Lista completa de Questões de Biologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Alguns peixes são bem suscetíveis a variações nos níveis de vitaminas em sua dieta. Os peixes da bacia amazônica são comprovadamente dependentes de grandes doses de vitamina C, em particular. O Astronotus ocellatus, por exemplo, quando cresce com uma dieta pobre em vitamina C, apresenta mandíbula e opérculo deformados, hemorragias nas nadadeiras e nos olhos, além de lordose. Dentre as possíveis fontes de vitamina C, diretas ou indiretas, relacionadas abaixo, qual NÃO faz parte da dieta do Astronotus ocellatus?
Frutas que, na época das chuvas, ficam acessíveis aos peixes.
Síntese por outros peixes condríctios.
Produção por microalgas.
Mamíferos, como morcegos, que produzem ácido ascórbico.
Peixes dipnoicos que são capazes de produzir ascorbato.
Tilápia é o nome comum dado a vários peixes ciclídeos de água doce pertencentes à subfamília Pseudocrenilabrinae e, em particular, ao gênero Tilapia. Eles são nativos da África, mas foram introduzidos em muitos lugares, nas águas abertas da América do Sul e sul da América do Norte, sendo agora comuns no Sul e Sudeste do Brasil. As tilápias são criadas para alimentação humana e têm carne bastante apreciada, por ser leve e saborosa.
Já o Tucunaré, do Tupi tucun (árvore) e aré (amigo), ou seja, amigo da árvore, Cichla sp., é uma espécie de peixe presente nos rios da América do Sul, em especial do Brasil. As tilápias e o tucunaré têm em comum o táxon de menor nível hierárquico, que é o(a)
reino.
filo.
família.
ordem.
classe.
Considere a figura abaixo para responder às questões de nos 47 e 48.
A piramboia (Lepidosiren paradoxa) é um peixe nativo da bacia amazônica e do Pantanal mato-grossense que pode utilizar em sua respiração, além das brânquias, sua bexiga natatória como pulmão. Na época de baixa dos rios, pode enterrar-se na lama e respirar sem as brânquias. Já o tambaqui (Colossoma macropomum) respira apenas pelas brânquias e não se locomove bem em terra. Sabendo-se que as diferenças entre a piramboia e o tambaqui também incluem sua morfologia, as nadadeiras acima semelhantes estruturalmente às desses peixes são, respectivamente,
I e II.
II e III.
III e I.
III e IV.
IV e II.
Considere a figura abaixo para responder às questões de nos 47 e 48.
Desejando-se agrupar os tipos de nadadeira acima de acordo com o táxon, qual opção contém, respectivamente, o táxon, um exemplo de espécie do táxon e as nadadeiras neles encontradas?
Dipnoi, celacanto, I e II.
oi, tambaqui, II e III.
Actinopterygii, pirarucu, I e II.
Actinopterygii, tubarão-martelo, I e II.
Actinopterygii, pacu, I e IV.
A maioria das famílias de peixes não contém espécies herbívoras, porém a herbivoria é comum entre peixes tropicais de água doce. Para a dieta de herbívoros, considere as adaptações a seguir.
I - Intestino curto, de modo a acelerar a passagem do bolo alimentar.
II - Como fonte de proteínas, valem-se de micro-organismos provenientes da ingestão de algas ou plantas.
III - Possuem bocas grandes, com capacidade de protrusão, na maioria dos casos.
É(São) adaptação(ões) comum(ns) utilizada(s) pelos peixes tropicais de água doce herbívoros a(s) apresentada(s) em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
O método de avaliação ambiental por meio de sistema de informação geográfica consiste em fazer estimativas sobre possíveis ocorrências de alterações ambientais. A extensão dessas estimativas e suas relações de intensidade é definida vinculando-se essas informações a um conhecimento prévio da área a ser analisada. Em uma aplicação do método de avaliação ambiental descrito, as áreas classificadas com altíssimo risco de enchente são definidas pelas características referentes a Geomorfologia, Solo e Cobertura Vegetal. Essas características correspondem, específica e respectivamente, a
terraços e várzeas fluviais, gleissolos, gramínea rasteira.
terraços colúvio-aluvionares, cambissolos,vegetação arbustiva.
encostas estruturais, neossolos flúvicos, floresta secundária.
depósito de talus, argissolos, vegetação hidromórfica.
rampas de colúvio, latossolos, mata galeria.
A porção iluminada de um lago na qual se concentra boa parte da produção primária é denominada
região profunda.
zona eufótica.
região pelágica.
hipolímnio
Há um crescente aumento da deposição de sedimentos e o consequente assoreamento do Pantanal e de rios da região hidrográfica do Paraguai.
PORQUE
A expansão da fronteira agrícola no estado do Mato Grosso teve, como consequência, o desmatamento das florestas ciliares e a erosão das margens de rios da região.
Analisando as afirmativas acima, conclui-se que
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
O reservatório de uma usina hidrelétrica foi enchido sem que houvesse a supressão e a remoção da vegetação da região. Caso esse reservatório passe por um periodo prolongado de estratificação térmica, qual será a consequência disso para a ictiofauna?
Haverá uma mortandade de peixes por doenças infecciosas, causadas por bactérias que irão prosperar devido à abundância de matéria orgânica em decomposição na água.
Haverá uma mortandade de peixes por asfixia, resultado da ausência de oxigênio consumido pelas bactérias decompositoras da matéria orgânica.
Haverá a mudança na composição de espécies de peixes da comunidade, com as espécies mais tolerantes ao calor sendo substituídas por espécies que preferem águas mais frias.
Haverá um aumento da biomassa de peixes, que irá alimentar-se da grande quantidade de matéria orgânica vegetal em decomposição.
Haverá uma diminuição na biomassa de peixes, resultado da diminuição do pH da água após a decomposição da matéria orgânica.
A construção de barragens de hidrelétrica nos rios afeta os ciclos reprodutivos dos peixes.
PORQUE
A migração de peixes a montante é interrompida pela construção de barragens.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...