são constantes na fase aguda, sendo uma reação sorológica.
Xenodiagnóstico;
Reação de precipitação ou Precipitina;
Reação de imunofluorescêncie indireta (RIFI);
ELISA;
Esfregaço sanguíneo corado com giemsa.
O imunoensaio, em que se utiliza como marcador uma enzima, permite o estudo de anticorpos e antígenos em circulação ou fixados nos tecidos. Baseando-se em seus conhecimentos sobre este tema, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
No enzimoimunoensaio em fase homogênea (EMIT - Enzyme Multiple Immunosorbent Technique), é necessário realizar a separação da fração ligada da fração livre, tendo este ensaio um campo de aplicação restrito, por sua baixa sensibilidade, e sendo muito utilizado no doseamento de determinados fármacos.
No enzimoimunoensaio em fase heterogênea (ELISA - Enzyme Linked Immunosorbent Assay) não é necessário realizar a separação da fração ligada da fração livre, cuja versão mais comum ensaios não competitivos recorre ao princípio sandwich
No enzimoimunoensaio em fase heterogênea (ELISA - Enzyme Linked Immunosorbent Assay) não é necessário realizar a separação da fração ligada da fração livre, cuja versão mais comum ensaios não competitivos recorre ao princípio
Os enzimoimunoensaios inibitórios em fase homogênea, baseados em ligação não competitiva, requerem curtos períodos de incubação para alcançarem um nível de detecção bastante sensível, tendo como exemplo a detecção de ferritina sérica, que apresenta uma faixa de detecção de 15 a 650 ng/mL.
Os enzimoimunoensaios inibitórios em fase homogênea, baseados em ligação não competitiva, requerem curtos períodos de incubação para alcançarem um nível de detecção bastante sensível, tendo como exemplo a detecção de ferritina sérica, que apresenta uma faixa de detecção de 15 a 650 ng/mL.
Para o diagnóstico laboratorial da toxoplasmose, os testes imunológicos são os preferidos, sendo necessário detectar anticorpos antitoxoplasmose das classes IgG e IgM, assim como IgA e IgE. Avalie as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA:
Em pacientes imunocomprometidos, a IgM está, em geral, ausente, e a IgG só confirma a infecção crônica.
O teste com o corante Sabin-Feldman detecta basicamente anticorpos IgG, sendo o parâmetro comparativo para avaliar novos testes, mas é substituído por outros testes por causa da complexidade e da necessidade de microrganismos vivos.
O título por meio da hemaglutinação indireta detecta anticorpos IgG, porém não é útil para estabelecer diagnóstico de infecção aguda.
Na infecção congênita, o diagnóstico é estabelecido pelo resultado de IgM-toxoplasma no soro fetal, mas pode ser encontrado pelo isolamento do parasita nos eritrócitos fetais ou por inoculação no sangue coagulado em camundongos ouemcultura de tecido.
É um indicativo de infecção congênita a persistência de IgM no soro do lactente após um ano, sendo a IgAdetectada com mais frequência.
Várias dosagens bioquímicas e imunológicas podem ser realizadas com o soro ou mesmo o plasma do paciente. A diferença fundamental entre soro e plasma:
O soro é obtido a partir de sangue com coagulante.
O soro não contém fibrinogênio.
O plasma é obtido a partir de sangue sem coagulante.
O plasma não contém fibrina.
Na tipagem sanguínea verifica-se o sangue de acordo com a presença de antígenos na superfície das hemácias e de acordo com os anticorpos presentes no plasma sanguíneo. Três foram realizados no laboratório, conforme os resultados abaixo.
Assinale a alternativa verdadeira:
O Paciente I é do Grupo Sanguíneo A e Fator Rh negativo.
O paciente II é do grupo sanguíneo B e Fator Rh negativo.
O Paciente III é grupo sanguíneo O e Fator RH negativo.
Respectivamente os Indivíduos I, II e III são do grupo sanguíneo A, B e AB.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...