Questões de Biologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Sobre a notícia acima, está correto afirmar que

  • A.

    a modificação genética do mosquito A. aegypti foi feita com proteínas de drosófila.

  • B.

    o código genético do mosquito foi alterado com RNA proveniente das moscas.

  • C.

    trechos de DNA de drosófila foram inseridos no DNA de Aedes aegypti.

  • D.

    proteínas geneticamente modificadas foram introduzidas no mosquito.

  • E.

    as proteínas produzidas são responsáveis pela morte de machos adultos.

A análise comparativa entre diferentes organismos mostra que em certas situações há uma estreita similaridade entre a forma do corpo ou de órgãos específicos. Esse é o caso, por exemplo, da comparação entre golfinho (mamífero), tubarão (peixe) e ictiossauro (réptil fóssil), todos eles apresentando um mesmo tipo de silhueta (forma do corpo) hidrodinâmica.

Para os pesquisadores, esse tipo de situação evidencia um processo evolutivo denominado convergência evolutiva, segundo o qual

  • A.

    a forma análoga do corpo mostra como ambientes semelhantes podem conduzir organismos de origens distintas a desenvolver características semelhantes.

  • B.

    organismos de mesma origem submetidos a ambientes distintos manifestam características semelhantes.

  • C.

    novas espécies surgem devido à extinção de espécies preexistentes, deixando vagos nichos ecológicos a serem ocupados.

  • D.

    um organismo ancestral (ictiossauro) origina duas espécies distintas (tubarão e golfinho) por irradiação adaptativa.

  • E.

    características homólogas podem surgir em espécies que não são diretamente aparentadas.

Esponjas são animais com uma estrutura relativamente simples. Por isso, muitas vezes já foram classificadas erroneamente como pertencentes a outros grupos, por exemplo, ao grupo dos fungos. No entanto, as esponjas são facilmente discerníveis dos fungos porque

  • A.

    são eucariontes, enquanto os fungos não são.

  • B.

    são heterótrofas, enquanto os fungos não são.

  • C.

    não se reproduzem sexuadamente, enquanto os fungos sim.

  • D.

    são capazes de movimentar-se, enquanto os fungos não.

  • E.

    não possuem parede celular, enquanto os fungos possuem.

O conceito central na teoria evolutiva de Darwin-Wallace é

  • A.

    a reprodução diferencial de indivíduos de uma mesma população refletindo-se no número de descendentes que cada um é capaz de deixar.

  • B.

    o desenvolvimento de estruturas adaptativas como mecanismo de sobrevivência de certos indivíduos de uma população.

  • C.

    a sobrevivência dos indivíduos mais fortes em relação aos mais fracos.

  • D.

    a tendência dos seres vivos a sofrer modificações para melhorar sua adaptação ao meio.

  • E.

    a transmissão para a descendência das características adquiridas ao longo da vida.

A turma está estudando comparações entre grupos de animais vertebrados ou invertebrados. A professora levou para a classe um exemplar de animal aquático marinho que pode ser observado na foto e é popularmente conhecido como arraia ou raia.

Pediu aos alunos que dessem algum parentesco com outros grupos de animais que já tinham sido vistos nos livros.

− Marlene afirma que o bicho é um invertebrado, porque não tem esqueleto.

− Pedro diz que a arraia deve ser parente próximo das lulas e dos polvos, porque tem corpo mole.

Uma intervenção da professora que ajudará os alunos a distinguir os grupos de invertebrados e vertebrados deverá

  • A.

    trabalhar mais observações de outros invertebrados destacando que Marlene apontou um aspecto irrelevante para classificação.

  • B.

    pedir que memorizem outras características que distinguem vertebrados de invertebrados.

  • C.

    selecionar os invertebrados mencionados por Pedro e identificar a característica básica que os distingue dos vertebrados.

  • D.

    destacar o acerto da Marlene, e explicar que é uma propriedade dos vertebrados possuírem um esqueleto que ajuda na sustentação e locomoção.

  • E.

    recorrer a outros critérios de classificação para vertebrados e invertebrados uma vez que a presença de coluna vertebral não é suficiente para distinguir os animais mencionados por Pedro.

Observe a árvore filogenética a seguir, que representa a evolução dos grandes grupos de plantas.

De acordo com essa árvore filogenética, as plantas são definidas pela presença de

  • A.

    frutos.

  • B.

    sementes.

  • C.

    embrião.

  • D.

    vasos condutores.

  • E.

    clorofila.

Uma planta parasita muito comum no Brasil é o cipó-chumbo, também conhecido como fios de ovos. Esse vegetal tem raízes sugadoras (haustórios) que penetram no tronco da planta hospedeira, retirando a seiva elaborada. Capaz de produzir flores, frutos e sementes, o cipó-chumbo não tem clorofila e não faz fotossíntese. O cladograma abaixo mostra a posição evolutiva do cipó-chumbo em relação a alguns grandes grupos de plantas.

Considerando a imagem e as informações acima, é correto afirmar que o cipó-chumbo

  • A.

    está evolutivamente próximo das plantas frutíferas, apesar da perda da capacidade de fotossintetizar.

  • B.

    não pode ser considerado uma planta, pois perdeu uma das características mais básicas do grupo, que é a clorofila.

  • C.

    é a planta mais evoluída do cladograma, pois os organismos mais à direita são os biologicamente superiores.

  • D.

    está posicionado incorretamente no cladograma e é, na verdade, o elo perdido entre as algas verdes e as samambaias.

  • E.

    deveria estar posicionado próximo às samambaias, devido à sua característica de viver sobre outras plantas.

Um importante evento na evolução das plantas foi a ocupação do ambiente terrestre. Sobre as plantas, considere as características a seguir:

I. presença de sistema condutor de seiva.

II. presença de raízes.

III. presença de cloroplastos.

IV. capacidade de incorporar gás carbônico em glicose.

São características diretamente associadas à ocupação do ambiente terrestre:

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    I e III, apenas.

É comum perceber que o termo “evolução” tem um significado de valor para os alunos, que, em geral, consideram as plantas menos evoluídas que os animais e o ser humano o mais evoluído de todos os seres vivos. Para que esta concepção ingênua passe para uma concepção mais “científica”, é importante

  • A.

    reforçar o conceito de evolução como um processo retilíneo, discutindo a diversidade de plantas e de animais a partir da nomenclatura científica.

  • B.

    comparar o conceito de evolução biológica com a ideia de evolução empregada no cotidiano, discutindo a teoria de descendência com modificações.

  • C.

    reforçar o conceito de evolução por meio de provas irrefutáveis de que todos os seres vivos são descendentes de um único ancestral comum.

  • D.

    explicar, por meio de evidências, a forma como o ser humano evoluiu a partir dos chimpanzés.

  • E.

    explicar, por meio de evidências, que os seres vivos mais complexos são sempre mais evoluídos que os seres de vida mais simples.

As chamadas “espécies guarda-chuva” podem ser usadas como indicadoras em biologia da conservação e ações de manejo ambiental porque são

  • A.

    mutualistas, estabelecendo relações tróficas com toda a comunidade.

  • B.

    carismáticas, atraindo a atenção positiva do público em geral.

  • C.

    ameaçadas de extinção com distribuição restrita.

  • D.

    endêmicas de um bioma e com distribuição restrita.

  • E.

    relacionadas à sobrevivência de diversas outras espécies da comunidade.

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