Questões sobre Metodologia Científica

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O esfregaço sanguíneo é uma técnica chave na realização do hemograma. Por isso, a sua padronização deve ser mandatória em laboratórios de hematologia. A coloração de esfregaços sanguíneos é feita com:

  • A. Leishman.
  • B. Brometo de Etídio.
  • C. Azul de cresil.
  • D. Coomassie Blue.
  • E. Lugol.

Tendo em vista a importância do exame de urina para o diagnóstico ou prognóstico de alterações fisiológicas e patológicas, julgue os itens subsequentes.

Recomenda-se que a amostra da urina seja refrigerada imediatamente após a coleta para que a análise química seja feita em baixa temperatura, geralmente entre 2 ºC e 8 ºC.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre microscópio óptico, é correto afirmar-se que

  • A. permite a visualização dos tamanhos e das formas celulares e de todas as estruturas celulares internas.
  • B. usam-se lentes de vidro e luz visível, para formar uma imagem aumentada de um objeto.
  • C. para que algumas estruturas celulares internas sejam visualizadas, não é necessário que as células sejam mortas e marcadas com pigmentos.
  • D. o poder de resolução do microscópio óptico é de aproximadamente 0,5 nm.
  • E. além das lentes de vidro e da luz visível, o microscópio óptico usa potentes magnetos, para focalizar o feixe de elétrons.

São unidades básicas do Sistema Internacional de Medidas, EXCETO:

  • A. grama.
  • B. metro.
  • C. litro.
  • D. tonelada.

A teoria da biogeografia de ilhas proposta por MacArthur estabelece uma relação entre o número de espécies e uma área (km2) que pode ser uma ilha ou um fragmento de vegetação. O gráfico abaixo mostra a curva que caracteriza uma distribuição potencial e a equação de ajuste em um caso hipotético, onde c e z são as constantes de ajuste ou o coeficiente linear da reta (c) e o coeficiente angular da reta (z).

Para transformar a curva do gráfico em uma reta, é necessário usar a equação:

  • A. S = c + z Log A;
  • B. S = Log c + z Log A;
  • C. Log S = c + z Log A;
  • D. Log S = Log c + z Log A;
  • E. Log S = Log c + Log Az.

O aparecimento do microscópio eletrônico de transmissão (MET) revolucionou a pesquisa científica, aprimorando drasticamente várias áreas, tanto das ciências biológicas quanto da ciência dos materiais. Como resultado das novas observações que ele tornou possíveis, a compreensão da organização dos tecidos vegetais e animais foi enormemente ampliada, e muitos conceitos a respeito da construção e função celulares foram radicalmente alterados. Com relação à microscopia eletrônica de transmissão, assinale a alternativa correta.

  • A. No MET, a imagem é formada por dois tipos de elétrons: os transmitidos, que atravessam o espécimen em estudo, e os elasticamente espalhados, que proporcionam o contraste obtido pelo efeito de dispersão ou espalhamento (scattering).
  • B. A microscopia eletrônica de transmissão envolve um feixe de elétrons de alta voltagem, emitido por um cátodo (usualmente um filamento de tungstênio) e focado por eletrostática e por lentes eletromagnéticas.
  • C. A etapa de contrastação realizada para o preparo das amostras a serem analisadas no MET é realizada por meio da impregnação da amostra com metais pesados, e tem a finalidade de estabilizar proteínas e lipídios, visto que a uranila tem afinidade com ambos.
  • D. A microscopia eletrônica é capaz de produzir imagens de alta resolução e apresenta como vantagens o baixo custo e a baixa toxicidade dos corantes utilizados no processamento de materiais.
  • E. Um dos fatores que limitam a resolução do MET é conhecido como aberração cromática, a qual compreende um efeito óptico causado pelo aumento da refração dos raios luminosos, que ocorre quando esses atingem uma lente ou um espelho próximo aos respectivos limites ou às bordas, em comparação com os raios que atingem a região central da lente ou espelho.

A utilização da experimentação em sala de aula é uma tendência já defendida desde a década de 1970 pelos projetos curriculares, no entanto até hoje há resistências para sua incorporação. Uma das potencialidades pedagógicas e os principais desafios de se utilizar a experimentação nas aulas de ciências são, respectivamente,

  • A. permitir que os alunos possam resolver um problema real; falta de infraestrutura das escolas e falta de interesse dos alunos.
  • B. estimular o professor; falta de interesse dos alunos e falta de recursos.
  • C. compreender a ciência como um produto e não como um processo; falta de infraestrutura nas escolas.
  • D. compreender a ciência como um processo e não como um produto; falta de preparo dos professores e falta de infraestrutura das escolas.
  • E. estimular o professor; falta de infraestrutura das escolas.

Diante desta afirmação, são pressupostos importantes para a realização de estudos do meio:

  • A. Ter a preocupação com os aspectos sociais, culturais e ambientais do local a ser visitado e conduzir uma pesquisa sobre esses aspectos antes da visita.
  • B. Não ser influenciado pelos contextos locais e manter o seu objetivo pedagógico para além da realidade local.
  • C. Tentar se manter isento dos conflitos locais, uma vez que a relação entre escola/comunidade/sociedade pode ser muito complexa.
  • D. Levar em conta que a relevância pedagógica do local a ser visitado deve pesar mais na escolha do que a idade, escolaridade e expectativa dos seus alunos.
  • E. Escolher locais que os alunos não poderiam visitar espontaneamente.

Para introduzir na sala de aula um projeto pedagógico que tenha como eixo principal um tema de pesquisa atual na ciência, o professor pode escolher diferentes estratégias, dentre elas:

I. Utilizar materiais audiovisuais, como um vídeo de divulgação cientifica sobre o assunto.

II. Convidar um pesquisador especialista para dar uma palestra sobre o assunto, levantando anteriormente com os alunos questões para serem discutidas com o convidado.

III. Dar como tarefa de casa a leitura na íntegra de um artigo científico publicado em revista internacional sobre o assunto.

IV. Elaborar uma questão “problema” para introduzir o tema, incentivando atividades de pesquisa roteirizada sobre o tema.

Dentre as afirmativas, são adequadas para a realidade escolar brasileira APENAS

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. I e IV.
  • E. II e III.

Recentes pesquisas sobre educação em ciências defendem a Alfabetização Científica como meta de ensino e aprendizagem das ciências.

A alternativa que descreve um objetivo da Alfabetização Científica é:

  • A. Limitar a participação da população na elaboração de políticas públicas.
  • B. Diminuir os questionamentos sobre as verdades científicas.
  • C. Incentivar o posicionamento crítico em relação aos rumos da ciência.
  • D. Compreender que o processo de produção da ciência não é passível de controvérsias.
  • E. Reconhecer a neutralidade do processo de produção da ciência.
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