Lista completa de Questões de Biologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao ciclo de vida dos parasitas existem varias denominações para classificá-los de acordo com as relações com seus hospedeiros. São exemplos de parasitas heteroxenos:
Leishmania brasiliensis e Schistosoma mansoni
Trichomonas vaginalis e Plasmodium vivax
Giardia lamblia e Trypanosoma cruzi.
Taenia saginata e Strongyloides stercolaris.
Analise as seguintes afirmativas sobre a ecologia e epidemiologia da leishmaniose mucocutânea
I - É uma doença autóctone do novo mundo, com sua distribuição compreendendo todo o território brasileiro, exceto no Estado da Bahia, que ainda não apresentou nenhum caso comprovadamente autóctone
II - A doença atingiu o maior número de casos durante a década de 1970, sendo porém controlada durante a década de 1980, atingindo a patamares inferiores a 5.000 casos relatados por ano
III - A Leishmania brasiliensis é isolada exclusi- vamente no homem e nos animais silvestres, não havendo até o momento relatos de isolamento em outros animais domésticos
IV - A composição florística condiciona hábitats a que estão adaptados os diversos elementos faunísticos envolvidos na estrutura epidemiológica da doença, em especial os hospedeiros naturais e os insetos
É(são) correta(s), apenas:
IV
I e IV
II e III
II, III e IV
A leishmaniose visceral é uma doença endêmica em várias regiões do mundo, mas também capaz de produzir surtos epidêmicos graves. Dentre seus vários aspectos epidemiológicos e ecológicos, podemos destacar, corretamente.
As principais áreas endêmicas do Brasil estão nas regiões Norte e Centro-Oeste.
Com exceção do calazar do tipo indiano, onde apenas os homens e os flebotomíneos participam da cadeia de transmissão da Leishmania donovani, o parasito mantém-se através de complicados circuitos biológicos
Os reservatórios vertebrados compreendem sempre animais domésticos.
Dados relativos a estudo no Ceará, comprovam que o parasito é encontrado em maior abundância em biópsias de pele humana que nas caninas, numa proporção de 3:1
A luta contra a leishmaniose visceral deve ter como ponto de partida um conhecimento adequado das condições epidemiológicas locais. Baseado nessa afirmativa, assinale a única opção que NÃO contempla uma medida de controle eficaz para o calazar
Realização de inquéritos sorológicos em cães, para estimar a prevalência do calazar canino e avaliar sua importância como fonte de infecção.
Eliminação de todos os cães com diagnóstico positivo para a doença, quer apresentem os sinais da doença ou não.
Aplicação de inseticidas, de efeito residual, tais como dieltrin, BHC
Devido à toxicidade dos antimoniais pentavalentes utilizados no tratamento da doença, aconselha-se tratar apenas os pacientes sintomáticos.
A demanda por produtos cultivados ou fabricados de forma ambientalmente compatível cresce mundial- mente. Assinale a norma que trata sobre o requisito "Qualidade Ambiental".
ABNT/CERFLOR
ISO 9000
ISO 14001
ISO 20000
A legislação ambiental brasileira não prevê Plano de Controle Ambiental (PCA), Relatório de Controle Ambiental (RCA) e Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) para atividades que NÃO pertençam à seguinte categoria:
extração mineral.
indústria de couro.
agropecuária
irrigação
Marque a opção que contém os três tipos de Estudos Ambientais.
Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA), Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), e Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).
Plano de Monitoramento, Medidas Mitigadoras e Reassentamentos
Relatório Ambiental Simplificado, Passivo Ambiental e Medidas Mitigadoras.
Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), Ativo Ambiental e Estudo de Viabilidade Ambienta
Os Planos de Monitoramento Ambiental, conforme contempla a Resolução CONAMA 001/86, estudam os ambientes com a finalidade expressa de
monitorar a área de influencia direta do empreendimento.
mitigar impactos ambientais.
solicitar estudos complementares aos Relatórios de Impacto Ambiental.
detectar alterações que possam ser atribuídas a fontes poluentes e dar alerta em caso de impacto.
Considera-se a Vigilância Ambiental (VA) como o processo contínuo de coleta de dados e análise de informação sobre saúde e ambiente, com o intuito de orientar a execução de ações de controle de fatores ambientais que interferem na saúde e contribuem para a ocorrência de doenças e agravos. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:
I - No Brasil os profissionais da área de saúde coletiva vêm trabalhando fortemente com o conhecimento sobre relação entre a categoria ambiente e o padrão de saúde doença das populações desde o começo do século XX (1912).
II - Os processos produtivos representam o elo existente entre os campos de práticas da saúde do trabalhador e da saúde ambiental, congregando todos os aspectos relativos à qualidade de vida das populações e dos trabalhadores com a necessidade do uso racional dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.
III - O crescimento da importância da saúde do trabalhador explicitou que as situações de risco presentes no ambiente de trabalho modificam também o padrão de saúde da população em geral, visto que o processo de produção pode alterar as condições ecológico-sociais que influenciam a saúde de distintos grupos humanos.
É(são) correta(s), apenas
I
I e II
I e III
II e III
O licenciamento ambiental básico é composto por três tipos de licença, que são emitidas pelo órgão ambiental fiscalizador, na seguinte seqüência:
Licença de Operação, Licença de Instalação e Licença Prévia.
Licença de Instalação, Licença Prévia e Licença de Operação.
Licença Previa, Licença de Operação e Licença de Instalação.
Licença Previa, Licença de Instalação e Licença de Operação
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...