Questões de Biologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Com relação ao Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), analise as afirmativas a seguir:

I. A regulamentação do zoneamento ambiental (ZA), a nível federal, foi feita em 2002 com o nome de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), ratificando sua condição de instrumento de ordenamento territorial e estabelecendo medidas de qualidade ambiental.

II. O ZEE se fundamenta unicamente nos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e, no seu relatório resumido, o RIMA.

III. Os programas de SIG (Sistemas de Informações Geográficas) como o Spring, o Terra Wiew e o Grass (Geographic Resources Analysis Support System) são importantes para a elaboração dos ZEE.

Está correto o que se afirma em:

  • A. somente I;
  • B. somente I e II;
  • C. somente I e III;
  • D. somente II e III;
  • E. I, II e III.

No ciclo natural do Carbono, ignorando-se a intervenção do homem, cerca de 120 bilhões de toneladas de carbono são retiradas da atmosfera pelos vegetais dos ecossistemas terrestres (fotossíntese) e um valor semelhante é devolvido pela respiração. A quantidade de Carbono devolvida para a atmosfera pela respiração é de cerca de 120 bilhões de toneladas. Essa devolução é feita fundamentalmente por dois grupos: (1) pelos vegetais e pelos animais macroscópicos e (2) pelos organismos do solo, os chamados decompositores de matéria orgânica, basicamente bactérias e fungos.

A participação na liberação de carbono para a atmosfera, em percentagens aproximadas, dos dois grupos, na ordem grupo (1) e grupo (2) é de:

  • A. 10% e 90%;
  • B. 30% e 70%;
  • C. 50% e 50%;
  • D. 70% e 30%;
  • E. 90% e 10%.

Partes suculentas de vegetais coletados que não possam ser bem preservadas por herborização, devido à dificuldade de secagem, são preservadas em meio líquido. Um meio líquido muito utilizado (produzido a partir do formol comercial, também conhecido como formalina) é a solução de formol a:

  • A. 4%;
  • B. 10;
  • C. 40;
  • D. 70;
  • E. 96;

Na figura abaixo são mostrados os valores de Carbono em toneladas por hectare em diferentes tipos de vegetação, em dois compartimentos dos ecossistemas: no solo e na vegetação.

Na figura, os números que indicam a quantidade de carbono da floresta tropical, do cerrado e do solo agrícola são respectivamente:

  • A. I – III – II;
  • B. II – I – III;
  • C. II – III – I;
  • D. III – I – II;
  • E. III – II – I.

Em uma aula de Biologia, o professor apresentou a figura a seguir, explicando que se tratava de um desenho simplificado de uma célula em divisão.

Para verificar o conhecimento dos alunos sobre divisão celular, o professor perguntou se a figura poderia corresponder a uma bactéria em divisão. Após um período de análise e discussão, os alunos responderam que

  • A. sim, porque a divisão celular de bactéria é idêntica a de outros seres.
  • B. sim, porque as bactérias apresentam DNA e outras estruturas.
  • C. sim, porque nas bactérias, os cromossomos são constituídos por DNA, associados a proteínas específicas.
  • D. não, porque bactérias não apresentam DNA nem parede celular.
  • E. não, porque as células de bactérias não se dividem por mitose.

O professor de Biologia mostrou aos alunos as figuras a seguir que representam duas mitocôndrias (1 e 2) de modo simplificado e, aproximadamente, na mesma escala.

Ele informou aos alunos que uma delas correspondia à mitocôndria de células da pele e a outra, à de células de um músculo estriado.

Após diversas discussões intermediadas pelo professor, os alunos concluíram que a mitocôndria proveniente das células musculares correspondia

  • A. à figura 1, uma vez que, sendo menor e com mais cristas, apresenta maior absorção de glicose e oxigênio.
  • B. à figura 1, uma vez que, tendo mais cristas, apresenta maior produção de ATP.
  • C. à figura 1, uma vez que, sendo menor e com mais cristas, apresenta maior superfície de contato com a actina e a miosina.
  • D. à figura 2, uma vez que, sendo maior e com menos cristas, pode produzir maior quantidade de ATP.
  • E. à figura 2, uma vez que, sendo maior e com mais cristas, consome menos energia para produzir ATP.

O conceito biológico de espécie proposto por Ernest Mayr, afirma que dois conjuntos de indivíduos pertencem a espécies diferentes se estiverem isolados reprodutivamente, isto é, entre espécies diferentes não há fluxo gênico. Com relação ao conceito biológico de espécie acima citado, analise as afirmativas a seguir.

I. Em muitas espécies, o tipo de reprodução é majoritariamente assexuado.

II. Mesmo espécies diferentes trocam material genético, como acontece em bactérias.

III. O fenômeno da introgressão genética (troca de material genético entre espécies diferentes) é comum entre plantas.

O conceito biológico de espécie acima citado, apesar de muito utilizado, é criticado e enfraquecido

  • A. pela afirmativa I, apenas.
  • B. pelas afirmativas I e II, apenas.
  • C. pelas afirmativas I e III, apenas.
  • D. pelas afirmativas II e III, apenas.
  • E. pelas três afirmativas.

O estudo da permeabilidade de duas substâncias(1 e 2) através da membrana celular de uma célula animal estãorepresentadas nosgráficos a seguir.

Considerando que, no instante t, foi acrescentada uma substância capaz de inibir a cadeia respiratória, é correto afirmar que, antes da aplicação do inibidor,

  • A. ambas as substâncias são transportadas ativamente através da membrana.
  • B. ambas as substâncias são transportadas passivamente através da membrana.
  • C. a substância 1 é transportada ativamente e a 2 passivamente.
  • D. a substância 1 é transportada passivamente e a 2 ativamente.
  • E. os dados dos gráficos não permitem distinguir transporte ativo de passsivo.

A expressão “ecossistemas doentes” foi utilizada por ecólogos preocupados com a degradação ambiental, como uma forma de sensibilizar e motivar as pessoas a tomarem atitudes objetivas para evitar a destruição ambiental. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso extensivo de adubos contendo amônia e fósforo e o despejo de águas residuais com muita matéria orgânica, nitrogênio e fósforo, acabam chegando aos rios e, por conseguinte, ao mar, eutrofizando ambientes aquáticos, dando origem a ecossistemas doentes.

II. O enriquecimento de nutrientes dos ecossistemas aquáticos (eutrofização) se caracteriza pela grande redução da equitabilidade em função do aumento do número de indivíduos de poucas espécies, em geral de pequeno porte, isto é, três ou quatro espécies que correspondem a mais de 90% do total de indivíduos do ecossistema.

III. A eutrofização de ecossistemas aquáticos favorece as espécies de grande porte.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I e III, apenas.

Galhos retirados de uma mesma planta foram plantados em cinco locais, entre o nível no mar e 3.000 metros de altitude. Os galhos desenvolveram indivíduos adultos geneticamente idênticos, mas todos fenotipicamente diferentes no que se refere à altura das plantas, tamanho das raízes, número e densidade de folhas. Com relação a esse experimento e seu resultado, analise as afirmativas a seguir.

I. Os resultados se devem à norma de reação do genótipo, isto é, às diferentes manifestações do genótipo em relação ao meio ambiente.

II. Condições ambientais modificam o genótipo do indivíduo, resultando em novos fenótipos.

III. A maioria das características determinadas por genes apresenta pouca variação fenotípica, isto é, a plasticidade é limitada a poucos genes.

Assinale:

  • A. se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • B. se apenas a afirmativa II estiver correta.
  • C. se apenas a afirmativa III estiver correta.
  • D. se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
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