Lista completa de Questões de Biologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante os últimos anos, a prevalência de sobrepeso e obesidade aumentou dramaticamente em todo o mundo. O excesso de peso contribui para o aparecimento e agravamento de doenças crônicas, ficando evidentes para a saúde pública a dimensão e a importância clínico-epidemiológica da obesidade, epidemia global que já atinge também o Brasil.
A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I - Tanto as doenças cardiovasculares, tais como infartos agudos do miocárdio, morte súbita, insuficiência cardíaca por coronariopatia, como também as doenças cerebrovasculares, tais como os acidentes vasculares cerebrais isquêmicos e hemorrágicos são responsáveis por mais da metade dos óbitos no Brasil, e a profilaxia dessas doenças é prioridade para a saúde pública.
II - O tratamento mais eficaz contra a obesidade consiste no uso de medicamentos do tipo anfetamina e derivados da fenfluramina, pois exibem relações risco- benefício claramente favoráveis a pacientes com IMC até 25.
III - A obesidade está associada a pelo menos três fatores de risco a hipertensão, as dislipidemias e a resistência à insulina. Com isso, são fundamentais a prevenção e o controle, que implicam a economia de elevados recursos financeiros destinados ao tratamento da própria doença, bem como de doenças associadas ou decorrentes.
Está correto APENAS o que se afirma em
I
II
I e II
I e III
II e III
Várias doenças metabólicas são decorrentes de disfunções hormonais. A glândula tireoide produz tetraiodotironina e triiodotironina, hormônios com quatro e três átomos de iodo na molécula, respectivamente. A formação de tumores ou a produção de anticorpos contra proteínas da tireoide resultam em hipofunção ou hiperfunção da glândula.
Quais são as características do hipertireoidismo?
A ação glandular é deficiente, resultando em ganho de peso.
A glândula passa a funcionar acima do nível normal, resultando em apatia e ganho de peso.
Mixedema é uma das características da doença.
Exoftalmia e bócio são características da doença.
Redução acentuada de peso.
As letras indicam diferentes grupos de um mesmo nível taxonômico. Os sub-grupos formados pelos desenhos (linha cheia, fundo cinza, que inclui as letras W, X, Y e Z; linha cheia, fundo branco e linha pontilhada) são definidos, segundo a cladística, respectivamente, como grupos
parafilético, monofilético e polifilético
sinapomórfico, polifilético e parafilético
monofilético, parafilético e polifilético
coroa, tronco e monofilético
tronco, coroa e pan
Suponha que o cladograma seja a árvore parcial dos vertebrados e que o nível taxonômico representado pelas letras seja de classes. As setas apontam o momento do aparecimento das características indicadas. Constituem exemplos da fauna brasileira das classes T e U, respectivamente,
mico-leão-dourado e arara-azul
papagaio-verdadeiro e capivara
jacaré-de-papo-amarelo e piranha
sapo-cururu e poraquê
pacu e sapo-garimpeiro
Convenção para a Proteção da Flora, da Fauna e das Belezas Cênicas Naturais dos Países da América
Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites)
Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB)
Convenção contra Crimes da Fauna da América Latina
Convenção de Proteção às Aves Tropicais
As práticas tradicionais de recuperação florestal frequentemente introduzem espécies exóticas com potencial adaptativo, também chamadas contaminantes biológicos, que se naturalizam e provocam mudanças nos ecossistemas naturais.
PORQUE
Ao ocupar e dominar ecossistemas ao redor do mundo, os contaminantes biológicos promovem a homogeneização da flora mundial, ameaçando a biodiversidade global, devido a seu poder expansivo e degradante de ambientes naturais.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
as duas afirmações são falsas.
A fertilização humana in vitro marcou o início de uma era de extraordinário progresso no entendimento e tratamento dos problemas relacionados à fertilidade humana. Chama-se fertilização ou fecundação ao processo em que o espermatozoide penetra no ovócito, ocorrendo a fusão dos gametas para, em seguida, formar uma nova célula diploide, o zigoto. Este zigoto inicia uma série de divisões mitóticas para futuramente dar origem ao novo indivíduo. Quanto às divisões celulares, é correto afirmar que
a mitose ocorre nas células das linhagens germinativas masculina e feminina e é constituída por duas divisões celulares: mitose I e mitose II.
a mitose é um processo contínuo que é dividido didaticamente em três fases: intérfase, prófase e metáfase.
a mitose é um processo conservativo, já que, a partir de uma célula inicial, se originam duas células cromossomicamente e geneticamente idênticas.
células diploides (2n), durante a mitose, sofrem redução do número dos cromossomos à metade, formando células haploides (n).
ocorre, durante a intérfase, a condensação dos cromossomos, os homólogos se juntam formando tétrades e forma-se o fuso de divisão.
Os trematódeos são platelmintes parasitas, que têm no Schistosoma mansoni um representante de grande importância como parasita humano no Brasil.
Sobre esse parasita, é correto afirmar que
há necessidade, para completar o seu ciclo de vida, de um hospedeiro intermediário, que, no caso, é o molusco mexilhão Perna perna.
tem dimorfismo sexual, ou seja, apresenta os dois sexos no mesmo indivíduo.
é transmitido pela ingestão de alimentos e de água contaminada de seus ovos.
se reproduz sexuadamente, no ser humano, seu hospedeiro definitivo.
pode causar retardamento no crescimento e no ganho de peso, por conta da esquistossomose, embora não haja sintomas perceptíveis.
Osteichthyes - filo
Actinopterygii - classe
Cichlidae - ordem
Acanthopterygii - família
Gobiidae - sub-família
Maré vermelha é um fenômeno natural causado pela proliferação de microalgas no plâncton marinho.
Sobre esses organismos, é correto afirmar que são conhecidos como
diatomáceas, que apresentam uma carapaça típica de sílica e são capazes de produzir toxinas que podem causar várias doenças em adultos.
cianobactérias, que apresentam pigmentos vermelhos conhecidos como ficoeritrinas que causam a coloração típica desse fenômeno.
dinoflagelados, podendo produzir toxinas capazes de matar peixes e intoxicar ou mesmo matar seres humanos.
crisofíceas, algas pardo-avermelhadas, cujos principais pigmentos são carotenoides avermelhados, capazes de intoxicar seres humanos.
bactérias hidrocarbonoclásticas, que degradam o petróleo existente em áreas costeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...