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Animais de estimação são temas frequentes em conversas e atividades entre alunos do Ensino Fundamental.
O trabalho com esse tema também permite
I. identificar etapas do ciclo de vida dos animais e relacioná-las com etapas do ciclo de vida dos seres humanos.
II. desenvolver hábitos responsáveis no trato com animais e ampliar o respeito aos seres vivos de modo geral.
III. reconhecer a anatomia comparada e funcionamento entre animais e seres humanos em relação aos sistemas e órgãos do corpo.
São itens voltados ao ciclo I do Ensino Fundamental aqueles contidos em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
"Vida" é um conceito de difícil consenso e que, por isso, admite várias definições. No entanto, para a Ciência, considera-se ser vivo aquele que apresenta algumas características em comum. A definição que cabe ao maior número de espécies, de todos os reinos hoje reconhecidos, afirma que seres vivos são aqueles que possuem
reprodução e descendência de indivíduos férteis.
geração de energia e aumento da entropia.
movimentação e capacidade de fazer fotossíntese.
reação aos estímulos ambientais e necessidade de obtenção de energia.
capacidade de locomoção e de respiração.
O citocromo C é uma proteína central no mecanismo de respiração celular e está presente em todos os organismos aeróbios, sendo utilizado nas pesquisas de filogenia molecular. Um estudo comparativo entre a proteína humana e a de outras espécies mostrou os resultados apresentados na tabela abaixo.
Considerando as informações da tabela e o processo de evolução biológica, está correto que
macacos e lampreias são ancestrais humanos, porém os primeiros são mais recentes.
a proteína citocromo C surgiu de forma independente em diferentes grupos de organismos.
humanos apresentam maior grau de parentesco evolutivo com as rãs do que com as aves.
lampreias não apresentam parentesco com humanos e macacos.
humanos e cães apresentam um ancestral comum mais recente do que humanos e aves.
Um aluno encontra um animal no jardim da escola e observa que ele tem corpo articulado, pernas e antenas e, por isso, conclui que se trata de um inseto. Essa afirmação está
correta, uma vez que o animal apresenta todas as características empregadas para essa classe de invertebrados.
incorreta, uma vez que apenas esses critérios não definem a classe, podendo o animal pertencer ao grupo das centopeias ou das lacraias.
correta, uma vez que o habitat e as demais características do animal estão de acordo com essa classificação.
correta, uma vez que, entre os grupos de invertebrados, os insetos são os únicos que apresentam antenas.
incorreta, uma vez que os insetos não possuem corpo articulado, além de não terem sido observadas asas no animal.
As características determinantes para o risco de extinção de uma espécie de animal são:
Endemismo em um bioma, dieta estritamente carnívora, distribuição geográfica disjunta.
Baixo número populacional, dieta estritamente frugívora e área de distribuição geográfica pequena.
Baixo número populacional, área de distribuição geográfica pequena, especificidade no uso de habitat.
Endemismo em um bioma, dieta estritamente carnívora, especificidade no uso de habitat.
Distribuição geográfica disjunta, endêmica em um continente, especificidade no uso de habitat.
Entre as espécies mais comuns nos jardins está o lírio amarelo (monocotiledônea). Um professor organiza uma atividade para ajudar os estudantes a observar, a olho nu ou ao microscópio, características desse grupo de angiospermas, entre as quais:
câmbio secundário bastante proeminente, responsável pelo espessamento do caule.
feixes vasculares correndo paralelamente ao longo das folhas.
partes florais (por exemplo: pétalas e sépalas) normalmente em número múltiplos de cinco.
embrião tipicamente com dois ou mais cotilédones.
raiz principal, pivotante, que se destaca em comprimento e espessura das demais.
Um professor de Ciências convida seus alunos para ler e interpretar o poema abaixo.
Uma interpretação conceitualmente adequada com relação ao fruto citado é:
A banana é formada pelo desenvolvimento do óvulo após a fecundação.
− Vou tirar a casca corresponde à retirada do endocarpo.
A estrutura tão branquinha revelada após a retirada da casca da banana corresponde ao endosperma.
Os macacos são os principais polinizadores das bananeiras. Por isso, segundo o poema, a banana se tornou a Rainha da macacada ...
O cacho, ao qual a banana não queria permanecer pendurada, corresponde ao conjunto de frutos formados pelo desenvolvimento do ovário das flores da bananeira.
O projeto LBA, sigla em inglês para Experimento de Grande Escala da Biosfera − Atmosfera na Amazônia, é um esforço internacional de pesquisa liderado pelo Brasil para entender as interações entre floresta e atmosfera. O texto a seguir detalha alguns aspectos do projeto:
Do ponto de vista do ciclo do carbono, o projeto LBA é importante porque
os vegetais da floresta não interagem com a atmosfera, mas o solo contém seres que liberam gás carbônico.
os vegetais são os únicos seres da floresta que emitem carbono para a atmosfera.
a redução das áreas de floresta tem impacto reduzido no ciclo do carbono.
desmatamentos podem influenciar no ciclo natural do carbono, dado que a floresta tem um papel importante na captura de gás carbônico.
os animais que habitam a floresta têm um papel preponderante na captura de carbono atmosférico.
Um dos fatores que causaram a redução do buraco na camada de ozônio é
a diminuição na emissão de compostos como os clorofluorcarbonos (CFCs), que foram banidos da maioria dos países.
o aquecimento global, que tem como consequência a diminuição da concentração de ozônio atmosférico.
o aumento da queima de combustíveis fósseis, que, apesar de alguns efeitos nocivos, contribui para a recomposição do ozônio.
a diminuição na emissão de gás carbônico, que vem caindo abruptamente nas últimas décadas.
o aumento do uso de fontes de energia alternativa, como a eólica ou a solar, que recompõem o ozônio da atmosfera.
Alguns analistas internacionais, impressionados com o risco de acidentes nas usinas nucleares do Japão após o terremoto de março de 2011, afirmam que os países deveriam investir em energia advinda de hidrelétricas, pois essa energia é ambientalmente limpa.
Alguns críticos, no entanto, consideram a energia hidrelétrica uma fonte de energia não inteiramente limpa porque
exige o alagamento de áreas enormes para os reservatórios e a consequente perda de florestas.
consome uma imensa quantidade de água das represas de maneira irreversível.
usa longas linhas de transmissão, que liberam grande quantidade de calor para o ambiente.
requer a queima de combustíveis fósseis, para que a produção seja economicamente viável.
gera lixo extremamente tóxico, que precisa ser descartado dentro de blocos de chumbo e concreto.
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