Lista completa de Questões de Biologia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biologia - Botânica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A forma ramificada desenvolvida pelos vegetais é uma adaptação adequada às suas funções porque:
diminui a herbivoria.
diminui a fotossíntese.
aumenta a proteção contra agentes externos.
aumenta a superfície de absorção da luz.
aumenta o ciclo de respiração anaeróbia.
Biologia - Fisiologia Animal - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
analise as afirmativas abaixo:
1. Cianotoxinas são toxinas produzidas por cianobactérias que apresentam efeitos adversos à saúde por ingestão oral.
2. Microcistinas são neurotoxinas produzidas por cianobactérias.
3. Cilindrospermopsina é um alcalóide guanidínico cíclico produzido por cianobactérias, inibidor da síntese protéica, predominantemente, hepatotóxico, apresentando também efeitos citotóxicos nos rins, baço, coração e outros órgãos.
4. Saxitoxinas formam um grupo de alcalóides carbamatos hepatotóxicos inibidores da síntese protéica.
Assinale a alternativa correta.
As afirmativas 1 e 2 estão corretas.
Apenas a afirmativa 2 está correta.
Apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas.
Apenas a afirmativa 3 está correta.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas.
Biologia - Parasitologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os métodos de concentração de parasitos em fezes envolvem sedimentação, flutuação e migração. Neste sentido, o método de concentração por flutuação que permite uma boa concentração de parasitos e que utiliza formalina-éter é chamado:
Método de Faust.
Método de Hoffmann
Método de Ritchie
Método de Baermann.
Método de Rugai.
Biologia - Parasitologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A Entamoeba histolytica é o agente etiológico da amebíase, importante problema de saúde pública, segundo indicado na obra de David Pereira Neves, leva ao óbito anualmente cerca de 100.000 pessoas, constituindo a segunda causa de morte por parasitose. Diante desta realidade, a identificação da Entamoeba histolytica extrema importância, cujas características são:
1. Os cistos da Entamoeba histolytica são esféricos ou ovais, medindo a 8 a 20 µm de diâmetro, aparecendo como corpúsculos hialinos, claros, às vezes de coloração palia, com as paredes refringentes.
2. O corpo cromatóide da Entamoeba histolytica apresenta-se na forma de bastonete, ao contrário de Entamoeba coli, que se apresenta riziforme.
3. O trofozoíto de Entamoeba histolytica, quando fixado e corado pela hematoxilina férrica, apresenta diferenças entre ecto e endoplasma.
São verdadeiras as afirmativas:
1, apenas.
1, 2 e 3
1 e 2, apenas.
2 e 3, apenas
1 e 3, apenas
Biologia - Parasitologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Das quatro espécies de parasitos da malária humana, Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale, cujo ciclo evolutivo é semelhante em todas as espécies, envolvendo um desenvolvimento sexuado no vetor e o desenvolvimento assexuado no homem. Em relação às características morfológicas eritrocíticas das diferentes espécies causadoras de malária humana, assinale a alternativa incorreta:
O trofozoíto maduro de Plasmodium falciparum apresenta- se em grande quantidade no sangue periférico, com citoplama hialino e cromatina isolada.
O estágio macrogametócito de Plasmodium vivax apresenta citoplasma abundante, com contorno arredondado ou oval núcleo grande e cromatina pouco densa.
O Plasmodium malariae encontra-se no sangue em todos os estágios
O trofozoíto jovem de Plasmodium falciparum apresenta- se pequeno, com citoplasma delgado e núcleo com cromatina pequena e saliente na forma de anel ou dupla.
O aspecto dos eritrócitos infectados pelo Plasmodium falciparum é normal, com raras granulações de Maurer
Biologia - Parasitologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O Schistosoma mansoni apresenta um complexo ciclo biológico, representando uma notável interação adaptativa entre o parasito e seus hospedeiros intermediários e definitivos, com o ambiente natural. Neste sentido, assinale a alternativa incorreta:
A fase adulta do ciclo evolutivo do Schistosoma mansoni ocorre no sistema vascular do homem e de outros mamíferos.
As fêmeas Schistosoma mansoni põem cerca de 400 ovos por dia na parede de capilares e vênulas.
Com a maturação sexual, os vermes adultos de Schistosoma mansoni migram para os ramos terminais da veia mesentérica inferior, principalmente na altura da parede intestinal do plexo hemorroidário.
Os hospedeiros intermediários do Schistosoma mansoni são principalmente moluscos dos gêneros Bulinus, Biomphalaria e Oncomelania.
A formação cercariana de Schistosoma mansoni inicia-se com a disposição das células germinativas em uma mórula, em cujo centro encontra-se uma célula basófila com um núcleo grande e vesícular
Biologia - Botânica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Alimentos "A" são aqueles cultivados sem a adição de agrotóxicos e fertilizantes químicos, com ênfase na fixação do homem no campo, com participação da família na produção, e comercializados a um preço justo. Alimentos "B" são aqueles que sofreram alteração em seu material genético através da inserção de seqüências de DNA de outra espécie, que lhes conferem características desejáveis como resistência a pragas, maior durabilidade, sabor diferenciado, etc. Podemos afirmar que alimentos "A" e "B" são respectivamente:
orgânicos e transgênicos
hidropônicos e biotecnológicos
transgênicos e orgânicos
enriquecidos e hidropônicos
vegetarianos e transgênicos
Biologia - Parasitologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As doenças parasitárias são um problema de saúde pública no mundo inteiro, especialmente em países em desenvolvimento, onde muitas vezes um dos problemas encontrados é disponibilidade dos métodos para detecção de parasitos. Neste sentido, em relação à colheita para exames parasitológicos, assinale a alternativa incorreta
Para parasitos que são eliminados intermitentemente, são necessários vários exames (geralmente três), colhidos em intervalos de dois a três dias.
Na pesquisa de microfilárias, pelo exame a fresco, é colhido sangue venoso em EDTA.
Amostras de sangue periférico devem ser colhidas com anticoagulantes
Para o diagnóstico de leishmaniose procede-se à pesquisa de parasitas em úlceras cutâneas.
A pesquisa de Trichomonas vaginalis no homem é feita pela raspagem da uretra, com uma pequena cureta ou mesmo com a alça bacteriológica.
Biologia - Botânica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Associe as colunas de maneira que as características correspondam aos respectivos biomas. Características Biomas
Araucária A seqüência correta é:
I-C; II-D; III-A; IV-E, V-B.
I-D; II-A; III-B; IV-C, V-E.
I-B; II-D; III-A; IV-C, V-E.
I-E; II-A; III-B; IV-D, V-C.
I-D; II-C; III-A; IV-E, V-B.
Biologia - Microbiologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Streptococcus pneumoniae pertence ao gênero Streptococcus da família Streptococcaceae. O gênero Streptococcus se caracteriza por serem cocos gram positivos, anaeróbios facultativos, algumas cepas são dependentes de CO2 quando isoladas de material clínico, sendo incorreto afirmar:
São capsulados com morfologia de aplococos lanceados arranjados aos pares ou em cadeias curtas, imóveis não formadoras de esporos. Requerem meios complexos para o seu crescimento.
Em placas de ágar sangue, crescem como colônias lisas, pequenas, brilhantes, circundadas, por um halo esverdeado de alfa-hemólise. Exibem uma zona de depressão central causada por uma autólise parcial.
A autólise pode ser aumentada pela adição de sais biliares ao meio de cultura. O pneumococo é morto pelo aquecimento a 50ºC por 20 minutos, e facilmente lisado, solúvel em bile, sensível a optoquina e muitos tipos são virulentos
St. pneumoniae é componente da microbiota, de nasofaringe humana. A quantidade desta bactéria geralmente é limitada pela competição com os outros microorganismos da nasofaringe e também por mecanismos de defesa não específicos do hospedeiro.
A resistência do pneumoco à Penicilina é devida à alteração da afinidade dos beta-lactâmicos aos alvos específicos, localizados na membrana citoplasmática das bactérias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...