Lista completa de Questões de Biologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Além do DNA genômico, presente no núcleo das células, também há DNA nas mitocôndrias. No contexto da análise forense, considere as seguintes afirmativas acerca dos tipos de DNA:
1. O DNA mitocondrial possui regiões polimórficas que permitem sua individualização.
2. As técnicas de processamento do mitocondrial fornecem resultados em tempo menor que a análise do DNA genômico.
3. O mitocondrial é mais resistente à degradação que o DNA nuclear, resistindo a incêndios e explosões, por exemplo.
4. O mitocondrial permite traçar a linhagem materna de uma pessoa.
5. Análise do DNA nas mitocôndrias permite resultados mais precisos que a análise do DNA genômico.
Assinale a alternativa correta.
As mitocôndrias são organelas do citoplasma importantes para os processos de produção de energia nas células eucarióticas. Elas também representam um papel importante na atividade do perito criminal. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
A membrana interna das mitocôndrias é semipermeável e possui invaginações internas onde acontecem as reações da via metabólica conhecida como cadeia de transporte de elétrons, e onde se encontra a ATP-sintase.
Na matriz mitocondrial localiza-se a maioria das enzimas para o ciclo dos ácidos tricarboxílicos e outras rotas de oxidação.
A mitocôndria possui cerca de 20000 pares de bases de DNA, que codificam apenas 13 diferentes subunidades de proteínas envolvidas na fosforilação oxidativa.
A maioria das proteínas presentes na mitocôndria é codificada por DNA nuclear e sintetizada nos ribossomos citoplasmáticos.
A análise de DNA mitocondrial (mtDNA) é utilizada para a solução de crimes e identificação de pessoas, em tecidos como ossos, cabelos e dentes.
A composição química da membrana plasmática e dos componentes intracelulares é um importante fator para a manutenção das condições fisiológicas adequadas ao bom desempenho dos processos vitais da célula, tais como permeabilidade, síntese de substâncias, excreção e regulação osmótica. Acerca do assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Os principais lipídeos da membrana plasmática são os glicerofosfolipídeos, os esfingolipídeos e o colesterol, sendo este último importante para a manutenção da fluidez da membrana.
No interior da célula, o cátion mais abundante é o potássio, e o ânion mais abundante é o bicarbonato, enquanto que nos fluidos extracelulares predominam os íons sódio e cloreto.
Os carboidratos variáveis dos glicolipídeos da superfície da célula podem funcionar como marcadores de reconhecimento celular. A determinação dos grupos sangüíneos ABO e alguns sítios de ligação para vírus e toxinas bacterianas são exemplos disso.
Os lisossomos são organelas intracelulares que contêm enzimas, como as catepsinas (proteases). O pH ótimo para a ação das hidrolases – 5,5 – é mantido por ATPases vesiculares que bombeiam prótons ativamente para dentro do lisossomo.
As partículas dispersas no citoplasma, tais como lisossomos, grânulos de glicogênio e ribossomos, são solúveis em meio aquoso devido às cargas elétricas iônicas negativas em suas superfícies, e permanecem dispersas devido à repulsão mútua de cargas.
Células diplóides, grandes, arredondadas, situadas próximo à membrana basal nos túbulos seminíferos é uma descrição que se refere a:
A respeito da estrutura das proteínas, é correto afirmar:
Proteínas desnaturadas não podem voltar à sua conformação nativa espontaneamente, mesmo se forem trazidas às condições fisiológicas originais.
Os resíduos de aminoácidos presentes em uma proteína possuem graus torsionais de liberdade nas ligações químicas ao redor do carbono , pois a ligação peptídica do agrupamento amina está inserida em uma estrutura plana.
Folhas são estruturas secundárias estabilizadas por ligações de hidrogênio intramoleculares ou intermoleculares.
No enovelamento de uma proteína globular em meio aquoso, os resíduos de aminoácidos com cadeias laterais apolares tenderão a se posicionar na parte externa da estrutura terciária.
-hélices são estruturas secundárias estabilizadas por ângulos conformacionais permitidos e por ligações de hidrogênio entre diferentes cadeias polipeptídicas.
Sobre a nomenclatura e classificação de enzimas, é INCORRETO afirmar:
Uma enzima comumente denominada álcool desidrogenase catalisa a oxidação de um determinado álcool para seu respectivo aldeído.
Na nomenclatura sistemática de uma enzima, utiliza-se o nome do substrato seguido por uma palavra que termina em "ase", a qual especifica o tipo de reação química que a enzima catalisa.
Epimerases e racemases fazem parte do grupo das isomerases.
Descarboxilases removem o agrupamento CO2 de -cetoácidos, -cetoácidos ou aminoácidos.
Transaldolases e quinases fazem parte do grupo das ligases.
O loco gênico que codifica o sistema ABO é polimórfico e sua expressão pode determinar quatro fenótipos diferentes de grupos sangüíneos: A, B, AB e O. Essa designação é dada em função do antígeno presente na superfície das hemácias. Sobre os grupos sangüíneos, assinale a alternativa INCORRETA.
O teste de Coombs indireto identifica a presença de imunocomplexos nas hemácias humanas. Ele consiste na adição, a hemácias lavadas de um indivíduo, de um anti-soro policlonal contendo anticorpos contra imunoglobulinas e componentes do complemento humano.
Soros contendo anticorpos monoclonais específicos para os antígenos A, B e AB podem ser obtidos a partir de culturas de hibridomas murinos, que podem reagir com diversos subgrupos de A e B.
O gene H codifica a produção da enzima H-transferase, que adiciona L-fucose à G-galactose, gerando o antígeno H, que é a substância necessária para a produção e conseqüente expressão dos antígenos A e B.
Os antígenos A, B e H diferem somente em sua porção glicídica terminal. O alelo IA codifica a adição da Nacetilgalactosamina, enquanto o alelo IB codifica a adição da D-galactose na proteína H.
A concentração do antígeno H é maior nos indivíduos que apresentam tipo sangüíneo O do que naqueles que possuem tipo sangüíneo AB.
Existem processos fisiológicos que não só mantêm a vida das células como também são capazes de produzir novas células quando estas são lesadas, ficam doentes ou sofrem desgaste. A respeito do tipo de divisão celular que dá origem a novas células somáticas, assinale a alternativa INCORRETA.
As células formadas têm o mesmo número e tipo de cromossomos que a célula original.
O crescimento tecidual somático depende de divisões nucleares chamadas meioses.
A divisão celular somática pode repor células mortas ou lesadas adicionando novas células.
Na divisão celular somática, a célula passa por divisão nuclear denominada mitose.
Células somáticas possuem geralmente o mesmo número diplóide de cromossomos.
Numere os tipos de receptores sensoriais apresentados na coluna da direita relacionando-os com cada uma das modalidades sensoriais com que cada receptor se relaciona no processo de percepção do estímulo.
1. Audição ( ) Proprioceptores
2. Sensação de frio/calor ( ) Fotorreceptores
3. Visão ( ) Mecanorreceptores
4. Gustação ( ) Termorreceptores
5. Percepção da posição das articulações ( ) Quimiorreceptores
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
5 - 3 - 1 - 2 - 4.
1 - 3 - 5 - 4 - 2.
5 - 2 - 4 - 3 - 1.
2 - 5 - 3 - 4 - 1.
4 - 3 - 1 - 2 - 5.
O hormônio luteinizante (LH) é produzido pela glândula hipófise, que também é chamada de glândula pituitária. Essa glândula está localizada na base do cérebro, conforme figura abaixo. Assinale a alternativa que descreve corretamente o principal efeito do LH.
Controla o funcionamento da gônadas.
Regula o balanço hídrico do corpo.
Controla o metabolismo da glicose no sangue.
Estimula o crescimento do organismo.
Regula o teor de cálcio no sangue.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...