Lista completa de Questões de Biologia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A determinação da osmolaridade urinária, durante a restrição de água, é um teste sensível e exato da função renal reduzida, e seus valores podem estar comprometidos quando outros testes estiverem normais, tais como testes de concentração, ureia, excreção de PSP, clarence de creatinina, entre outros. Na avaliação da osmolaridade urinária de paciente com suspeita de comprometimento renal grave, foi encontrada a concentração de 56 mOsmol/Kg, sendo este valor indicativo de:
hipernatremia.
hiponatremia dilucional.
diabetes insípido central.
diabetes insípido nefrogênico.
polidipsia psicogênica.
O cloro é o principal ânion extracelular e, via de regra, não é regulado ativamente. Alterações em suas concent rações ref letem al terações nas concentrações de sódio e, quando essas alterações são independentes do sódio, em geral, isso se deve a uma alteração acidobase. Portanto, em conjunto com sódio, potássio e CO , seu doseamento é indicado para avaliar o equilíbrio eletrolítico, acidobase e hídrico. Neste contexto, as concentrações de cloro podem apresentar-se aumentadas ou dimunídas em determinadas situações. Assinale a alternativa que representa um caso em que a concentração de cloro está diminuída.
acidose respiratória crônica.
acidose metabólica associada à diarreia prolongada, com perda de bicarbonato de sódio (NaHCO3 ).
alcalose respiratória.
retenção de sódio e água.
Nos músculos estriados esqueléticos, podem-se encontrar dois tipos principais de fibras musculares: as de contração rápida e as de contração lenta. Comparando esses dois tipos de fibras, pode-se afirmar que são características das fibras de contração rápida a:
menor resistência à fadiga.
maior resistência para atividades físicas prolongadas.
presença de grande quantidade de mioglobina.
realização da respiração aeróbica por mais tempo.
maior reserva de glicogênio e gordura.
Para ter uma boa saúde, é necessária uma alimentação balanceada, contendo nutrientes energéticos, construtores e reguladores.Aalternativa que apresenta a relação correta entre o nutriente e sua principal função para o nosso organismo é:
Proteínas são reguladores, pois controlam os processos metabólicos.
Carboidratos são construtores, pois fabricam massa muscular e pele.
Vitaminas são nutrientes energéticos usados para diversas atividades do corpo.
Sais minerais são reguladores, pois controlam o funcionamento do organismo.
Lipídios são reguladores, pois fornecem energia necessária ao funcionamento do organismo.
A Bulimia Nervosa é um Transtorno Alimentar que se caracteriza pela ingestão de grandes quantidades de alimentos (episódios de comer compulsivo ou episódios bulímicos), seguidos por métodos compensatórios, tais como vômitos autoinduzidos, uso de laxantes e/ou diuréticos e prática de exercícios extenuantes como forma de evitar o ganho de peso pelo medo exagerado de engordar. Além da bulimia, existem outros distúrbios alimentares, como:
raquitismo e diabetes.
diabetes e obesidade.
diabetes e obesidade.
obesidade e raquitismo.
anorexia e obesidade.
O desenho a seguir mostra parte do sistema digestório humano.
Podemos afirmar que:
a bile, que emulsiona gorduras, é produzida em 4 e é armazenada em 5.
a lipase pancreática é produzida em 2 e irá atuar em 1.
a principal enzima 1 de é a pepsina, que atua em pH ácido.
uma das enzimas presentes no suco digestório produzido em 6 é a ptialina.
em 3 ocorre um fenômeno mecânico da digestão a quimificação.
O crescimento de uma população biológica é l imi tado, pr incipalmente, pela densidade populacional, além de outros fatores como: disponibilidade de alimentos, competição com indivíduos de espécies diferentes (competição interespecífica), predação e parasitismo. Em certas populações, quando a densidade populacional aumenta além de certo limite, a natalidade diminui. Isso é consequência, entre outros fatores:
do aumento da competição alimentar entre os membros da população e da competição entre os casais por locais de procriação.
pela diminuição da competição alimentar entre os membros da população e da competição entre os casais por locais de procriação.
do aumento do equilíbrio alimentar entre os membros da população e da competição entre os casais por locais de procriação.
do controle alimentar entre os membros da população e da capacidade de suporte dos locais de procriação.
do aumento da competição alimentar entre os membros da população e da cooperação intraespecífica.
A matéria-prima para a evolução é a sequência de ADN existente. Nesse sentido, nenhum gene é totalmente novo. Entretanto, a inovação pode ocorrer de diversas maneiras, sendo correto afirmar que:
no embaralhamento de segmentos, dois ou mais genes existentes podem ser quebrados e religados para formar um gene híbrido constituído por segmentos de ADN or iginalmente pertencentes a genes separados.
na mutação intragênica, um gene existente pode ser modificado por mudanças em sua sequência de ADN por vários tipos de erros que ocorrem, principalmente, durante o processo de tradução doADN.
na duplicação gênica, um gene existente pode ser quebrado, criando assim, um par de genes inicialmente idêntico dentro de células.
na transferência vertical, uma porção de ADN pode ser transferida do genoma de uma célula para o genoma de outra inclusive para uma de outra espécie.
na transferência horizontal, dois ou mais genes existentes podem ser quebrados e religados para formar um gene híbrido constituído por segmentos de ADN, originalmente pertencentes a genes separados.
A fenilcetonúria é caracterizada por uma doença genética recessiva hereditária. O organismo portador, por causa da homozigose do alelo alterado para esse gene, expressa má-formação ou mesmo ausência da enzima fenilalanina hidroxilase, que cataliza a conversão do aminoácido fenilalanina em tirosina, a partir do acréscimo de grupamento hidroxila (OH). Essa deficiência provoca distúrbios na síntese de proteínas, causada pela carência de tirosina e acúmulo de fenilalanina no organismo. Entre as implicações da concentração de fenilalanina, estão relacionados fatores de toxicidade devido à transformação deste aminoácido em: ácido fenil-pirúvico e ácido fenil-lático, substâncias tóxicas que provocam lesões nas células do sistema nervoso central, causando atraso no desenvolvimento psicomotor ( locomoção e comunicação) , hiperatividade e convulsões. O fenômeno que melhor explica as causas dessa doença é:
ligação gênica.
penetrância completa.
herança quantitativa.
pleiotropia.
polialelia.
Assinale a opção que indica a forma infectante, para o homem, presente nas fezes do barbeiro triatomídeo.
Tripomastígota.
Amastígota.
Epimastígota.
Merozoíto.
Esquizonte.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...