Lista completa de Questões de Biologia da Instituto Ludus para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das proteínas de fase aguda assinale com V(verdadeiro) ou F (falso):
I Para detecção de proteína C reativa (PCR) no soro, os métodos de aglutinação rápida em látex são muito utilizados na triagem, e a imunoturbidimetria é utilizada para qualificar amostras com valores alterados.
II A pesquisa de proteína C reativa em amostras de líquido cefalorraquiano é raramente utilizada, mas é descrita como marcador auxiliar diferencial de meningite viral e bacteriana, com valores menores na etiologia viral.
III A alfa-1-glicoproteína ácida pode permanecer elevada por períodos mais longos que a proteína C reativa, servindo inclusive de marcador de monitorização de alguns processos crônicos auto-imunes e reumáticos.
IV A determinação da alfa-2-macroglobulina pode ser detectada somente por imunodifusão radial.
V A principal indicação da determinação da haptoglobina é o acompanhamento de possíveis processos hemolíticos intravasculares.
A sequencia correta é:
V, V, F, V, V.
F, V, F, V, F.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, F.
F, F, V, V, V.
O laboratório clínico e o posto de coleta laboratorial devem manter atualizados e disponibilizar, a todos os funcionários, instruções escritas de biossegurança. Com relação ao que deve ser divulgado, assinale a afirmativa INCORRETA.
Normas e condutas de segurança biológica, física, química, ocupacional e ambiental.
Instruções de uso para os equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC).
Indicação correta do tipo de exame e procedimento adequados.
Procedimentos em caso de acidentes e seus registros.
Manuseio e transporte de material e amostra biológica.
Os analisadores automáticos geralmente incorporam versões mecanizadas das técnicas e procedimentos manuais básicos usados em laboratório. Com relação à automação do processo analítico é INCORRETO afirmar:
A análise randômica é realizada sequencialmente em uma coleção de amostras, com cada amostra analisada para uma seleção diferente de testes. Os testes feitos nos analisadores randômicos são selecionados com o uso de diferentes frascos de reagentes, dependendo do analisador.
Em um sistema de fluxo contínuo, cada amostra passa pelo mesmo curso contínuo na mesma velocidade e é submetido às mesmas reações analíticas que qualquer outra amostra. Em tais sistemas a reação ocorre no tubo, que serve tanto como recipiente de fluxo como cubeta.
Nos detectores fotométricos, o alinhamento apropriado das cubetas com a(s) trajetória(s) da luz é importante nos analisadores tanto manuais quanto automatizados. A energia perdida e as reflexões internas devem ser mantidas em níveis aceitáveis.
A quimioluminescência e a bioluminescência diferem da fluorimetria no que diz respeito à origem da excitação, que é causada por uma reação química ou eletroquímica, e não por fotoluminescência.
A bilirrubina é formada após a destruição das hemácias através de uma série de reações. Dentre as alternativas abaixo, qual é a CORRETA quanto à determinação sérica da bilirrubina:
O paciente não necessita permanecer em jejum por 8 h antes da prova, pois a determinação de bilirrubina no soro não é afetada pela ingestão de alimentos.
O soro obtido tem que ser isento de hemólise, permitindo apenas uma lipemia, que não interfere na dosagem.
Até a realização do teste (no máximo 3 h após a colheita) o soro deve ser mantido no escuro.
Ácido ascórbico, aspirina e anticoncepcionais podem gerar resultados falsamente reduzidos.
Para esta determinação, o único método existente é o de Malloy-Evelyn.
Sobre os testes de coagulação, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
O tempo de trombina (TT) é obtido após adição de trombina em alta concentração ao plasma diluído, de modo que o tempo de coagulação é influenciado pela presença de heparina.
que o tempo de coagulação é influenciado pela presença de heparina.
O tempo de protrombina (TP) consiste na determinação do tempo de formação do coágulo de fibrina após a adição de tromboplastina tecidual e de cálcio, o que promove a ativação do fator VII, seguida da ativação do fator X, iniciando a via comum da coagulação.
O fibrinogênio pode ser medido por teste baseado no tempo de coagulação do plasma por alta concentração de trombina, ou método de Clauss, e por avaliação da densidade óptica do coágulo.
O anticoagulante circulante lúpico, é um anticorpo dirigido contra proteínas que se ligam a fosfolipídeos e interfere com o reagente utilizado nos testes in vitro, como a cefalina, prolongando o TTPA.
A hemocultura é o recurso básico para o diagnóstico das infecções do aparelho circulatório. Com relação a este procedimento, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
O sangue deve ser colhido por meio de seringa estéril ou de outro tipo de material, após assepsia rigorosa da pele, que deve ser feita primeiro com água e sabão neutro, em seguida com álcool a 70% e, por último, com tintura de iodo a 1%.
O sangue deve ser colhido em frasco estéril contendo meio de cultura e anticoagulante, que não deve ser tóxico para a grande maioria das bactérias como, por exemplo, citrato, fluoreto e oxalato de sódio.
Os meios de cultura mais utilizados no isolamento de bactérias do sangue são caldos de soja com hidrolisado de caseína (TSB) ou infusão de cérebro e coração (BHI). Estes devem ser distribuídos em frascos com tampa de borracha e selados com lacre de metal ou tampa de rosca.
Os frascos de hemocultura devem ser incubados a 370 C, e ser observados diariamente durante sete dias.
Umas das causas mais importantes de erros na interpretação dos resultados de hemocultura é a contaminação do sangue com bactérias da flora normal da pele, devido a assepsia inadequada.
Umas das causas mais importantes de erros na interpretação dos resultados de hemocultura é a contaminação do sangue com bactérias da flora normal da pele, devido a assepsia inadequada.
O exame bacterioscópico deve ser feito no meio de cultura de Löwenstein Jensen.
O exame bacterioscópico demonstra a presença de diplococos Gram-negativos intra e extracelulares, bem como de grande quantidade de leucócitos.
Por ser uma bactéria anaeróbia, deve ser cultivada em estufa de CO2.
É um bacilo Gram-negativo, fermentador de lactose, indol positivo e citrato negativo.
É oxidase e catalase negativos.
Com relação à prova do nitrito utilizada em uroanálise assinale com verdadeiro (V) ou falso (F).
I É útil para o diagnóstico precoce de infecções da bexiga (cistite).
II Baseia-se na redução do nitrato da urina e em sua conversão em nitrito por bactérias.
III A utilização de amostras aleatórias de urina, com pequeno intervalo de tempo entre uma micção e outra, não induz a resultados falso-negativos.
IV Todas as bactérias são capazes de converter nitrato em nitrito na urina.
V A intensidade da cor rosa formada na reação positiva mede o grau de bacteriúria.
A sequência correta é:
V, V, F, F, V.
F, V, F, F, V.
F, V, F, V, F.
V, F, V, F, V.
V, V, F, F, F.
Os marcadores tumorais para carcinoma de mama e carcinoma ovariano e endometrial é, respectivamente:
CA 19-9 e CA 125.
CA 72-4 e CA 15-3.
CA 15-3 e CA 125.
Alfa-fetoproteína e CA 72-4.
CA 125 e CA 15-3.
Com relação à dosagem de cálcio no sangue, assinale a alternativa CORRETA.
A dosagem de cálcio total não é afetada pela concentração de albumina no sangue, mas a de cálcio ionizado, sim, é afetada.
Hipercalcemia ocorre em casos de pseudo hipoparatireoidismo.
Hipercalcemia ocorre em casos de hiperparatireoidismo primário.
A hipercalcemia sempre está acompanhada de hiperfosfatemia, ambas subindo nas mesmas proporções.
Uma hiperfosfatemia deve ser tratada, já que ativa a enzima alfa-hidroxilase, e em decorrência, provoca hipercalcemia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...