Lista completa de Questões de Biologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Condição hereditária, autossômica dominante caracterizada pela deficiência de segmentação normal de núcleos granulocíticos é conhecida como anomalia de
May-Hegglin.
Alder-Reilly
Chédiak-Higashi
Pelger-Huët
No laboratório, a desinfecção e descontaminação de superfícies, de bancadas e de equipamentos de grande e médio porte são obtidas através dos álcoois. Com relação ao álcool etílico e o isopropílico, podemos afirmar corretamente.
A ação de descontaminação da pele intacta exercida pelo álcool etílico é potencializada pela adição de glicerina a 2%.
Ambos exibem um rápido espectro de ação frente a células vegetativas, vírus e fungos.
São produtos não irritantes da pele e da mucosa, além de não apresentar toxicidade para o ser humano.
Quanto menor a concentração, maior será o poder descontaminante do álcool isopropílico.
O método de tratamento que consiste em reduzir os resíduos orgânicos e combustíveis a inorgânicos é a
incineração
radiação
desinfecção química
autoclavação
Nas espécies de insetos envolvidas na transmissão de malária e leishmaniose, os períodos de oviposição são precedidos necessariamente de uma refeição sanguínea, indispensável à maturação dos folículos ovarianos. Com base nesta constatação, analise as seguintes afirmativas:
I - Cada desova corresponde numericamente a um contato em que houve chance do inseto infectar-se em indivíduo ou animal portador da parasitose.
II - Cada desova corresponde numericamente a uma chance de inocular o parasito no vertebrado, se o inseto já se encontrava infectado.
III - Cada desova corresponde numericamente a um contato em que obrigatoriamente o inseto infectou um hospedeiro ou foi infectado por um indivíduo ou animal reservatório.
É(são) correta(s), apenas:
I e III
I e II
II
III
As peças bucais dos insetos modificaram-se notavelmente durante a evolução das espécies, de acordo com seus hábitos alimentares. Assinale a opção que define o tipo de aparelho bucal encontrado nos culicíneos.
Tipo lambedor.
Tipo mastigador.
Tipo picador-sugador
Tipo fixador
É sabido que os insetos empregam sinais químicos, em especial os ferormônios, como forma de comunicação. Sobre a ação desses ferormônios sobre o comportamento dos insetos, assinale a alternativa FALSA.
Os ferormônios sexuais que promovem a aproximação sexual são em geral produzidos pelas fêmeas
Os ferormônios sexuais segregados pelos machos destinam-se a excitar as fêmeas e agem em concentrações muito baixas.
Os ferormônios de alarme são usados principalmente por insetos sociais para alertar os outros membros da comunidade sobre um perigo iminente.
Cada espécie de inseto mostra-se muito sensível para os ferormônios que lhe são próprios, reagindo inclusive a moléculas que se distinguem das mesmas por pequenas diferenças estereoquímicas.
Assinale a alternativa que descreve a principal característica diferenciadora da subfamília Triatominae dos demais membros da família Reduviidae.
Seus hábitos terrestres.
O hematofagismo
Os hemélitros com parte anterior dura e coriácea e parte posterior mole e membranosa.
O tórax bem desenvolvido, sobretudo à custa do pronoto e do escutelo.
Sobre os triatomíneos, marque a opção FALSA.
Têm hábitos exclusivamente noturnos, mantendo- se escondidos durante o dia e saindo para alimentar- se à noite.
Costumam defecar durante ou após o ato de alimentar-se, fato muito importante na transmissão da tripanossomíase.
A proximidade da fonte alimentar e sua abundância se constituem os principais fatores de orientação na busca de alimentos.
As fêmeas requerem refeições sangüíneas para o amadurecimento de seus folículos ovarianos.
A doença de Chagas é uma endemia que se caracteriza pela ausência de terapêuticas eficazes e processos de imunização capazes de proteger indivíduos susceptíveis. Dessa forma, o controle dessa doença deve abranger um amplo programa de controle. Assinale a alternativa que melhor estabelece, por ordem, uma metodologia de controle adequada para a tripanossomíase americana.
Reconhecimento geográfico da área – borrifação dos domicílios com inseticidas de ação residual – inquérito epidemiológico – desenvolvimento de programas de educação sanitária.
Reconhecimento geográfico da área – inquéritos epidemiológicos – captação de recursos – desenvolvimento de programas de educação sanitária – borrifações de domicílios com inseticidas – vigilância epidemiológica.
Inquéritos epidemiológicos preliminares – capta- ção de recursos – desenvolvimento de programas de educação sanitária – vigilância epidemiológica – borrifação de domicílios com inseticidas.
inquéritos epidemiológicos preliminares – reconhecimento geográfico da área – desenvolvimento de programas de educação sanitária – borrifação constante dos domicílios com inseticidas.
Sobre a epidemiologia dos dípteros da subfamília Phlebotominae é correto afirmar que
o gênero Lutzomyia é o principal vetor das leishmanioses das Américas e da Ásia.
o gênero Phlebotomus inclui os transmissores de leishmaniose da Europa e América.
somente as fêmeas são hematófagas, necessitando de refeições sangüíneas para pôr seus ovos, mas sugam também plantas, como fazem os machos.
esses insetos são altamente específicos no que diz respeito ao local de deposição dos ovos, utilizando apenas folhas de árvores e solos de pH ácido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...