Lista completa de Questões de Biologia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Mecanismos para auto-imunidade têm sido propostos. Dentre eles, o mecanismo no qual o agente ambiental desencadeante assemelha-se a um componente do corpo o suficiente para que um ataque seja direcionado de forma cruzada contra o componente do corpo é denominado de:
mimetismo molecular.
disseminação de epitopos.
alteração de proteínas normais.
liberação de antígenos seqüestrados.
Uma biópsia de fígado, de um paciente com glomerulonefrite aguda, corada com anticorpo anti-IgG humano conjugado à fluoresceína, mostrará:
manchas e fluorescência irregular na membrana basal glomerular.
uma fluorescência uniforme na membrana basal glomerular.
macrófagos fluorescentes.
células B fluorescentes.
A penicilina é um hapteno, tanto em seres humanos quanto em camundongos. Um camundongo foi injetado com uma penicilina covalentemente ligada à albumina sérica bovina e, ao mesmo tempo, com ovalbumina, a qual não possui nenhuma penicilina ligada, para explorar o relacionamento hapteno-carreador. Dos seguintes compostos, aquele que induzirá uma resposta secundária à penicilina, quando injetado em camundongos, será:
penicilina.
ovalbumina.
albumina sérica bovina.
penicilina ligada à ovalbumina.
Como poucas drogas são úteis contra infecções virais, a prevenção das infecções pelo uso de vacinas é muito importante. A prevenção de doenças virais pode ser obtida pelo uso de vacinas que induzem imunidade ativa ou pela administração de anticorpos pré-formados que fornecem imunidade passiva.
Com base nesse assunto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Vacinas inativadas não estimulam uma resposta de células T citotóxicas, porque o vírus não se replica.
As vacinas atenuadas estimulam respostas por longo prazo, portanto não são necessárias doses de reforço.
Com as vacinas atenuadas, o vírus se multiplica no hospedeiro, produzindo um estímulo antigênico prolongado.
Em geral, as vacinas atenuadas são preferíveis às vacinas que contêm vírus inativado, porque conferem uma maior proteção e têm duração mais longa.
O diagnóstico de uma infecção bacteriana, quando a cultura é negativa, pode ser feito detectando, EXCETO:
anticorpos no soro do paciente.
o antígeno em amostra do paciente.
ácidos nucléicos na amostra do paciente.
proteínas do complemento no soro do paciente.
O diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas pode ser feito através de uma abordagem bacteriológica, que envolve o preparo e análise de meios de cultura. Com base nesse assunto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Abaixo estão relacionadas algumas características de um organismo da família Enterobacteriaceae.
· É a causa mais comum das infecções do trato urinário e de sepse causada por bastonetes Gram-negativos.
· É uma das principais causas de meningite neonatal.
· Algumas cepas são entero-hemolíticas.
· É anaeróbio facultativo abundante no cólon e nas fezes.
· Em ágar-EMB, as colônias possuem um brilho esverdeado característico.
Com base nessas informações, pode-se afirmar que o organismo relacionado é:
Escherichia coli.
Salmonella typhi.
Heliobacter pylori.
Shigella dysenteriae.
Sobre representantes da família Enterobacteriaceae foram feitas as afirmações:
I. Amostras suspeitas são normalmente inoculadas em dois meios de cultura: uma placa de ágar-sangue e um meio seletivo diferencial como ágar MacConkey ou ágar-eosina-azul de metileno.
II. A capacidade diferencial de um meio de cultura seletivo baseia-se na fermentação de lactose, que é o critério metabólico mais importante utilizado para identificação desses organismos.
III. Organismos que não fermentam lactose como Salmonella e Shigella formam colônias coradas, enquanto os organismos fermentadores de lactose formam colônias incolores.
IV. O efeito seletivo dos meios na supressão do crescimento dos organismos Gram-positivos indesejáveis é exercido pelos sais biliares ou por corantes bacteriostáticos presentes no ágar.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Os estreptococos de importância médica como Streptococcus pyogenes, S. agalactiae e S. pneumoniae apresentam algumas características em comum. São características desses estreptococos, EXCETO:
são hemolíticos.
são catalase-positivos.
pertencem a grupos de Lancefield diferentes.
apresentam sensibilidade e resistência a antibióticos variáveis.
O diagnóstico de certeza da infecção malárica só é possível pela demonstração do parasito, ou de antígenos relacionados, no sangue periférico do paciente. No entanto, em virtude de seu padrão epidemiológico diverso, várias têm sido as abordagens diagnósticas da malária. Sobre esse assunto, foram feitas afirmações:
I. A despeito do grande avanço nas técnicas imunológicas de diagnóstico ocorrido nas últimas décadas, o diagnóstico da malária continua sendo feito pela tradicional pesquisa do parasito no sangue periférico, seja pelo método da gota espessa seja pelo esfregaço sangüíneo.
II. A visualização do parasito através de microscopia óptica deve ser feita após coloração com corante vital (azul-de-metileno e Giemsa), sendo esse método essencial para a diferenciação específica dos parasitos a partir da análise da sua morfologia e das alterações provocadas nos eritrócitos infectados.
III. A determinação da densidade parasitária pode ser útil para a avaliação prognóstica e deve ser realizada em todo paciente com malária.
IV. O diagnóstico de malária através de PCR não é um método usual dos laboratórios de pesquisa, em virtude de custo elevado, reagentes necessários e da alta complexidade técnica.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I e IV apenas.
I, II e III apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...