Lista completa de Questões de Biologia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Aveia, arroz, grama e cana-de-açúcar são:
Angiospermas dicotiledônea.
Pteridófitos.
Angiospermas monocotiledôneas.
Gimnospermas.
Biologia - Anatomia Vegetal - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Em jardinagem e paisagismo são usadas muitas espécies vegetais adaptadas aos ambientes de interior e ou exterior. Várias são as formas de propagação das espécies vegetais, entre elas os bulbos que são:
caules.
rizomas.
fruto.
raízes.
O agente etiológico Phaeosphaeria maydis, é responsável por manchas foliares no milho. Esse agente fitopatogênico é um(a):
vírus.
nematóide
bactéria.
fungo.
A textura se refere à proporção dos vários grupos de grãos individuais que formam o solo. No ponto de vista granulométrico as partículas com diâmetro inferior a 0,002 mm (menores grãos) são:
silte.
areia.
argila.
areia muito fina.
O homem é considerado um animal homeotérmico, sua energia vital é conseguida através de fenômenos térmicos chamado de metabolismo, onde somente 20% desta energia é metabolizada, o restante é transformado em calor e devem ser eliminados para que haja equilíbrio, assim o conforto higrotérmico é conseguido através das trocas higrotérmicas. As trocas de calor entre o corpo e todo os objetos que ele toca chamamos de:
trocas por convecção.
trocas por evaporação.
trocas por radiação.
trocas por condução.
O processo de síntese de RNA, a partir de um molde de DNA, é denominado:
Adaptação.
Replicação.
Transcrição.
Tradução.
A clonagem molecular tem demonstrado ser uma técnica excepcional para o isolamento de fragmentos de DNA específicos de um organismo. Os processos de clonagem e isolamento de tais fragmentos começam com a construção de bibliotecas de DNA, cDNA ou genômicas. Uma biblioteca de cDNA não apresenta introns porque:
é construída a partir de mRNA maduro.
é construída a partir de DNA genômico.
não podem ser construídas a partir de genes
os introns são retirados in vitro depois da construção do cDNA, por ação de exonucleases.
Em um operon, o gen que codifica a síntese de uma proteína repressora é um:
Gen estrutural.
Promotor.
Iniciador.
Gen regulador.
A perda de um segmento cromossômico se chama:
Deleção.
Inversão.
Translocação.
Duplicação.
Corantes químicos há muito vêm sendo utilizados, fornecendo importantes informações para o diagnóstico das mais diversas alterações nas células, oferecendo subsídios, em alguns casos, para o reconhecimento de pequenas modificações no genoma celular. Mesmo hoje, quando as técnicas moleculares ainda não estão amplamente disponíveis em decorrência de sua complexidade e alto custo, a microscopia tem servido como um importante instrumento de triagem e diagnóstico. Em relação à coloração do núcleo celular, podemos afirmar que
O corante Giemsa é específico para as estruturas nucleares, sendo utilizado principalmente para a observação das bandas Q nos cromossomos.
O corante Feulgen permite distinguir entre a heterocromatina constitutiva e a facultativa pelo grau de compactação do DNA. A heterocromatina do tipo constitutivo apresenta DNA mais compactado do que a do tipo constitutivo.
As posições e tamanhos das bandas são altamente específicos de cada cromossomo, sendo bons marcadores citogenéticos e o hidrocloreto de quinacrina é um corante que permite observar os padrões das bandas G e R.
As regiões nucleares densamente coradas pelo corante de Feulgen, são chamadas de heterocromatina e as regiões pouco coradas são chamadas de eucromatina. A distinção reflete o grau de compactação ou helicoidização do DNA no cromossomo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...