Lista completa de Questões de Biologia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Após realizar exame parasitológico de fezes e diagnosticado as espécies Schistosoma, Fasciola, Taenia, Ascaris e Enterobius, pode-se afirmar que a forma diagnóstica foi:
ovos.
cistos.
larvas.
adultos.
Analise o esquema abaixo, que representa a evolução de um parasito no organismo humano.
Legenda:
a-infecção c-ação defensiva do organismo(anticorpos)
b- fase aguda (parasitemia alta) d- fase crônica (parasitemia baixa)
De acordo com o gráfico e com seus conhecimentos, o parasito relacionado é:
Plasmodium falciparum.
Leishmania donovani.
Trypanosoma cruzi.
Schistosoma mansoni.
O exame parasitológico de fezes tem como objetivo diagnosticar os parasitos intestinais, por meio da pesquisa de diferentes formas parasitárias que são eliminadas nas fezes. Muitas vezes, o número de formas parasitárias eliminadas nas fezes é pequeno, havendo a necessidade de concentrá-las. O método que concentra ovos de helmintos através da filtração em tela metálica ou de náilon, de uma determinada malha, que retém os detritos maiores e permite a passagem de detritos menores e ovos, ocorrendo concentração destes últimos na amostra fecal, se refere ao método de:
Kato.
Faust.
Rugai.
Hoffman.
A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença de caráter zoonótico, podendo se manifestar através de diferentes formas clínicas. É considerada uma enfermidade que acomete pele e mucosas.
Com base nesse assunto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
O diagnóstico clínico da LTA pode ser feito com base na característica da lesão que o paciente apresenta, associado à anamnese.
Ao picar o hospedeiro vertebrado, o flebotomíneo inocula formas tripomastígotas metacíclicas provenientes da região anterior do trato digestivo.
A transmissão ocorre pela picada de insetos hematófagos pertencentes ao gênero Lutzomyia.
O teste de Montenegro é um método que avalia a resposta celular, ou seja, a reação de hipersensibilidade retardada do paciente.
As lipoproteínas do plasma transportam quase todo o colesterol e os lipídios esterificados no sangue. As principais lipoproteínas são quilomícrons, lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL), lipoproteína de baixa densidade (LDL) e lipoproteína de alta densidade (HDL).
Sobre esse assunto, foram feitas algumas afirmações.
I- A LDL constitui cerca de 59% das lipoproteínas totais do plasma, sendo o colesterol responsável por metade da massa de LDL.
II- O colesterol LDL é considerado o melhor indicador isolado de doença coronariana, ao lado de fatores de risco coexistentes.
III- O consumo moderado de álcool parece aumentar o nível de HDL em indivíduos de vida sedentária.
IV- Níveis de LDL igual ou superior a 160 significam estado de alerta para o indivíduo.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I e IV apenas.
I, II e III apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
Sobre a dosagem de ácido úrico, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
O aumento da uricemia pode ocorrer por aumento da excreção renal ou pelo excesso de produção.
A taxa normal de ácido úrico no soro ou plasma varia de 2 a 7mg/dL nos homens e 2 a 6,5mg/dL nas mulheres.
Na gota, um distúrbio metabólico purínico, os índices se situam acima de 10mg/dL, devido à produção excessiva de ácido úrico.
O ácido úrico é o principal produto final do metabolismo das purinas no homem, sendo que alimentos ricos em purinas são bebidas contendo cafeína, legumes e cogumelos.
Os corpos cetônicos (acetona, ácidos diacético e beta-hidroxibutírico) aparecem na urina em quantidade patológica, quando as gorduras não são totalmente oxidadas no organismo. A pesquisa por corpos cetônicos deve ser feita em casos de, EXCETO:
diabetes.
mieloma múltiplo.
doença de Von Gierke.
doenças agudas ou crônicas do fígado.
Existem vários métodos de desproteinização do sangue. Dentre eles, o método no qual o principal atributo está no fato de que as dosagens de ácido úrico e glicose, executadas no filtrado, são mais seguras, pois os glóbulos vermelhos do sangue encerram substâncias que interferem nesta, se refere a:
Folin.
Scott.
Folin Wu.
Somogyi.
O diagnóstico laboratorial da infecção pelo HIV envolve métodos para a pesquisa do vírus ou de partículas virais. Dentre esses métodos, pode-se citar que o PCR e outros métodos semelhantes, como bDNA e NASBA, têm sido utilizados para a quantificação de vírus circulante, caracterizando-se como marcador importante da progressão da infecção e para o controle da eficácia de medicação anti-retroviral. A descrição acima se refere ao método de:
cultura de vírus.
detecção do RNA ou DNA do HIV.
detecção do RNA do HIV no plasma.
detecção de antígenos circulantes (P24Ag/AgP24 circulante).
Sobre os quirópteros, marque a afirmativa INCORRETA:
Todo morcego suspeito de raiva deve ser encaminhado para identificação da espécie e para pesquisa do vírus rábico através das técnicas de imunofluorescência direta e inoculação em camundongos.
Quirópteros dos gêneros Mollossus, Lasiurus e Glossophaga são insetívoros e os do gênero Artibeus são frugívoros.
O resultado negativo da imunofluorescência de um quiróptero não dispensa tratamento anti-rábico de indivíduos que tenham sido agredidos ou tenham tido contato com ele.
Espécies arbóreas que atraem morcegos devem ter seu plantio evitado e quando do planejamento de parques em centros urbanos deve-se oferecer maior diversificação de espécies arbóreas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...