Lista completa de Questões de Biologia da Instituto Ludus para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que não trás uma característica importante para identificação de uma bactéria.
A taxa de crescimento
A produção de hemólise
A morfologia
A mudança dos meios de identificação
O tamanho das colônias
A coloração de Ziehl-Neelsen é utilizado no laboratório de microbiologia para bacterioscopia na pesquisa de:
H. influenzae;
C. diphteriae;
Neisseria spp.
bacilos álcool-ácido resistentes;
pneumococcus;
Qual o parasita sanguíneo identificado pela presença de numerosos grânulos rosados nos eritrócitos conhecidos como granulações de Schuffner?
Wuchereria bancrofti.
Leishmania donovani.
Toxoplasma gondii.
Trypanosoma cruzi.
Plasmodium vivax.
A infecção por ancilostomídeos possui várias características, EXCETO:
A eosinofilia aparece no hemograma de forma intensa.
Os exames de fezes, por método qualitativo, que indicam ou não presença de ovos de ancilostomídeos, são feitos pelos métodos de sedimentação espontânea, de sedimentação por centrifugação e de flutuação.
Para se avaliar o grau de infecção do paciente, usa-se o método quantitativo de Stoll, cujo resultado expressa o número de ovos dos parasitos por grama de fezes.
Os métodos utilizados para exame de fezes permitem identificar o gênero e a espécie do agente etiológico da ancilostomose, pois os ovos dos ancilostomídeos são morfologicamente diferentes.
O método de coprocultura mais utilizado para obtenção de larvas é o de Harada e Mori.
Qual dos agentes abaixo NÃO deve ser usado na desinfecção e assepsia em um laboratório de análises clínicas?
Fenóis
Iodo
Álcool (50% a 65%)
Aldeídos
Cloro
Com relação ao diabetes mellitus, julgue os itens a seguir:
I - A microalbuminúria pode ocorrer em diabéticos e é um termo que designa a excreção aumentada de albumina urinária não detectável pelas tiras reativas empregadas rotineiramente. É excretada em pequenas quantidades por diabéticos com nefropatia com redução da filtração glomerular. Sua determinação permite a detecção de complicações renais, permitindo o retardamento da evolução pela estabilização dos níveis de glicemia.
II - O diabetes mellitus tipo 2 e a intolerância à glicose são comumente associados à hipercolesterolemia.
III - Fatores como postura, náusea e ansiedade não interferem no teste oral de tolerância à glicose.
IV - Quando ocorre redução na utilização de carboidratos, como no diabetes mellitus, acontece um aumento na produção de corpos cetônicos, levando a um acúmulo dos mesmos no sangue que excedem a capacidade dos tecidos periféricos em metabolizá-los. Teores anormalmente elevados de corpos cetônicos no sangue (cetonemia) ultrapassam o limiar renal provocando o aparecimento de cetonúria.
V - Diabetes mellitus gestacional é a intolerância aos carboidratos de intensidade variada, diagnosticada pela primeira vez durante a gravidez e persistindo após o parto.
Os itens que estão CORRETOS correspondem a alternativa:
I, II e III.
I, II e IV.
IV e V.
I e IV.
II, III e V.
Sobre os hormônios tireoidianos, é correto afirmar:
T3 e T4 são secretados na mesma proporção pela tireóide.
T4 é o principal hormônio biologicamente ativo.
T3 origina-se em grande parte da conversão do T4 pela ação da enzima 5α - redutase nos tecidos periféricos.
T3 age em receptores intranucleares.
Apenas 10% do T3 circula na forma total e cerca de 90% do T3 circula na forma livre.
São direitos do profissional Farmacêutico, EXCETO:
Exercer a profissão sem ser discriminado por questões de religião, raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, condição social, opinião política ou de qualquer outra natureza.
Não interagir com o profissional prescritor, pois isso garante a segurança e a eficácia da terapêutica farmacológica, com fundamento no uso racional.
Exigir dos demais profissionais de saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição.
Recusar-se a exercer a profissão em instituição pública ou privada onde inexistam condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário, com direito a representação junto às autoridades sanitárias e profissionais, contra a instituição.
Recusar-se a exercer a profissão ou suspender a sua atividade, individual ou coletivamente, em instituição pública ou privada onde inexistam remuneração ou condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário, ressalvadas as situações de urgência ou de emergência, devendo comunicá-las imediatamente ao Conselho Regional de Farmácia e às autoridades sanitárias e profissionais.
Com relação ao Código de Ética da Profissão Farmacêutica, assinale a opção CORRETA:
O farmacêutico inscrito no Conselho Regional de Farmácia (CRF) obriga-se a cumprir os deveres inerentes ao Código de Ética da Profissão Farmacêutica somente enquanto estiver no exercício efetivo da profissão.
O farmacêutico deve comunicar ao CRF, por escrito, o afastamento de suas atividades profissionais, das quais detenha responsabilidade técnica, independentemente de haver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua.
Quando o farmacêutico tiver de se afastar por motivo de doença, ele ou seu procurador deverá apresentar, à empresa ou à instituição, no prazo de cinco dias, documento datado e assinado justificando sua ausência e anexar atestado médico.
É permitido ao profissional farmacêutico exercer a fiscalização profissional e sanitária e simultaneamente prestar serviços a empresa ou estabelecimento que explore o comércio de drogas, desde que não possua vínculo empregatício com esta empresa ou estabelecimento.
É permitido ao profissional farmacêutico aceitar a interferência de leigos em seus trabalhos e em suas decisões de natureza profissional.
A rubéola é uma doença transmitida por inalação do aerossol contendo altas concentrações de partículas virais, estas infectam células do trato respiratório superior e da faringe ocorrendo neste ambiente a primeira multiplicação dos vírus. Sobre o diagnóstico sorológico da rubéola é CORRETO afirmar:
A detecção dos anticorpos IgG é a forma mais utilizada e prática de diagnóstico da infecção recente por vírus da rubéola.
Nos testes para detectar IgM pela técnica de ELISA indireto, o tratamento do soro com o IgG anti-IgG humano é necessário, para evitar resultados falso-positivos na presença de fator reumatóide na amostra e também resultados falso-negativos quando na presença de grande excesso de IgG específico.
No diagnóstico sorológico intrauterino da rubéola congênita, que é feito com a coleta de vilosidade coriônica, amniocentese e cordocentese, observa-se uma resposta por anticorpos IgG e IgA prolongada, lenta maturação da avidez do IgM e resposta imune celular reduzida, como parte do efeito do vírus sobre o feto ainda em formação.
Os anticorpos IgG anti-vírus da rubéola são detectados dentro de 3 a 4 semanas após o início dos sintomas, atingindo o pico em 40 dias.
O diagnóstico pré-natal da rubéola congênita inicia-se com o diagnóstico da rubéola secundária materna.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...