Questões de Biologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Biologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Animais de estimação são temas frequentes em conversas e atividades entre alunos do Ensino Fundamental.

O trabalho com esse tema também permite

I. identificar etapas do ciclo de vida dos animais e relacioná-las com etapas do ciclo de vida dos seres humanos.

II. desenvolver hábitos responsáveis no trato com animais e ampliar o respeito aos seres vivos de modo geral.

III. reconhecer a anatomia comparada e funcionamento entre animais e seres humanos em relação aos sistemas e órgãos do corpo.

São itens voltados ao ciclo I do Ensino Fundamental aqueles contidos em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

"Vida" é um conceito de difícil consenso e que, por isso, admite várias definições. No entanto, para a Ciência, considera-se “ser vivo” aquele que apresenta algumas características em comum. A definição que cabe ao maior número de espécies, de todos os reinos hoje reconhecidos, afirma que seres vivos são aqueles que possuem

  • A.

    reprodução e descendência de indivíduos férteis.

  • B.

    geração de energia e aumento da entropia.

  • C.

    movimentação e capacidade de fazer fotossíntese.

  • D.

    reação aos estímulos ambientais e necessidade de obtenção de energia.

  • E.

    capacidade de locomoção e de respiração.

O citocromo C é uma proteína central no mecanismo de respiração celular e está presente em todos os organismos aeróbios, sendo utilizado nas pesquisas de filogenia molecular. Um estudo comparativo entre a proteína humana e a de outras espécies mostrou os resultados apresentados na tabela abaixo.

Considerando as informações da tabela e o processo de evolução biológica, está correto que

  • A.

    macacos e lampreias são ancestrais humanos, porém os primeiros são mais recentes.

  • B.

    a proteína citocromo C surgiu de forma independente em diferentes grupos de organismos.

  • C.

    humanos apresentam maior grau de parentesco evolutivo com as rãs do que com as aves.

  • D.

    lampreias não apresentam parentesco com humanos e macacos.

  • E.

    humanos e cães apresentam um ancestral comum mais recente do que humanos e aves.

Um aluno encontra um animal no jardim da escola e observa que ele tem corpo articulado, pernas e antenas e, por isso, conclui que se trata de um inseto. Essa afirmação está

  • A.

    correta, uma vez que o animal apresenta todas as características empregadas para essa classe de invertebrados.

  • B.

    incorreta, uma vez que apenas esses critérios não definem a classe, podendo o animal pertencer ao grupo das centopeias ou das lacraias.

  • C.

    correta, uma vez que o habitat e as demais características do animal estão de acordo com essa classificação.

  • D.

    correta, uma vez que, entre os grupos de invertebrados, os insetos são os únicos que apresentam antenas.

  • E.

    incorreta, uma vez que os insetos não possuem corpo articulado, além de não terem sido observadas asas no animal.

As características determinantes para o risco de extinção de uma espécie de animal são:

  • A.

    Endemismo em um bioma, dieta estritamente carnívora, distribuição geográfica disjunta.

  • B.

    Baixo número populacional, dieta estritamente frugívora e área de distribuição geográfica pequena.

  • C.

    Baixo número populacional, área de distribuição geográfica pequena, especificidade no uso de habitat.

  • D.

    Endemismo em um bioma, dieta estritamente carnívora, especificidade no uso de habitat.

  • E.

    Distribuição geográfica disjunta, endêmica em um continente, especificidade no uso de habitat.

Entre as espécies mais comuns nos jardins está o lírio amarelo (monocotiledônea). Um professor organiza uma atividade para ajudar os estudantes a observar, a olho nu ou ao microscópio, características desse grupo de angiospermas, entre as quais:

  • A.

    câmbio secundário bastante proeminente, responsável pelo espessamento do caule.

  • B.

    feixes vasculares correndo paralelamente ao longo das folhas.

  • C.

    partes florais (por exemplo: pétalas e sépalas) normalmente em número múltiplos de cinco.

  • D.

    embrião tipicamente com dois ou mais cotilédones.

  • E.

    raiz principal, pivotante, que se destaca em comprimento e espessura das demais.

Um professor de Ciências convida seus alunos para ler e interpretar o poema abaixo.

Uma interpretação conceitualmente adequada com relação ao fruto citado é:

  • A.

    A banana é formada pelo desenvolvimento do óvulo após a fecundação.

  • B.

    − Vou tirar a casca corresponde à retirada do endocarpo.

  • C.

    A estrutura tão branquinha revelada após a retirada da casca da banana corresponde ao endosperma.

  • D.

    Os macacos são os principais polinizadores das bananeiras. Por isso, segundo o poema, a banana se tornou a Rainha da macacada ...

  • E.

    O cacho, ao qual a banana não queria permanecer pendurada, corresponde ao conjunto de frutos formados pelo desenvolvimento do ovário das flores da bananeira.

O projeto LBA, sigla em inglês para Experimento de Grande Escala da Biosfera − Atmosfera na Amazônia, é um esforço internacional de pesquisa liderado pelo Brasil para entender as interações entre floresta e atmosfera. O texto a seguir detalha alguns aspectos do projeto:

Do ponto de vista do ciclo do carbono, o projeto LBA é importante porque

  • A.

    os vegetais da floresta não interagem com a atmosfera, mas o solo contém seres que liberam gás carbônico.

  • B.

    os vegetais são os únicos seres da floresta que emitem carbono para a atmosfera.

  • C.

    a redução das áreas de floresta tem impacto reduzido no ciclo do carbono.

  • D.

    desmatamentos podem influenciar no ciclo natural do carbono, dado que a floresta tem um papel importante na captura de gás carbônico.

  • E.

    os animais que habitam a floresta têm um papel preponderante na captura de carbono atmosférico.

Um dos fatores que causaram a redução do buraco na camada de ozônio é

  • A.

    a diminuição na emissão de compostos como os clorofluorcarbonos (CFCs), que foram banidos da maioria dos países.

  • B.

    o aquecimento global, que tem como consequência a diminuição da concentração de ozônio atmosférico.

  • C.

    o aumento da queima de combustíveis fósseis, que, apesar de alguns efeitos nocivos, contribui para a recomposição do ozônio.

  • D.

    a diminuição na emissão de gás carbônico, que vem caindo abruptamente nas últimas décadas.

  • E.

    o aumento do uso de fontes de energia alternativa, como a eólica ou a solar, que recompõem o ozônio da atmosfera.

Alguns analistas internacionais, impressionados com o risco de acidentes nas usinas nucleares do Japão após o terremoto de março de 2011, afirmam que os países deveriam investir em energia advinda de hidrelétricas, pois essa energia é ambientalmente limpa.

Alguns críticos, no entanto, consideram a energia hidrelétrica uma fonte de energia não inteiramente limpa porque

  • A.

    exige o alagamento de áreas enormes para os reservatórios e a consequente perda de florestas.

  • B.

    consome uma imensa quantidade de água das represas de maneira irreversível.

  • C.

    usa longas linhas de transmissão, que liberam grande quantidade de calor para o ambiente.

  • D.

    requer a queima de combustíveis fósseis, para que a produção seja economicamente viável.

  • E.

    gera lixo extremamente tóxico, que precisa ser descartado dentro de blocos de chumbo e concreto.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...