Questões de Biologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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A figura a seguir representa (de modo simplificado) uma seção de uma molécula de ADN (DNA) durante a replicação. Os algarismos representam as bases nitrogenadas constantes da molécula.

A substituição de algarismos por bases nitrogenadas pode levar a numerosas configurações. Entre as propostas de substituição listadas a seguir, assinale a correta.

  • A. se 1 for T e 2 for G, 7 será A e 6 será G.
  • B. se 1 for C e 2 for A, 7 será A e 6 será T.
  • C. se 1 for T e 2 for C, 7 será T e 6 será C.
  • D. se 1 for A e 2 for G, 7 será A e 6 será G.
  • E. se 1 for G e 2 for T, 7 será G e 6 será A.

Na metade do século XX, com a descoberta da estrutura e função do DNA, a Biologia entrou na fase do “determinismo genético”. Isso significa que todas as características dos indivíduos estariam determinadas no DNA. Os trabalhos publicados, nesse início de século, na área da Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mudaram alguns paradigmas da própria teoria evolutiva. A Biologia do Desenvolvimento vem confirmando a maior participação do ambiente na criação da variabilidade genética. Com relação à citação acima, analise as seguintes afirmativas.

1. O sexo em tartarugas e crocodilos é determinado pela temperatura de incubação dos ovos.

2. Pessoas que se transferem de regiões de baixa altitude para regiões altas passam a apresentar maior número de hemácias, sem que tenham ocorrido alterações genéticas.

3. Além da informação genética, o ambiente e as alterações epigenéticas são importantes na criação de variabilidade nas espécies de seres vivos, tanto morfológicas quanto comportamentais.

A citação inicial é corroborada

  • A. pela afirmativa 1, apenas.
  • B. pela afirmativa 2, apenas.
  • C. pela afirmativa 3, apenas.
  • D. pelas afirmativas 2 e 3, apenas.
  • E. pelas afirmativas 1, 2 e 3.

O professor orientou seus alunos a fazerem o levantamento de determinadas características entre os membros da própria família ou entre vizinhos. Depois, selecionou alguns casos especiais a fim de testar os conhecimentos de genética da turma. Um desses casos está representado no heredograma a seguir.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I e III, apenas.

A Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mostrou muitos casos de polifenia (muitos fenótipos diferentes), o que corresponde a variações morfológicas e/ou comportamentais ocorridas durante o desenvolvimento embrionário, sem que haja variações no DNA desses seres vivos. Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A enzima aromatase é muito ativa em temperaturas elevadas, transformando rapidamente a testosterona de ovos de répteis em estrogênio e, como consequência, gerando fêmeas em lugar de machos.

II. Ovos de dáfnia (crustáceo cladócero de 0,2 a 0,5 mm) com o mesmo genótipo geram adultos de tamanho normal, em ambientes sem predadores.

III. Ovos do crustáceo dáfnia geram adultos com o dobro do tamanho normal, se criados em ambiente com a presença de predadores.

São exemplos de polifenia induzida pelo ambiente:

  • A. I, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Para testar a hipótese de que, durante a fotossíntese as plantas absorvem CO2 modificando a composição química do ambiente, o professor poderia utilizar a água de um aquário à qual foi adicionado CO2.

Após algumas horas, depois do experimento ter sido montado, para verificar a quantidade relativa de CO2, adiciona-se 5 mL de água de cal incolor a cada frasco. Para testar a hipótese, o experimento deveria conter

  • A. apenas o frasco 1.
  • B. apenas os frascos 1 e 3.
  • C. apenas os frascos 1 e 4.
  • D. apenas os frascos 1, 2 e 3.
  • E. os frascos 1, 2, 3 e 4.

Em uma aula de Biologia, o professor propôs uma comparação entre o esqueleto interno de um vertebrado e o externo de um artrópode.

Após analisarem as funções de proteção, de mobilidade e de sustentação oferecidas pelos dois tipos de esqueletos, os alunos concluíram que o esqueleto externo de um artrópode oferece:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Considerando que mitocôndrias e cloroplastos são bactérias que vivem em simbiose nas células dos organismos eucariotos; que as associações simbióticas entre espécies diferentes (reinos diferentes) são o que chamamos de liquens; e que 90% das células do ser humano são bactérias fundamentais para o desenvolvimento adequado dos seus sistemas imunológico e nervoso, analise as afirmativas a seguir.

I. Um organismo é caracterizado por um único genoma que determina tanto a morfologia como o comportamento.

II. O que se chama de indivíduo é um conjunto de diferentes genomas que interagem simbioticamente durante a ontogenia, determinando as características morfológicas e comportamentais desse conjunto.

III. O indivíduo é um pequeno ecossistema de genomas e não pode ser caracterizado por um genoma único que determina tanto a morfologia como o comportamento.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Um professor de Biologia de uma escola de Ensino Médio do município de São Paulo, para fazer com que os alunos entendessem a ação do fermento de pão (Saccharomyces cerevisiae), fez o experimento representado na figura a seguir.

Fundamentado nos dados do experimento, os alunos concluíram que o processo ocorrido no tubo I e os produtos resultantes eram, respectivamente,

  • A. fermentação; etanol e ácido lático.
  • B. fermentação; etanol e CO2.
  • C. respiração aeróbia; etanol e CO2.
  • D. respiração aeróbia; ácido lático e CO2.
  • E. respiração aeróbia; etanol e ácido lático.

O gráfico a seguir representa o tempo de existência de algumas espécies relacionadas ao homem atual e seus respectivos volumes cerebrais.

O gráfico foi utilizado pelo professor em uma aula sobre evolução, para que os alunos entendessem que

  • A. o Homo sapiens é a espécie mais recente.
  • B. o Homo habilis apresenta o maior volume cerebral.
  • C. a espécie mais recente apresenta o maior volume cerebral.
  • D. o Australopithecus afarensis foi a espécie que viveu mais tempo.
  • E. o Homo erectus originou o Homo sapiens e este o Homo neanderthalensis.

Darwin considerava as interações entre os seres vivos como um aspecto importante para a transformação dos indivíduos e das espécies.

Assinale a opção que indica, respectivamente, as interações que acarretam o maior e o menor prejuízo para as espécies envolvidas.

  • A. Predação e competição.
  • B. Competição e comensalismo.
  • C. Competição e mutualismo.
  • D. Parasitismo e mutualismo.
  • E. Predação e comensalismo.
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