Lista completa de Questões de Biologia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à figura a seguir, assinale a alternativa correta.
A pequena circulação corresponde ao seguinte caminho fechado percorrido pelo sangue: coração pulmões coração.
A grande circulação corresponde ao seguinte caminho fechado percorrido pelo sangue: coração pulmões coração.
O sangue que chega ao pulmão pela artéria pulmonar tem menor concentração de gás carbônico e menor concentração de gás oxigênio em relação ao sangue que sai do pulmão e chega ao coração pelas veias pulmonares.
A circulação sistêmica corresponde ao seguinte caminho fechado percorrido pelo sangue: coração pulmões coração.
A artéria na qual o sangue arterial sai do coração em direção aos capilares do corpo que contém sangue arterial é a artéria pulmonar.
De acordo com as informações contidas na figura I, é correto afirmar que a célula apresentada pertence ao tecido
muscular.
nervoso.
epitelial.
circulatório.
imunológico.
Com auxílio da figura a seguir, assinale a alternativa correta.
A boca não faz parte do sistema digestório.
A faringe pertence aos sistemas respiratório e digestório.
O esôfago apresenta anéis de cartilagem em toda a sua extensão.
O esôfago faz parte do sistema respiratório.
A produção da voz se dá em órgãos presentes na faringe.
O afogamento impede uma importante ação orgânica que ocorre nos pulmões denominada
hematose.
hemólise.
histenose.
hidatidose.
hilienose.
O sistema ABO e o fator Rh são sistemas de classificação dos grupos sanguíneos. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
Mesmo que ocorra sensibilização, os indivíduos com sangue AB não são capazes de produzir os anticorpos do sistema ABO e do fator Rh.
Indivíduos dos grupos sanguíneos AB e O são, respectivamente, receptores e doadores universais devido à ausência de aglutininas (sangue AB) e de aglutinogênios (sangue O).
Nas transfusões de sangue, é muito importante que o doador possua aglutininas compatíveis com os aglutinogênios do receptor, para que ocorra a isoaglutinação.
A polialelia do sistema ABO e a do fator Rh assemelham-se pela relação de dominância que estabelecem entre os alelos.
A doença hemolítica do recém-nascido acomete apenas a criança homozigota para o fator Rh.
A hemofilia, no seu tipo mais comum, é uma doença genética hereditária caracterizada pela ausência ou disfunção de uma das proteínas envolvidas no mecanismo de coagulação do sangue. A respeito desse assunto, é correto afirmar que
a hemofilia é uma doença recessiva ligada ao sexo, sendo mais comum nos homens, já que o gene defeituoso está localizado no cromossomo masculino, ou cromossomo Y.
a hemofilia, se não tratada, pode ocasionar a morte da mulher por hemorragia, devido à menstruação.
a probabilidade de um casal que possui uma filha hemofílica ter um filho saudável é igual a 0,5, sabendo-se que o avô materno das crianças apresenta o fenótipo normal.
o tratamento da hemofilia é feito com base na reposição dos fatores anti-hemofílicos, que podem ser obtidos a partir de métodos de fracionamento do plasma e da técnica do DNA recombinante.
os filhos de um homem hemofílico também apresentam a doença e passam essa condição para os seus descendentes. Entretanto, suas filhas não são afetadas, tendo o alelo recessivo mascarado pela condição heterozigota.
As síndromes de Turner e Klinefelter são exemplos de
polialelia.
herança influenciada pelo sexo.
mutações cromossômicas estruturais.
aneuploidia.
mutações gênicas.
A análise do DNA para determinação de paternidade é feita
com o auxílio da técnica de PCR, que consiste na amplificação do DNA in vitro, baseada no processo de replicação.
na ausência do pai, por meio da análise do material genético de outro parente próximo, já que o grau de confiança do resultado depende apenas do número de indivíduos analisados.
pela extração do DNA da ossada, procedimento mais barato e eficaz nos casos de morte do pai, mas que depende de uma quantidade suficiente e de um adequado estado de conservação do material.
utilizando-se como ponto de partida os alelos presentes na mãe biológica, já que ambos os alelos de cada par cromossômico do filho devem necessariamente coincidir com os dela.
por meio da exclusão dos polimorfismos, o que torna possível determinar as relações de vínculo genético entre duas pessoas.
Texto VI, para responder às questões de 42 a 44.
Com base no texto VI, assinale a alternativa que apresenta, resumidamente, a estrutura de um cromossomo metafásico.
Cada cromossomo metafásico é composto por duas moléculas de DNA, unidas pelos quiasmas, associadas com proteínas do tipo histonas.
Um cromossomo metafásico é composto de uma molécula de DNA, composta por uma fita dupla, que se une pela região do centrômero, associada com proteínas do tipo histonas.
Um cromossomo metafásico é composto por duas moléculas de DNA, que permanecem unidas pela região centromérica, associadas com proteínas histônicas e não-histônicas.
Cada cromossomo metafásico é composto por quatro moléculas de DNA, que permanecem unidas pela região centromérica, associadas com proteínas histônicas e nucleases.
Um cromossomo metafásico é composto por quatro fitas de DNA, unidas pelos quiasmas, associadas com proteínas do tipo histonas.
Texto VI, para responder às questões de 42 a 44.
Ainda com base no texto VI, assinale a alternativa associada à diferença de tamanho entre os vários cromossomos de uma mesma metáfase.
Diferentes níveis de compactação cromossômica.
Diferença na porcentagem de purinas e pirimidinas.
Diferença no número de pares de base nitrogenadas.
Tamanho diferenciado entre os cromossomos de origem paterna e os de origem materna.
Diferenças ocasionadas pela visualização em duas dimensões de uma estrutura em três dimensões.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...